Ensino de Ciências para Surdos: uma revisão bibliográfica a partir de periódicos científicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X85686

Palavras-chave:

Revisão bibliográfica, Ensino de Ciências, Estudante Surdo

Resumo

O Ensino de Ciências, em que o estudante participa de forma ativa na resolução de problemas, promove o desenvolvimento de habilidades e o entendimento da ciência. Levando em consideração o estudante surdo, o Ensino de Ciências deve ocorrer a partir de uma abordagem que considere os aspectos linguísticos e culturais deste grupo. Tendo em vista as possibilidades e os desafios no que tange à temática “Ensino de Ciências para Surdos”, este estudo tem por objetivo mapear as publicações de cunho acadêmico em periódicos científicos no período de 2012 a 2022, a partir de uma pesquisa bibliográfica, tipo estado da arte. A coleta por trabalhos com a temática foi feita em seis periódicos nacionais relevantes para a área de Ensino de Ciências e, após utilizar critérios de exclusão e inclusão definidos, resultou em 30 artigos selecionados para análise. Os dados coletados foram categorizados com base nos pressupostos teóricos da análise de conteúdo de Bardin. A partir da análise das produções, reconhece-se que o Ensino de Ciências para Surdos é um tema de pesquisa relevante nos periódicos nacionais e de crescente interesse por pesquisadores da área. Entretanto, as pesquisas apontam problemáticas para reflexão, tais como: a necessidade de ampliação de pesquisas na área; lacunas na formação inicial e continuada de profissionais que atuam na educação inclusiva, desde o entendimento sobre abordagens que potencializam a aprendizagem dos Surdos até a não fluência em Libras; e ausência de estrutura adequada das instituições educacionais para promover inclusão e permanência do Surdo nesses ambientes.

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Biografia do Autor

Vanessa da Silva Santos, Federal Institute of São Paulo

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Licenciatura em Letras Libras pela UFPB e Licenciatura em Pedagogia pela UNINOVE. No que tange a pós graduação, é especialista em Libras: Educação para alunos Surdos faculdade FAQ e mestranda no Programa de ENCIMA pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Realizou estágios de graduação voltados para a Educação Especial (Probex/ UFPB), ensino de Biologia para alunos do Ensino Médio (PIBID / Capes) e ensino para surdos (Colégio Seli). Tem experiência como professora de Ciência, Biologia e Libras, e intérprete e tradutora de Libras (TILS).

Pedro Miranda Júnior, Federal Institute of São Paulo

Possui graduação em Química Bacharelado e em Química Licenciatura pela Universidade Mackenzie (1987-1990), mestrado em Química (Química Inorgânica) pela Universidade de São Paulo (1994 -1996) e doutorado em Química (Química Inorgânica) pela Universidade de São Paulo (1996 - 2000). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Federal de São Carlos (2001-2002). Desde 04/2022 é professor titular do departamento de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Atua na formação de professores de Ciências e de Química. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Química do IFSP, São Paulo, no período de 2009 a 2013. Foi coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do IFSP no período de 2017 a 2019. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Campos de Coordenação, trabalhando com os seguintes temas: lantanídeos, estruturas cristalinas e análise térmica. Desenvolve trabalhos na área de Ensino de Química, orientou alunos de graduação da licenciatura em química no projeto PIBID de 2010 a 2018, orienta alunos em trabalhos de conclusão de curso, em projetos de iniciação científica, em projetos de ensino e em projetos de extensão. Orienta trabalhos no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática com os temas: educação de surdos, ensino por investigação e e educação CTS.

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Publicado

2025-03-26

Como Citar

Santos, V. da S., & Miranda Júnior, P. (2025). Ensino de Ciências para Surdos: uma revisão bibliográfica a partir de periódicos científicos. Revista Educação Especial, 38(1), e22/1–23. https://doi.org/10.5902/1984686X85686

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico