Universidade pública e políticas de formação docente em educação inclusiva em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X88788Palavras-chave:
Formação docente, Educação inclusiva, Políticas educacionaisResumo
Desde a década de 1990, o paradigma da educação inclusiva vem influenciando as políticas públicas e os sistemas educacionais em Moçambique, todavia, persiste uma carência de ofertas institucionais públicas de formação docente nessa temática. Em 2021, a Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane implementou o curso de Mestrado em Educação Inclusiva, uma iniciativa pioneira na capital Maputo, buscando oportunizar essa formação para profissionais da educação e áreas afins. Este estudo qualitativo baseia-se em estudos documentais e tem como objectivo refletir sobre o processo de formação de profissionais em educação inclusiva a partir da trajetória institucional do referido mestrado. Analisa-se o perfil dos acadêmicos e dos egressos do curso, bem como, os resultados de pesquisas realizadas no programa. Conclui-se que o baixo índice de conclusão do curso aponta um quadro de dificuldades sociais dos mestrandos deste curso e a necessidade de políticas sociais de incentivo e apoio à formação continuada docente em Moçambique. O programa ao atender a demanda de formação de professores da educação básica coloca-se como uma referência nas políticas de formação docente em seu território.
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