A realidade da educação inclusiva em um município da Fronteira Oeste do RS: identificando estratégias, ações e conteúdos para a formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X43073

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Atendimento Educacional Especializado, Formação profissional docente.

Resumo

Este estudo buscou compreender a realidade e as possíveis dificuldades encontradas pelas professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE), em relação ao processo inclusivo nas escolas da rede pública municipal de uma cidade da Fronteira Oeste do RS, visando identificar estratégias, ações e conteúdos para a formação profissional docente, na perspectiva da educação inclusiva. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa na análise e discussão de seus resultados. A amostra do estudo foi composta por dezessete professoras do AEE e pela Coordenadora da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação local. Para coleta dos dados, as professoras do AEE responderam um questionário que teve como proposta identificar a realidade e as possíveis dificuldades relacionadas à sua prática docente. Foi realizado um encontro para preenchimento do questionário, e posteriormente, um encontro para devolutiva das informações às participantes. Como principais resultados, destacam-se a dificuldade de articulação com os serviços da área da saúde, e com os professores das salas regulares, a falta de recursos materiais e estruturais para o AEE, e a dificuldade de participação das famílias na vida escolar dos estudantes público da Educação Especial. A partir do exposto, ressalta-se a necessidade das redes de apoio na escola regular como uma possível estratégia para superação das fragilidades existentes no processo de escolarização desses estudantes. Além disso, os dados apresentados neste estudo serão válidos para o planejamento de futura proposta de formação profissional docente para professores da rede pública municipal.

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Biografia do Autor

Amanda Machado Teixeira, Universidade Federal do Pampa

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

Elisabeth Rossetto, State University of West Paraná

Professora Associada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavél, Paraná, Brasil.

Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa

Professor Associado na Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

Jaqueline Copetti, Universidade Federal do Pampa

Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2023-11-17

Como Citar

Teixeira, A. M., Rossetto, E., Folmer, V., & Copetti, J. (2023). A realidade da educação inclusiva em um município da Fronteira Oeste do RS: identificando estratégias, ações e conteúdos para a formação de professores. Revista Educação Especial, 36(1), e59/1–27. https://doi.org/10.5902/1984686X43073

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