Universidade pública e políticas de formação docente em educação inclusiva em Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X88788

Palavras-chave:

Formação docente, Educação inclusiva, Políticas educacionais

Resumo

Desde a década de 1990, o paradigma da educação inclusiva vem influenciando as políticas públicas e os sistemas educacionais em Moçambique, todavia, persiste uma carência de ofertas institucionais públicas de formação docente nessa temática. Em 2021, a Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane implementou o curso de Mestrado em Educação Inclusiva, uma iniciativa pioneira na capital Maputo, buscando oportunizar essa formação para profissionais da educação e áreas afins. Este estudo qualitativo baseia-se em estudos documentais e tem como objectivo refletir sobre o processo de formação de profissionais em educação inclusiva a partir da trajetória institucional do referido mestrado. Analisa-se o perfil dos acadêmicos e dos egressos do curso, bem como, os resultados de pesquisas realizadas no programa. Conclui-se que o baixo índice de conclusão do curso aponta um quadro de dificuldades sociais dos mestrandos deste curso e a necessidade de políticas sociais de incentivo e apoio à formação continuada docente em Moçambique. O programa ao atender a demanda de formação de professores da educação básica coloca-se como uma referência nas políticas de formação docente em seu território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Delfina Benjamim Massangaie da Silva, Eduardo Mondlane University

Doutora em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Mestra em Educação; Especialista em Desenvolvimento Curricular e Instrucional; e Psicóloga pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique. Professora efetiva na UEM, Moçambique. Coordenadora do curso de Mestrado em Educação Inclusiva na mesma universidade. 

Quitéria Martins Mabasso, Eduardo Mondlane University

Mestra em Educação Especial pela The University of Newcastle - Austrália; Graduada em Estudos da Educação pela The University of Newcastle – Austrália; Graduada em Psicologia e Pedagogia pela Universidade Pedagógica – Moçambique. Docente da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), lecionando na graduação. Possui experiência na docência, na elaboração de materiais educativos e prestação de serviços de apoio psicossocial a indivíduos ou grupos de diferentes origens culturais e experiências profissionais.

Referências

ARANHA, M. S. F. Inclusão Social e Municipalização. In: Manzini, E. J. Educação Especial: temas atuais. Marília: Unesp: Marília Publicações, 2000, p. 01-09.

BEYER, Hugo. O. A Educação Inclusiva: incompletudes escolares e perspectivas de ação. Revista Educação Especial. Santa Maria, n. 22, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5003Acesso em: 10 ago. 2024.

CHAMBAL, L. A. A formação inicial de professores para a inclusão escolar de alunos com deficiência em Moçambique. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tese (Doutorado). Programa de Educação: História Política e Sociedade, PUC-SP, 2012. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10342 Acesso em: 10 ago. 2024.

CRUZ, Gilmar de Carvalho; GLAT, Rosana. Educação inclusiva: desafio, descuido e responsabilidade de cursos de licenciatura. Educar em Revista, n. 52, p. 257–273, abr. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/zKXfJ8TbsjLvvYjnNzQbx7K/. Acesso em: 10 ago. 2024.

GIL, António Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MANHIÇA, Carlos António. As Políticas e as Competências para Educação Inclusiva: O caso dos Formadores dos Institutos de Magistério Primário. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação de Adultos) –Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, 2005. Disponível em: www.repositorio.uem.mz:8080/xmlui/handle/258/402 Acesso em: 10 ago. 2024.

MOÇAMBIQUE. Programa Quinquenal do Governo (2015-2019). Resolução número 12/2015. Maputo, 2015. Disponível em: https://www.portaldogoverno.gov.mz/por/content/download/1960/15695/version/1/file/Plano+Quinquenal+do+Governo+2015-2019.pdf. Acesso em: 10 ago. 2024.

MOÇAMBIQUE. Lei do Sistema Nacional de Educação. Imprensa Nacional. Maputo, 2018. Disponível em: https://mept.org.mz/wp-content/uploads/2020/02/Lei-n%C2%BA-18-2018-28-Dezembro_-SNE.pdf. Acesso em: 10 ago. 2024.

MOÇAMBIQUE. Plano Curricular Curso de Formação de Professores do Ensino Primário e Educadores de Adultos. INDE, Maputo, 2019.

MOÇAMBIQUE. Regulamento dos cursos de pos graduação. Universidade Eduardo Mondlane. https://dra.uem.mz/wp-content/uploads/2024/09/Regulamento_Pos-Graduacao_UEM.pdf. Acesso em: 10 ago. 2024.

MOÇAMBIQUE. Currículo de mestrado em educação inclusiva. UEM, Maputo. 2021.

MOÇAMBIQUE. Lei do Ensino Superior. Imprensa Nacional. Maputo, 2023. Disponível em: https://www.mctes.gov.mz/wp-content/uploads/2023/04/Lei-n%C2%B01-2023-%E2%80%94-Lei-que-estabelece-o-regime-juridico-do-Ensino-Superior-e-revoga-a-Lei-n%C2%B027-2009-de-29-de-Setembro.pdf. Acesso em: 10 ago. 2024.

MOÇAMBIQUE. Constituição da República de Moçambique. Maputo, 2004. Disponível em: https://cconstitucional.org.mz/wp-content/uploads/2023/12/ConstituicaodaRepublicadeMocambique-2004.pdf. Acesso em: 10 ago. 2024.

MOÇAMBIQUE. Plano Estratégico de Educação 2020-2029. Por uma Educação Inclusiva, Patriótica e de Qualidade. Maputo, 2020. Disponível em: https://www.mept.org.mz/wp-content/uploads/2020/12/Plano-Estrategico-de-Educacao-2020-2029.pdf. Acesso em: 10 ago. 2024.

NHAPUALA, G. A. Formação psicológica inicial de professores: atenção à educação inclusiva em Moçambique. 199. Tese (Doutorado em Psicologia da Educação) – Universidade do Minho. Portugal, 2014. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/35821 Acesso em: 10 ago. 2024.

NOVA YORK. Assembleia das Nações Unidas. Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. ONU: 2006. Disponível em: https://www.mgcas.gov.mz/index.php/component/edocman/publicacoes-estudos/accao-social/convencao-international-sobre-os-direitos-das-pessoas-com-deficiencia Acesso em: 10 ago. 2024.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa. v.47 n.166 p.1106-1133 out./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/WYkPDBFzMzrvnbsbYjmvCbd/?format=pdf. Acesso em: 10 ago. 2024.

SILVA, D. B. M. da. Percurso histórico da educação especial à educação inclusiva em Moçambique: análise de políticas educacionais 1990-2019. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.114007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/114007. Acesso em: 10 ago. 2024.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

UEM. Universidade Eduardo Mondlane. Direcção Pedagógica. Estratégia de Educação Inclusiva da Universidade Eduardo Mondlane (2018 – 2022). Maputo: Imprensa Universitária, 2017.

UEM. Universidade Eduardo Mondlane. Direcção Cientiica. Currículo do curso de Mestrado em Educação Inclusiva. Maputo. 2019.

UEM. Universidade Eduardo Mondlane. Direcção Científica. Regulamento dos cursos da pós-graduação. Maputo. 2020.

UEM. Universidade Eduardo Mondlane. Direcção Científica. Quadro Curricular para os cursos de pós-graduação. Maputo. 2022.

UEM. Universidade Eduardo Mondlane. Plano Estratégico 2017-2027. Maputo, 2008.

SALAMANCA. Conferência Mundial Sobre Necessidades Educativas Especiais: Acesso e Qualidade. Salamanca, 1994. Unesco, 1998. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000139394 Acesso em: 01 ago. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-06

Como Citar

Silva, D. B. M. da, & Mabasso, Q. M. (2024). Universidade pública e políticas de formação docente em educação inclusiva em Moçambique. Revista Educação Especial, 37(1), e49/1–20. https://doi.org/10.5902/1984686X88788

Edição

Seção

Dossiê: Contextos de transversalidade da Educação Especial no ensino superior com foco na inclusão escolar - Organizadores: Clarissa Haas e Edson Pantaleão

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.