Educação Científica para Sexualidade: Análise Bibliográfica de Aspectos de Ensino Destinado aos Estudantes Surdos do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X83958

Palavras-chave:

Educação sexual, Ciência, Surdez

Resumo

No ensino de Ciências, a sexualidade é um tema que deve ser amplamente abordado, principalmente entre adolescentes que, com a puberdade, passam por mudanças físicas e emocionais geradoras de diversos questionamentos. No/a adolescente surdo/a, isto não é diferente, haja vista que a puberdade também aflora o seu desenvolvimento emocional e sexual. Conforme evidencia a literatura, é baixa a quantidade de pesquisas que buscam articular as temáticas da sexualidade e da surdez. É nesse sentido que buscamos contribuir, analisando e sistematizando elementos relativos ao ensino da sexualidade destinados aos estudantes surdos brasileiros do Ensino Fundamental. O principal objetivo que guiou essa pesquisa foi identificar, analisar e problematizar aspectos de ensino interligados à sexualidade do estudante surdo presentes na literatura. Como abordagem metodológica, adotou-se um levantamento bibliográfico em função de sua pertinência e adequação às intencionalidades estabelecidas na pesquisa. A obtenção e análise dos dados subsidiou-se no referencial teórico metodológico da análise de conteúdo. Dentre as inferências é possível destacar a confirmação da hipótese de que as investigações que interligam as temáticas sexualidade e surdez continuam em escassez, contribuindo para entraves epistemológicos. Logo, é preciso que as pesquisas brasileiras busquem colocar em prática a interdisciplinaridade científica, articulando temáticas relevantes ao contexto do/a estudante surdo/a, que segundo as evidências são considerados vulneráveis em diversos aspectos, entres eles a Educação Sexual (ES).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danley Greg Bezerra da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharel/Licenciatura) pela Universidade Estadual Norte do Paraná - Campus Luiz Meneghel (CLM). Tem experiência na área da Licenciatura ministrando aulas com a temática da educação ambiental a partir de Projetos como: Programa de Ensino Tutorial (PET), Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e com o Programa Residência Pedagógica, ambos como Bolsista. Também detém experiência com a área da Pesquisa como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) onde pode estudar sobre a Sexualidade Humana, em especifico os aspectos relacionados à surdez, tendo como produto final um material didático equitativo à essa comunidade (DiSLibras). Interesse e linhas de pesquisa: Educação Sexual, Educação Especial, Gênero e Interação Humano e Computador.

Irinéa de Lourdes Batista, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Física, modalidade Licenciatura, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (1992), doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo/ Université Paris VII (1999), com pós-doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade no Massachusetts Institute of Technologie (MIT), no período de 2009/10. Atualmente é Professora Associada no Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL), com atuação em cursos de graduação em Física, de especilaização em Ensino de Física e em História e Filosofia da Ciência, e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado e Mestrado) em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM). Atuou como professora visitante convidada na Université de la Bretagne Occidentale - Brest (2012) e na Universidad de Chile (2013). É membro da coordenação do Programa de Stricto Sensu/PECEM/UEL. Foi coordenadora do Colegiado Geral de Programas de Pós Graduação em Stricto Sensu da UEL, membro da Câmara de Pós Graduação e do CEPE, do Conselho de Interação Universidade e Sociedade e do Conselho Universitário da UEL (2013-2017). Compôs como membro a diretoria da ABRAPEC. É pesquisadora nas interfaces disciplinares de Física/Ciências/História e Filosofia da Ciência/ Educação em Ciências e Matemática, nos seguintes temas: Formação de professores e Aprendizagem em Ciências (Física, Biologia e Química) e Matemática; História e Filosofia da Física; História e Filosofia das Ciências; Interdisciplinaridade, Complexidade, Questões de Gênero e Ensino de Ciências e Matemática. É coordenadora bolsista CAPES da Residência Pedagógica Interdisciplinar Físicia/Química - UEL (2022-2024).

Referências

ÁFIO, Aline Cruz Esmeraldo. Construção de Tecnologia Assistiva para Surdos Sobre o Uso dos Preservativos. 2015. 95 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.

ANDERSON, Melissa; PEZZAROSSI, Caroline. Is it abuse? Deaf female undergraduates’ labeling of partner violence. Journal of deaf studies and deaf education, v. 17, n. 2, p. 273-286, 2012.

AZEVEDO, Claudinéia Barboza de; GIROTO, Claudia Regina Mosca; SANTANA, Ana Paula de Oliveira. Produção científica na área da surdez: Análise dos artigos publicados na Revista Brasileira de Educação Especial no período de 1992 a 2013. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 21, p. 459-476, 2015.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2016.

BATISTA, Irinéa de Lourdes. Reconstruções histórico-filosóficas e a pesquisa interdisciplinar em educação científica e matemática. Pós-graduação em ensino de ciências e educação matemática: um perfil de pesquisas. Londrina: EDUEL, p. 35-50, 2009.

BENTO, Isabel Cristina Belasco. Educação preventiva em sexualidade, ist/aids para o surdo através da pesquisa/ação. 2005. 103 f. Tese (Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas) - Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, 2005.

BERALDO, Flávia Nunes de Moraes. Sexualidade e escola: espaço de intervenção. Psicologia escolar e educacional, v. 7, p. 103-104, 2003.

BOAVENTURA, Thiago. A (des)construção de identidade/diferença através da normalidade: surdez e homossexualidade. 2019. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Paraná, Curitiba, 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Direito sexuais, direitos reprodutivos e métodos anticoncepcionais. Secretária de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Brasília, 2006. 52 p.

CARVALHO, Jessica Nunes de; GOMES, Suzete Araujo Oliveira; BRAZ, Ruth Maria Mariani. Construindo um blog educativo sobre a sexualidade para alunos com deficiência auditiva. Revista Práxis, v. 12, n. 23, 2020.

CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. São Paulo, Paz e Terra, 1982. 418 p.

COSTA, Simone Saldanha Carneiro; KELMAN, Celeste Azulay. Representações sociais dos surdos do curso de graduação em Letras-Libras. Revista Educação Especial, v. 26, n. 46, p. 437-450, 2013.

COUTO, Monique de Matos. Alfabetização Científica no Ensino Médio: A Análise de uma experiência didática no Ensino de Biologia na perspectiva da surdez. 2017. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) – Universidade Federal Fluminense, 2017.

FELICETTI, Suelen Aparecida. Formação de professores de Biologia para a interdisciplinaridade educativa e a inclusão de estudantes surdos buscando a Aprendizagem Significativa. 2021. 303 f. Tese (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2021.

FERNANDES, Janaína Francisco Pinto. Doenças Sexual Transmissíveis – análise psicossocial das representações de alunos surdos. 2008. 172 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal do Paraná, Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem, Fortaleza, 2008.

FEYERABEND, Paul K. Contra o método. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.

FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. A formação de educadores sexuais: possibilidades e limites. 2001.

FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. A produção teórica no Brasil sobre educação sexual. Cadernos de Pesquisa, n. 98, p. 50-63, 1996.

FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Formação de educadores sexuais: adiar não é mais possível. Eduel, 2020.

FLORENTINO, Carla Patrícia Araújo; JUNIOR, Pedro Miranda; MARQUES, A. C. T. L. Ensino de Ciências na Educação de Surdos nos Anais do ENPEC: 1997–2013. X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), Águas de Lindóia, São Paulo, 2015.

FONTANA, Mariana. Questões De Gênero Na Formação De Docentes De Ciências Biológicas. 2021. 245 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2021.

FONTANA, Rosane Teresinha; SCHWIDERKE, Patricia Friske; TRINDADE, Maria Aparecida Brum. As infecções sexualmente transmissíveis na percepção de pessoas surdas. Interfaces da Educação, v. 9, n. 26, p. 316-335, 2018.

FONTE, Vinícius Rodrigues Fernandes da. et al. Conhecimento e percepção de risco em relação às infecções sexualmente transmissíveis entre jovens universitários. Cogitare Enfermagem, v. 23, n. 3, 2018.

FURLANI, Jimena. Educação sexual na sala de aula: relações de gênero, orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas SA, 2008.

GIL, Marta; MERESMAN, Sérgio. Sinalizando a saúde para todos: HIV/Aids e pessoas com deficiência. Rede Saci, v. 15, 2005.

GLAT, Rosana. A sexualidade da pessoa com deficiência mental. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 1, n. 1, p. 65-74, 1992.

GLAT, Rosana. Saúde sexual, deficiência & juventude em risco. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2004.

GLAT, Rosana; FREITAS, Rute Cândida de. Sexualidade e deficiência mental: refletindo sobre o tema. Rio de Janeiro, v. 7, 1996.

GLAT, Rosana; PLETSCH, Marcia Denise. Inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011, 162p.

GÓES, Maria C. R. Com quem as crianças surdas dialogam em sinais? In: LACERDA, C. B. F.; GÓES, M. C. R. SURDEZ: processos educativos e subjetividade. São Paulo: Editora Lovise, 2000.

GOMES, Andréa Regina Carvalho de; GAGLIOTTO, Giseli Monteiro. A Dialética Da Sexualidade e da Educação Sexual Na Formaçào De Docentes. Revista Faz Ciência, v. 18, n. 28, p. 123, 2016.]

GOUVÊA, Guaracira; MARTINS, Isabelo. Imagens e Educação em ciências. In: Nilda Alves; Paulo Sgarbi. (Org.). Espaços e Imagens na Escola. 1 ed. Rio de Janeiro: DPA, 2001, v. 1, p. 41-58.

GUIMARÃES, Valéria Maria Azevedo.et al. Sordera y sexualidad: Un análisis a partir de las representaciones sociales de universitarios sordos. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 19, n. 2, p. 387-405, 2019.

GUIMARÃES, Valéria Maria Azevedo; SILVA, Joilson Pereira da. Sexualidade e Surdez: uma Revisão Sistemática. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 40, 2020a.

GUIMARÃES, Valéria Maria Azevedo; SILVA, Joilson Pereira da. Surdez e sexualidade: as representações sociais dos discentes surdos. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 72, n. 1, p. 125-139, 2020b.

HEILBORN, Maria Luiza (Ed.). O aprendizado da sexualidade: reprodução e trajetórias sociais de jovens brasileiros. Editora Garamond, 2006.

HENRIQUE, Victor Hugo de Oliveira; FREITAS, Alex Sandro Henrique de Jesus; HARDOIM, Edna Lopes. Sexualidade e Educação: Uma Comparação entre Alunos Surdos e não Surdos. Revista Práxis, v. 10, n. 20, p. 35-44, 2018.

IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Atlas da Violência. Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em:<https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/arquivos/artigos/1375-atlasdaviolencia2021completo.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2021.

LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; GRÀCIA, Marta; JARQUE, Maria Josep. Línguas de Sinais como Línguas de Interlocução: o Lugar das Atividades Comunicativas no Contexto Escolar. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 26, p. 299-312, 2020.

LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; LODI, Ana Claudia Balieiro. A inclusão escolar bilíngue de alunos surdos: princípios, breve histórico e perspectivas. In: LODI, Ana C. B.; LACERDA, Cristina B. F.de. (Orgs.). Uma escola, duas línguas: letramento em língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. Porto Alegre: Mediação, 2009.

LEBEDEFF, Tatiana Bolivar. A Percepção de Jovens Surdos Sobre sua Sexualidade. 1993. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Rio de Janeiro, 1993.

LEITE. Construção do Roteiro do Vídeo Educativo para Pessoas Surdas sobre o Uso do Coito Interrompido. 2017. 108 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal do Céara, Fortaleza, 2017.

LINHARES, Iraci; TASCHETTO, Onildes Maria. A citologia no ensino fundamental. Cascavel, 2009. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1899-8.pdf >. Acesso em: 26 mar. 2023.

LOURO, Guacira Lopes. Corpo, escola e identidade. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 59-65, 2000.

LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guacira (Org.). O corpo educado – pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

LOURO, Guacira Lopes. Pensar a sexualidade na contemporaneidade. In: PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. (Org.). Caderno Temático de Sexualidade (pp. 29-35). Curitiba: Imprensa Oficial, 2009.

MACHADO, Paulo César. Integração/Inclusão na Escola Regular: um Olhar do Egresso surdo. In. QUADROS, Ronice Müller de (org.). Estudos Surdos I, Arara Azul, Petrópolis, RJ, 2006, p. 38 – 75. Disponível em: <http://www.ronice.cce.prof.ufsc.br/index_arquivos/Page435.htm>. Acesso em: 25 set. 2021.

MAGALHÃES, Isabella Medeiros de Oliveira. Comunicação em libras: Validação de conteúdo de uma tecnologia educativa acerca do HIV e da AIDS. 2016. 94 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.

MAIA, Ana Cláudia Bortolozzi. Sexualidade e deficiências. Unesp, 2006.

MALLMANN, Lisiane. (Re)Pensando o Uso de Mapas Conceituais: Um Estudo de Caso com Libras e Signwriting na Educação Sexual. 2008. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, 2009.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Igualdade e diferenças na escola como andar no fio da navalha. Educação, v. 29, n. 1, p. 55-64, 2006.

MATTHEWS, Michael S. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. In: Representações sociais: investigações em psicologia social. 2009. p. 404-404.

MULLER, Márcia Beatriz Cerutti. Surdez, gênero e sexualidade: um estudo sobre o imaginário social em uma escola de ensino fundamental bilíngue no Sul do Brasil. 2017. 182 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2017.

MÜLLER, Márcia Beatriz Cerutti; QUARESMA, Denise Regina. Surdez, Gênero E Sexualidade: As Imagens Sociais Dos Docentes Em Uma Escola Municipal De Ensino Fundamental Bilíngue Da Região Metropolitana De Porto Alegre. SEFIC, 2015.

NUNES, César Aparecido. Educar para a emancipação. – Florianópolis, SC: Sophos, 2003.

NUNES, César Aparecido. Filosofia, sexualidade e educação: as relações entre os pressupostos ético-sociais e histórico-culturais presentes nas abordagens institucionais sobre a educação sexual escolar. 1996. 330 f. Tese (Doutorado em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1996.

PEREIRA, Paulo et al. Infeções sexualmente transmissíveis em jovens. VI ENCONTRO DE JOVENS INVESTIGADORES DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA, p. 187-187, 2020.

RAMOS, Maria Inês Batista Barbosa: Audiovisual em Libras: os sentidos construídos por professores sobre o vídeo “Sinalizando a Sexualidade”. Rio de Janeiro, 2013. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

RIBEIRO, Karen. Sexualidade e Gênero: estudo das relações afetivas de jovens surdas de uma escola municipal de educação especial de São Paulo. 2011. 202 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

ROCHA, Luiz Renato Martins da.et al. Educação de surdos: relato de uma experiência inclusiva para o ensino de ciências e biologia. Revista Educação Especial, v. 28, n. 52, p. 377-392, 2015.

ROCHA-OLIVEIRA, Rafaela; MACHADO, Maíra Souza; SIQUEIRA, Maxwell. Formamos professores para a educação inclusiva?: análise de publicações sobre formação de professores de ciências/biologia. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 2, 2017.

SACHS, Juliane Priscila Diniz. Uma proposta para a formação inicial de docentes acerca de uma Educação Científica equitativa em gênero. 2019. 552 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019.

SALLA, Luana Cristina. Um estudo de teses e dissertações sobre a educação sexual da pessoa com surdez. 2020. 56 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Sexual) – Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, 2020.

SANTOS, Thays Merçon dos. Produção de Material Didático para a Abordagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis – Ists em Língua Brasileira de Sinais – Libras. 2015. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Biologia, Niterói, 2015.

SILVA, Ricardo Desidério da. A exclusão da temática sexualidade nos anos iniciais do ensino fundamental na BNCC e seus reflexos para o ensino de ciências. Horizontes - Revista de Educação, v. 8, n. 15, p. 98-112, 2020.

SILVA, Danley Greg Bezerra da. Educação Científica para o Entendimento da Sexualidade: Análise Bibliográfica e Documental de Aspectos de Ensino Destinados aos Estudantes Surdos de Escolas Bilíngues do Ensino Fundamental. 2022. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2022.

SILVA, Danley Greg Bezerra da. et al. Dictionary in Libras to Disseminate Information on Human Sexuality An Application for Mobile Devices (DiSLibras). In: 2018 XIII LATIN AMERICAN CONFERENCE ON LEARNING TECHNOLOGIES (LACLO). IEEE, 2018. p. 341-348.

SILVA, Danley Greg Bezerra da; FRASSON-COSTA, Priscila Caroza; ROCHA, Luiz Renato Martins da. Sinalizando a sexualidade humana em libras com apoio de um manual para estudantes surdos. In: PRIMER ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE INVESTIGACIÓN EDUCATIVA Y SABER PEDAGÓGICO. Anais eletrônicos […] CAPUB Publicaciones Académicas SC de RL de CV. Disponível em: https://www.capub.com.mx/consulta-en-l%C3%ADnea/investigaci%C3%B3n-educativa-en-am%C3%A9rica-latina-las-maestras-y-los-maestros-como-productores-de-saber-pedag%C3%B3gico-en-la-contemporaneidad/ejes-4-5/. Acesso em: 27 mai. 2022

SILVA, Danley Greg Bezerra da. et al. Compreensão de professores (as)de Ciências acerca da educação inclusiva. In: II CONGRESSO VIRTUAL IBEROAMERICANO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS. Anais [...] Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.

SOFIATO, Cássia Geciauskas; SANTANA, Ronaldo Santos. O ensino de Sciencias Naturaes e os alunos surdos do século XIX. Ciência & Educação, v. 25, n. 2, p. 333-351, 2019.

SOUSA, Francisco Stélio de. et al. Sexualidade das pessoas com deficiência (PcD) e a vulnerabilidade à aids: revisão sistemática de literatura. Online Brazilian Journal of Nursing, v. 8, n. 3, 2009.

SOUSA, Rosiléa Alves de. Saúde Sexual e Reprodutiva Para Surdos: Análise de um Modelo Educativo. 2002. 166 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Fortaleza, 2002.

SOUZA, Denise Caroline de. Mulheres invisíveis: uma proposta para inserção da temática de Gênero na Formação Inicial de docentes de Química. 2017. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.

SOUZA, Lucia Helena Pralonde. Imagens científicas e ensino de ciências: uma experiência docente de construção de representação simbólica a partir do referente real. Cadernos CEDES, v. 34, p. 127-131, 2014.

TULLIS, Jonathan G.; GOLDSTONE, Robert L. Why does peer instruction benefit student learning?. Cognitive research: principles and implications, v. 5, n. 1, p. 15, 2020.

Downloads

Publicado

2025-10-16

Como Citar

Silva, D. G. B. da, & Batista, I. de L. (2025). Educação Científica para Sexualidade: Análise Bibliográfica de Aspectos de Ensino Destinado aos Estudantes Surdos do Brasil. Revista Educação Especial, 38(1), e65/01–29. https://doi.org/10.5902/1984686X83958

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico