Artefactos digitales accesibles em la formación inicial del professorado de Matemáticas: Contribuciones del Diseño Universal el Aprendizaje

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X93485

Palabras clave:

Formación docente, Tecnologías digitales, Inclusión

Resumen

La formación inicial de profesores de Matemáticas aún carece de preparación para actuar con estudiantes elegibles para la educación especial, especialmente en lo que se refiere a la articulación de conocimientos pedagógicos, tecnológicos e inclusivos. Este estudio analizó las contribuciones de episodios formativos orientados por el Diseño Universal para el Aprendizaje (DUA) en la asignatura Metodología Aplicada a la Educación Matemática en la Educación Inclusiva. La investigación, de enfoque cualitativo y naturaleza exploratoria, adoptó la investigación-acción colaborativa e involucró a 28 futuros docentes de una institución federal. Los datos se produjeron mediante una Escala Likert, foros de discusión, artefactos digitales (PechaKucha, infografía y pódcast) y cartas pedagógicas, y fueron analizados por triangulación cualitativa. Los resultados indican que el uso de artefactos digitales accesibles amplió los conocimientos sobre tecnologías digitales, accesibilidad digital, audiodescripción y planificación inclusiva, favoreciendo prácticas pedagógicas más flexibles y personalizadas. Se concluye que la integración entre DUA y tecnologías digitales potencia la formación inicial y fortalece la cultura de la inclusión.

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Biografía del autor/a

Rodiney Marcelo Braga Santos, Instituto Federal da Paraíba

É Professor do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Docente Permanente do Programa de Pós-graduação - Mestrado Profissional em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (PPGFP-UEPB). Professor Formador do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB/Capes). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Licenciatura em Pedagogia (UNINTER), com especialização em Educação Inclusiva (IFRN), Atendimento Educacional Especializado - AEE (UFERSA), Gestão Escolar (UECE), Docência na Educação Profissional e Tecnológica (IFMG) e Educação a Distância; (SENAC); Pós-Graduando em Transtorno do Espectro Autista pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/PR); Mestrado em Educação Inclusiva (PROFEI-UEPB); Mestrado em Logística e Pesquisa Operacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Doutorado em Rede Bionorte, com ênfase em Logística, pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).Tem experiência na área de Educação, com interesse nos seguintes temas: Processos Formativos e Práticas Pedagógicas em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Educação Matemática Inclusiva, Desenho Universal para Aprendizagem. Coordenador do Grupo de Pesquisas em Linguagens, Inclusão e Tecnologias GPLIT/UEPB e Pesquisador do Grupo Cajazeirense de Pesquisa em Matemática GCPMat/IFPB, cadastrados no CNPq. É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - Abpee.

Tatiana Cristina Vasconcelos, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Educação (UERJ), Mestre em Psicologia (UFPB), Licenciada (UFPB) e Bacharela em Psicologia (FIP), Licenciada em Pedagogia (FU), Especialista em Psicopedagogia (UCM), em Neuropsicologia (UNYLEYA) e em Avaliação Psicológica (UNIFIP-CG), especializanda em Logoterapia e Saúde da Família (CEPELOGI/UEPB). Docente titular da Universidade Estadual da Paraíba (Departamento de Educação - Campus I) onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, considerando a interface Psicologia e Educação, com ênfase nos temas relacionados à Educação Inclusiva, formação de professores e Autismo(s), Linguagem e dialogismo, Tecnologias digitais e mediação de aprendizagens. Docente Permanente do Mestrado em Educação Inclusiva - PROFEI-UEPB e do Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar. Membra da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Linguagens, Inclusão e Tecnologias (GPLIT) e do Laboratório de Psicologia e Educação Inclusiva (LaPsiEI). Coordenadora de área do PIbid-CAPES, subprojeto Pedagogia-UEPB (2025-2027).

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Publicado

2025-12-22

Cómo citar

Santos, R. M. B., & Vasconcelos, T. C. (2025). Artefactos digitales accesibles em la formación inicial del professorado de Matemáticas: Contribuciones del Diseño Universal el Aprendizaje. Revista De Educación Especial, 38(1), e92/01–34. https://doi.org/10.5902/1984686X93485

Número

Sección

Dossiê – Desenho universal para aprendizagem (DUA): da teoria à prática em múltiplos contextos

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