Inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial em uma escola multisseriada do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X74660

Palavras-chave:

Escola multisseriada, Escola do campo, Práticas pedagógicas, Educação inclusiva

Resumo

O estudo objetiva problematizar questões que atravessam as práticas pedagógicas e os processos de inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial em uma escola multisseriada do campo, localizada no distrito de Aracê, município de Domingos Martins, estado do Espírito Santo. Busca fundamentação teórica em autores dedicados a constituir conhecimentos sobre a Educação do Campo e sobre Educação Especial. Adota a abordagem metodológica da pesquisa qualitativa e do estudo de caso, realizando a coleta por meio de grupos focais, com a autorização da municipalidade e da escola. Seleciona, como participantes, três professores em atuação na escola do campo analisada, que possui estudantes com deficiências matriculados em classes multisseriadas. Produz os dados no segundo semestre de 2019 e os registra em diário de campo e em gravadores. Os resultados apontam que as práticas pedagógicas de escolas do campo com classes multisseriadas sofrem atravessamentos da própria dinâmica/organização dessas classes, assim como dos modos como os currículos são planejados e praticados, da existência (ou não) de projetos político-pedagógicos e da implementação de redes de apoio à escolarização de alunos público-alvo da Educação Especial.

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Biografia do Autor

Juliano Bicker Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Licenciatura em Educação do Campo, Área de Ciências Humanas, na Universidade Federal do Espírito Santo. Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Educação, na Universidade Federal do Espírito Santo.

Alexandro Braga Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Pedagogia (2012) e Letras (2001), além de mestrado (2008), doutorado (2012) e pós-doutorado (2015) em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo. Credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo - educação especial - inclusão escolar, formação e educação.

Renata Duarte Simões, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Adjunta no Departamento de Linguagens, Cultura e Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (DLCE/Ufes) e do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE/Ufes). Graduada em Educação Física (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal do Espírito Santo (CEFD/Ufes). Pós-Graduada (Lato Sensu) em Treinamento Desportivo pela Universidade Veiga de Almeida (2002). Mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2005). Doutora em História da Educação e Historiografia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP (2009). Pós-doutora em História da Educação e Historiografia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP (2013). Membro dos grupos de pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE/USP); Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História do Ensino Superior (GREPHES/UFS); Grupo de Pesquisa Direitas, História e Memória; e Grupo História das Direitas e do Autoritarismo. Coordenadora do Grupo de Estudos em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (GEEPDS/Ufes).

Ricardo Tavares de Medeiros, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Pedagogia pela Faculdade Multivix. Especialista em educação especial. Mestrado em Educação pelo Programa de Pós graduação de Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor de Educação Especial pela Rede Municipal de Vila Velha/ES. Bolsista pela Fundação de Amparo a pesquisa do ES.

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Publicado

2023-11-01

Como Citar

Pereira, J. B., Vieira, A. B., Simões, R. D., & Medeiros, R. T. de. (2023). Inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial em uma escola multisseriada do campo. Revista Educação Especial, 36(1), e55/1–29. https://doi.org/10.5902/1984686X74660