Atitudes sociais em relação à inclusão e concepção sobre atendimento educacional especializado na formação de especialistas em educação especial

Maewa Martina Gomes da Silva e Souza

Resumo


O presente estudo tem como escopo analisar as atitudes sociais em relação à inclusão e as concepções sobre o Atendimento Educacional Especializado de alunos de um curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Atendimento Educacional Especializado. Participaram deste estudo 33 estudantes, sendo 15 da área da deficiência auditiva e 18 da área da deficiência intelectual, todos regularmente matriculados no curso. A coleta de dados deu-se por intermédio de dois instrumentos: um questionário elaborado para esta pesquisa e a Escala Likert de Atitudes Sociais em relação à Inclusão (ELASI). A análise revela que os dados provenientes de diferentes instrumentos se complementam, evidenciando que os alunos com concepções satisfatórias de Atendimento Educacional Especializado apresentam escores da ELASI acima da mediana. Tais dados sugerem que alunos que possuem concepções adequadas possuem também atitudes sociais mais favoráveis à inclusão. Adicionalmente, evidenciou-se que as atitudes sociais dos alunos que optaram pela formação centrada na área da deficiência intelectual são mais favoráveis que as dos alunos que optaram pela área de deficiência auditiva. Conclui-se que a escolha da área de deficiência para a formação especializada pode ser influenciada pelas atitudes sociais em relação à inclusão. 


Palavras-chave


Atendimento Educacional Especializado; Atitudes Sociais; Concepções.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X28431

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação Especial agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

__________________________________________________