Desenho universal para a aprendizagem: uma proposta de sequência didática para o ensino cartográfico inclusivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X86681

Palavras-chave:

Desenho Universal para a Aprendizagem, Geografia, Cartografia, Inclusão

Resumo

A presente pesquisa visa propor a elaboração de uma sequência didática com o conteúdo de cartografia, nas aulas de geografia do 1º ano do Ensino Médio, na perspectiva do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). A partir disso, foram elaborados os materiais didáticos para a execução de tal proposta, sendo as projeções tátil, mapa tátil e régua sinalizada. Os materiais possuem legendas em Libras, Braille e Português, visando abarcar a diversidade de uma sala de aula. A fundamentação teórica é composta por três seções: a primeira, apresenta o conceito do DUA e seus princípios, ressaltando como podem ser aplicados no ambiente escolar; a segunda, apresenta informações e orientações sobre transtornos de aprendizagem e deficiências, com ênfase nas práticas inclusivas na educação; e, a terceira, revela a importância da cartografia para a geografia escolar. No tópico resultados e discussões, apresenta-se a proposta da sequência didática e os materiais didáticos desenvolvidos de acordo com os princípios do DUA. Por fim, observa-se que as práticas pedagógicas baseadas na perspectiva do DUA, especialmente no tocante ao ensino da cartografia, potencializam a aprendizagem, despertando o interesse dos discentes ao transpor o conteúdo abstrato em tátil, garantindo o acesso ao currículo mínimo aos alunos com deficiência, em especial a visual e a auditiva.

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Biografia do Autor

Louise Christine Rodrigues Ramos, Universidade Federal Fluminense

Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade Veiga de Almeida (2023); Especialização em Pesquisa e Prática Pedagógica pelo Instituto Federal de Santa Catarina (2022) e em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (2022). Graduada em Geografia, com formação em Bacharelado (2019) e Licenciatura (2022) pela Universidade Federal Fluminense.Experiência diversificada inclui monitoria bolsista de Libras (2019) na Universidade Federal Fluminense, participação como Bolsista de Iniciação Científica no Projeto Gestão Cultural Interuniversitária (2020-2023) entre UFF e UENF, além do engajamento como Bolsista de Universidade Aberta na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, contribuindo para o projeto História das Ciências: divulgação de obras no contexto da formação continuada de professores. Atuou como docente de Geografia na Escola Estadual Professor José Veiga da Silva, no Espírito Santo (2023), e na E.M. Professora Dalria Maria Gomes Macedo Gonçalves, no Rio de Janeiro.

Ricardo Abrate Luigi Junior, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto do Curso de Geografia da Universidade Federal Fluminense (GRC/ UFF), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Geografia (PPG) da Universidade Federal Fluminense. Líder do grupo de pesquisas GeoRI (Geografia e Relações Internacionais), coordenando as linhas de investigações sobre "Geografia das Relações Internacionais", "Educação, Geografia, Cidadania e Política" e Governança global, "Integração Regional, Organizações Internacionais e Políticas Educacionais". Integrante do NEEPEG (UFF), do GRI (Unicamp) e do GeoBrasil (Uerj). Coordenador do curso de Licenciatura em Geografia da UFF/Campos. Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Contato: ricardoluigi@id.uff.br (Texto informado pelo autor)

Liamar Bonatti Zorzanello, Instituto Federal de Educação

Doutoranda, mestre e graduada (licenciatura e bacharel) em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Pós-graduada em Educação e Gestão Ambiental; Gestão Escolar: Supervisão e Orientação; e Ensino de Geografia e História através do Instituto de Estudos Avançados e Pós-graduação das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí. Docente de Geografia do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Câmpus Gaspar. Membro do Grupo de Pesquisa Redes de Poder, Migrações e Dinâmicas Territoriais (GEPES), atua na Linha de pesquisa: Estudos políticos, poder e reordenamento do território. 

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Publicado

2025-04-08

Como Citar

Ramos, L. C. R., Luigi Junior, R. A., & Zorzanello, L. B. (2025). Desenho universal para a aprendizagem: uma proposta de sequência didática para o ensino cartográfico inclusivo. Revista Educação Especial, 38(1), e28/1–26. https://doi.org/10.5902/1984686X86681

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico