Artefatos digitais acessíveis na formação inicial do professor de Matemática: contribuições do Desenho Universal para Aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X93485

Palavras-chave:

Formação de professores, Tecnologias digitais, Inclusão

Resumo

A formação inicial de professores de Matemática ainda carece de preparo para atuação com estudantes elegíveis à educação especial, especialmente quanto à articulação entre conhecimentos pedagógicos, tecnológicos e inclusivos. Este estudo analisou as contribuições de episódios formativos orientados pelo Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) na disciplina Metodologia Aplicada à Educação Matemática na Educação Inclusiva. A pesquisa, qualitativa e de natureza exploratória, adotou a pesquisa-ação colaborativa, envolvendo 28 licenciandos(as) de uma instituição federal. Os dados foram produzidos por Escala Likert, fóruns de discussão, produções digitais (PechaKucha, infográfico e podcast) e cartas pedagógicas, sendo analisados por triangulação qualitativa. Os resultados indicam que o uso de artefatos digitais acessíveis ampliou conhecimentos sobre tecnologias digitais, acessibilidade digital, audiodescrição e planejamento inclusivo, favorecendo práticas pedagógicas mais flexíveis e personalizadas. Conclui-se que a integração entre DUA e tecnologias digitais potencializa a formação inicial e fortalece a cultura da inclusão.

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Biografia do Autor

Rodiney Marcelo Braga Santos, Instituto Federal da Paraíba

É Professor do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Docente Permanente do Programa de Pós-graduação - Mestrado Profissional em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (PPGFP-UEPB). Professor Formador do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB/Capes). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Licenciatura em Pedagogia (UNINTER), com especialização em Educação Inclusiva (IFRN), Atendimento Educacional Especializado - AEE (UFERSA), Gestão Escolar (UECE), Docência na Educação Profissional e Tecnológica (IFMG) e Educação a Distância; (SENAC); Pós-Graduando em Transtorno do Espectro Autista pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/PR); Mestrado em Educação Inclusiva (PROFEI-UEPB); Mestrado em Logística e Pesquisa Operacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Doutorado em Rede Bionorte, com ênfase em Logística, pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).Tem experiência na área de Educação, com interesse nos seguintes temas: Processos Formativos e Práticas Pedagógicas em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Educação Matemática Inclusiva, Desenho Universal para Aprendizagem. Coordenador do Grupo de Pesquisas em Linguagens, Inclusão e Tecnologias GPLIT/UEPB e Pesquisador do Grupo Cajazeirense de Pesquisa em Matemática GCPMat/IFPB, cadastrados no CNPq. É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - Abpee.

Tatiana Cristina Vasconcelos, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Educação (UERJ), Mestre em Psicologia (UFPB), Licenciada (UFPB) e Bacharela em Psicologia (FIP), Licenciada em Pedagogia (FU), Especialista em Psicopedagogia (UCM), em Neuropsicologia (UNYLEYA) e em Avaliação Psicológica (UNIFIP-CG), especializanda em Logoterapia e Saúde da Família (CEPELOGI/UEPB). Docente titular da Universidade Estadual da Paraíba (Departamento de Educação - Campus I) onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, considerando a interface Psicologia e Educação, com ênfase nos temas relacionados à Educação Inclusiva, formação de professores e Autismo(s), Linguagem e dialogismo, Tecnologias digitais e mediação de aprendizagens. Docente Permanente do Mestrado em Educação Inclusiva - PROFEI-UEPB e do Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar. Membra da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Linguagens, Inclusão e Tecnologias (GPLIT) e do Laboratório de Psicologia e Educação Inclusiva (LaPsiEI). Coordenadora de área do PIbid-CAPES, subprojeto Pedagogia-UEPB (2025-2027).

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Publicado

2025-12-22

Como Citar

Santos, R. M. B., & Vasconcelos, T. C. (2025). Artefatos digitais acessíveis na formação inicial do professor de Matemática: contribuições do Desenho Universal para Aprendizagem. Revista Educação Especial, 38(1), e92/01–34. https://doi.org/10.5902/1984686X93485

Edição

Seção

Dossiê – Desenho universal para aprendizagem (DUA): da teoria à prática em múltiplos contextos

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