A percepção de professores de uma escola da rede pública de ensino de Lauro de Freitas-BA sobre a aprendizagem do estudante com deficiência intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X85638

Palavras-chave:

Deficiência intelectual, Potencialidades, Práticas pedagógicas

Resumo

Para que haja a inclusão do estudante com deficiência intelectual, compete ao professor o reconhecimento de suas potencialidades, quer seja, o entendimento de que a sua condição não o impede de aprender. Para tanto, se faz necessário o delineamento de práticas pedagógicas que o contemplem. Isto porque, há a necessidade de um olhar diferenciado sobre o aprendizado do estudante para favorecimento do processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, esse artigo analisou a percepção de docentes sobre a condição de aprendizagem do estudante com deficiência intelectual. Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa; participaram seis professores da rede pública de ensino de Lauro de Freitas (BA) e foi realizada a aplicação de entrevista semiestruturada. Os dados evidenciaram a visão limitadora atribuída ao estudante com deficiência intelectual. Os participantes consideram as potencialidades desses estudantes, porém ainda não conseguem direcionar estratégias às singularidades dos sujeitos e destacam, em função disso, a necessidade de formação para a inclusão. Os resultados indicam a valorização das experiências docentes alinhadas à reformulação de Políticas Públicas de formação que contemplem práticas pedagógicas inclusivas.

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Biografia do Autor

Vanilda Santos Fonseca, Universidade do Estado da Bahia

Mestra em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Programa Gestão e Tecnologia Aplicada à Educação- GESTEC. Atua como Coordenadora Pedagógica da Educação Básica na rede municipal de Lauro de Freitas-BA. Desde de 2018, faz parte do Grupo de Pesquisa Educação Especial Inclusiva e Diversidade-EDUCID.

Endereço para correspondência: Rua Álvares de Azevedo, número 18, casa 02, Caminho de Areia, Salvador-BA. CEP: 40440-605

Telefone para contato (71) 98149-8460

Cláudia Paranhos de Jesus Portela, Universidade do Estado da Bahia

Pós-doutora em Educação pelo Programa de Educação da Faculdade de Educação FACED/UFBA (2019), doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, PPGEduC/UNEB (2014) com doutorado sanduíche pela Universidade de Lisboa, UL/PT (2013); mestre em Educação na área de Educação Especial pelo Centro de Referência Latino Americano de Educação Especial- CELAEE/Cuba e a Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS (1999 - 2002). É professora titular do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia/UNEB, atua como professora pesquisadora permanente no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação - GESTEC. Atua na coordenação de Área de Concentração do Programa GETEC. Coordena o grupo de pesquisa Educação Inclusiva e Diversidade (EDUCID).

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Publicado

2025-01-25

Como Citar

Fonseca, V. S., & Portela, C. P. de J. (2025). A percepção de professores de uma escola da rede pública de ensino de Lauro de Freitas-BA sobre a aprendizagem do estudante com deficiência intelectual. Revista Educação Especial, 38(1), e9/1–18. https://doi.org/10.5902/1984686X85638

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