Relatos de professoras de Sala de Recursos Multifuncional sobre as condições de trabalho na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X70929

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Salas de recursos multifuncionais, Prática pedagógica

Resumo

Em 2008, foi criado pelo MEC o Programa de Implantação das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) para garantir o Atendimento Educacional Especializado (AEE) ao público da Educação Especial. Frente ao exposto, foram realizadas entrevistas gravadas com 18 professoras dessas Salas com o propósito de descrever como as professoras das SRM relatam a percepção das professoras de salas regulares acerca do trabalho realizado nessas SRM; a interação dessas professoras especialistas com as professoras das salas comuns, com os estagiários e com as famílias, e as atribuições das professoras das SRM. Uma análise temática das transcrições mostrou que tanto as professoras das salas regulares quanto os gestores não têm clareza acerca das funções dessas Salas e possuem expectativas equivocadas com relação ao trabalho lá desenvolvido; a frequência e duração das reuniões dos professores de SRM com as docentes das salas de aula regulares, bem como os locais onde tais reuniões ocorreram, não eram adequados; a interação das docentes das SRM com as famílias e com os estagiários foi considerada proveitosa; dentre as atribuições dessas professoras destacam-se: fazer adaptações de materiais e atividades pedagógicos para os alunos com deficiência, organizar o Plano Educacional Individualizado, demonstrar outras maneiras de apresentar determinados conteúdos programáticos, trazendo materiais e jogos como recursos, promover curso de formação acerca de Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa, realizar a adaptação de provas empregando frequentemente recursos de Comunicação Alternativa. Além disso, as professoras de SRM revelaram que o professor de sala comum e as famílias desconhecem as funções do professor de AEE.

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Biografia do Autor

Carolina Rizzotto Schirmer, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Professora doutora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Leila Regina d’Oliveira de Paula Nunes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Professora doutora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Stefhanny Paulimineytrick Nascimento Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Doutora na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Maria Gabriela Lopes Araújo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Mestranda na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

2023-01-31

Como Citar

Schirmer, C. R., Nunes, L. R. d’Oliveira de P., Silva, S. P. N., & Araújo, M. G. L. (2023). Relatos de professoras de Sala de Recursos Multifuncional sobre as condições de trabalho na escola. Revista Educação Especial, 36(1), e2/1–26. https://doi.org/10.5902/1984686X70929

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