Audiodescrição como ferramenta do Desenho Universal para a Aprendizagem: inclusão de crianças com deficiência visual na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X66118

Palavras-chave:

Inclusão Escolar, Desenho Universal para a Aprendizagem, Audiodescrição.

Resumo

Este trabalho visa contribuir para o processo de inclusão de crianças com deficiência visual na Educação Infantil, a partir da perspectiva histórico-cultural. A audiodescrição (AD) é uma tecnologia assistiva, que foi criada para tornar cinema e teatro acessíveis às pessoas cegas. Com o passar das décadas, a sua utilização em espaços educativos tem se mostrado de fundamental importância no processo de inclusão escolar de pessoas com deficiência visual. O objetivo deste trabalho, é apresentar a AD como uma ferramenta do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) que, ao promover a inclusão de crianças com deficiência visual na Educação Infantil, traz benefícios ao desenvolvimento de toda a turma. Metodologicamente, passamos inicialmente pelo levantamento de Políticas Públicas de Inclusão de alunos com deficiência, que dialogam com o DUA e buscam construir um ambiente propício para a aprendizagem do maior número possível de alunos. Em seguida, apresentam-se estudos sobre o processo de inclusão, especificamente da criança com deficiência visual, e demonstra-se como a AD pode ser decisiva para que o aluno que não enxerga tenha mais, e melhores, oportunidades de aprender. Diante dos estudos, conclui-se que o docente que adota estratégias bem delineadas, com foco na inclusão de crianças com deficiência visual na Educação Infantil, contribui para o aprendizado e desenvolvimento de todos. 

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Biografia do Autor

Aguijane Lopes Menezes, Instituto Federal de Brasília, Brasília, DF

Graduada pelo Instituto Federal de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Cândida Beatriz Alves, Instituto Federal de Brasília, Brasília, DF

Professora doutora do Instituto Federal de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

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Publicado

2021-10-29

Como Citar

Menezes, A. L., & Alves, C. B. (2021). Audiodescrição como ferramenta do Desenho Universal para a Aprendizagem: inclusão de crianças com deficiência visual na Educação Infantil. Revista Educação Especial, 34, e51/1–20. https://doi.org/10.5902/1984686X66118

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico