O ensino de matemática para alunos do 9º ano com deficiência intelectual atendidos na sala de recursos multifuncional
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X70702Palavras-chave:
Ensino de matemática, Deficiência Intelectual, InclusãoResumo
Neste artigo são apresentados resultados de uma pesquisa de mestrado na qual buscou-se refletir sobre o ensino de matemática para a diversidade, e a complexa tarefa que esse processo exige quando almeja-se promover uma educação inclusiva. Metodologicamente, por meio da análise documental, de registros e da observação participante, foi explicitado como quatro alunos com deficiência intelectual matriculados no 9º ano do ensino fundamental em salas de aula regulares, porém, com distintos históricos de atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais, se desenvolveram ao longo da sua escolarização, contrapondo ambas salas e analisando os seus atendimentos no sistema público de ensino. Como destaque, evidenciou-se a necessidade da busca por estratégias para a inclusão escolar verdadeiramente ocorrer, razão pela qual práticas educativas de matemática, formações iniciais e continuadas de professores, diagnósticos precoces da deficiência intelectual, atendimentos especializados e ações governamentais precisam ser aprimoradas, para assim superarem os entraves ainda existentes na educação básica.
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