O ensino de matemática para alunos do 9º ano com deficiência intelectual atendidos na sala de recursos multifuncional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X70702

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Deficiência Intelectual, Inclusão

Resumo

Neste artigo são apresentados resultados de uma pesquisa de mestrado na qual buscou-se refletir sobre o ensino de matemática para a diversidade, e a complexa tarefa que esse processo exige quando almeja-se promover uma educação inclusiva. Metodologicamente, por meio da análise documental, de registros e da observação participante, foi explicitado como quatro alunos com deficiência intelectual matriculados no 9º ano do ensino fundamental em salas de aula regulares, porém, com distintos históricos de atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais, se desenvolveram ao longo da sua escolarização, contrapondo ambas salas e analisando os seus atendimentos no sistema público de ensino. Como destaque, evidenciou-se a necessidade da busca por estratégias para a inclusão escolar verdadeiramente ocorrer, razão pela qual práticas educativas de matemática, formações iniciais e continuadas de professores, diagnósticos precoces da deficiência intelectual, atendimentos especializados e ações governamentais precisam ser aprimoradas, para assim superarem os entraves ainda existentes na educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graciela Siegloch Lins, Colégio Estadual Professor Flavio Warken, Foz do Iguaçu, PR

Professora mestra do Colégio Estadual Professor Flavio Warken, Foz do Iguaçu, PR, Brasil.

Marcos Lübeck, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR

Professor doutor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR, Brasil.

Referências

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação. Tradução de Maria João Alvarez, Sarah Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAUJO, Jussara de Loiola. (Org.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

CERVO, Amado Luiz; BREVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

COSTA, Ailton Barcelos da; PICHARILLO, Alessandra Daniele Messali; ELIAS, Nassim Chamel. Habilidades Matemáticas em Pessoas com Deficiência Intelectual: um olhar sobre os estudos experimentais. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 22, n. 1, p. 145-160, jan.-mar. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-65382216000100011. Acesso em: 02 nov. 2022.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. 23. ed. Campinas: Papirus, 2012.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação para uma Sociedade em Transição. 2. ed. Campinas: Papirus, 2001.

DIAS, Sueli de Souza; OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de. Deficiência Intelectual na Perspectiva Histórico-cultural: contribuições ao estudo do desenvolvimento adulto. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 19, n. 2, p. 169-182, abr.-jun. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbee/v19n2/a03v19n2.pdf. Acesso em: 02 nov. 2022.

DIODATTI, Christiane Marie Amaral. A Importância do Concreto na Aprendizagem Matemática de Alunos com Deficiência Intelectual. In: MANRIQUE, Ana Lúcia; MARANHÃO, Maria Cristina Souza Albuquerque; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. (Org.). Desafios da Educação Matemática Inclusiva: práticas. Volume II. São Paulo: Livraria da Física, 2016, p. 115-134.

DROUET, Ruth Caribé da Rocha. Distúrbios da Aprendizagem. São Paulo: Ática, 2006.

FERREIRA, Guilherme Lazarini. Salas de Recursos/Apoio para Alunos com Deficiência do Ensino Fundamental. In: MANRIQUE, Ana Lúcia; MARANHÃO, Maria Cristina Souza Albuquerque; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. (Org.). Desafios da Educação Matemática Inclusiva: práticas. Volume II. São Paulo: Livraria da Física, 2016, p. 47-68.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2007.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Matrículas de Crianças com Necessidades Educacionais Especiais na Rede de Ensino Regular. Do que e de quem se fala? In: GÓES, Maria Cecília Rafael; LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. (Org.). Políticas e Práticas de Educação Inclusiva. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2007, p. 49-68.

LINS, Graciela Siegloch. O ensino de matemática para alunos do 9º ano com deficiência intelectual atendidos na sala de recursos multifuncional. Foz do Iguaçu: Unioeste, 2019. Disponível em: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4961. Acesso em: 02 nov. 2022.

LÜBECK, M.; RODRIGUES, T. D. Incluir é Melhor que Integrar: uma concepção da Educação Etnomatemática e da Educação Inclusiva. Revista Latinoamericana de Etnomatemática Perspectivas Socioculturales de la Educación Matemática, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 8-23, jul. 2013. Disponível em: https://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/71. Acesso em: 02 nov. 2022.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 2012.

MALLOY-DINIZ, Leandro Fernandes et al. Avaliação Neuropsicológica. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MARTINHO, Maria Helena. Prefácio. In: MANRIQUE, Ana Lúcia; MARANHÃO, Maria Cristina Souza de Albuquerque; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. (Org.). Desafios da Educação Matemática Inclusiva: formação de professores. Volume I. São Paulo: Livraria da Física, 2016, p. 7-10.

MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos. et al. (Org.). Inclusão: compartilhando saberes. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

MOREIRA, Geraldo Eustáquio; MANRIQUE, Ana Lúcia; MARTINS, Ana Paula Loução. Formação de Professores que Ensinam Matemática na Perspectiva da Educação Matemática Inclusiva. In: MANRIQUE, Ana Lucia.; MARANHÃO, Maria Cristina Souza de Albuquerque; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. (Org.). Desafios da Educação Matemática Inclusiva: Práticas. Volume II. São Paulo: Livraria da Física, 2016, p. 69-82.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Curso de Avaliação Psicoeducacional no Contexto Escolar. Curitiba, PR, 2013. Disponível em: http://www.nre.seed.pr.gov.br/arquivos/File/campomourao/educacao_especial/fichas_relatorios/subsidios_avaliacao_contexto_escolar.pdf. Acesso em: 02 nov. 2022.

PROJETO Político Pedagógico do Colégio Estadual Professor Flávio Warken. Foz do Iguaçu, PR, 2014.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RODRIGUES, David António. Dez Ideias (Mal)feitas sobre a Educação Inclusiva. In: RODRIGUES, David António. (Org.). Inclusão e Educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.

TEIXEIRA, Ricardo Antonio Gonçalves. Matemática Inclusiva? O processo ensino-aprendizagem de matemática no contexto da diversidade. Goiânia: UFG, 2010. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1083. Acesso em: 02 nov. 2022.

VELTRONE, Aline Aparecida; MENDES, Enicéia Gonçalves. Descrição das Propostas do Ministério da Educação na Avaliação da Deficiência Intelectual. Revista Paidéia, Ribeirão Preto, v. 21, n. 50, p. 413-421, dez. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2011000300014. Acesso em: 02 nov. 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

Lins, G. S., & Lübeck, M. (2022). O ensino de matemática para alunos do 9º ano com deficiência intelectual atendidos na sala de recursos multifuncional. Revista Educação Especial, 35, e66/1–21. https://doi.org/10.5902/1984686X70702

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.