Percepção de estudantes com deficiência, seus pais ou responsáveis, e educadores sobre o processo de inclusão escolar: uma revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X87339

Palavras-chave:

Inclusão; Percepção; Revisão de Escopo

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar qual a percepção do processo de inclusão escolar do ponto de vista de estudantes, educadores e familiares, de alunos que frequentam o Ensino Infantil, Fundamental I e II e Médio. Foi realizada uma revisão de escopo de teses e dissertações, no período de 2010 a 2020, nas bases de dados da CAPES e BDTD, os descritores utilizados foram: “processo de inclusão escolar” AND “percepção estudantes”; 2) “inclusão educacional” AND “percepção estudante”. Foram selecionadas 12 teses e dissertações, com prevalência das dissertações de mestrado. Notou-se que de 2011 a 2014 concentrou-se a maior produção de trabalhos; desses, a maioria tratava da contribuição dos profissionais da educação sobre suas percepções no processo de inclusão, na sequência, sobre o total de percepções de familiares e responsáveis, seguindo após sobre a percepção dos estudantes a respeito da inclusão escolar e apenas um autor trouxe a visão de educadores e familiares num mesmo estudo. Em geral, observou-se discursos similares em relação aos aspectos negativos do processo de inclusão escolar, na visão de todos os atores investigados, tais como: o estigma, a falta de formação dos educadores e a dificuldade em incluir o aluno com deficiência nas atividades educacionais. A escassez de investigações sobre a percepção do próprio aluno com deficiência, nos revela a hegemonia dos discursos sobre inclusão e a necessidade de considerar o lugar de fala desses sujeitos.

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Biografia do Autor

Cristiane Paiva Alves, Universidade Estadual Paulista

Docente do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - DEFITO. Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia  Moral e Educação Integral - GEPPEI. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, UNESP, Marília-SP.

Aniéli Gil, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Estadual Paulista.

Maewa Martina Gomes da Silva e Souza, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Professora Assistente junto ao Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Campus de Marília/SP. Pedagoga com habilitação em Deficiência Intelectual, Psicopedagoga Clínica e Institucional (INDEP), Especialista em Atendimento Educacional Especializado, Mestre e Doutora na linha de Educação Especial pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Campus de Marília/SP. Membro do Grupo de Pesquisa “Diferença, Desvio e Estigma”.

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Publicado

2024-11-19

Como Citar

Alves, C. P., Gil, A., & Souza, M. M. G. da S. e. (2024). Percepção de estudantes com deficiência, seus pais ou responsáveis, e educadores sobre o processo de inclusão escolar: uma revisão de escopo. Revista Educação Especial, 37(1), e32/1–21. https://doi.org/10.5902/1984686X87339

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico