Pesquisas no ensino de ciências da natureza para es-tudantes com Transtorno do Espectro Autista: um ma-peamento de pesquisas Stricto Sensu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X91032

Palavras-chave:

Ensino de Ciências da Natureza, Educação Inclusiva, Educação Básica

Resumo

O artigo apresenta um mapeamento de pesquisas Stricto Sensu defendidas entre 2013 e 2023 sobre o ensino de Ciências da Natureza (CN) para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). O objetivo foi identificar lacunas e temas recorrentes nas pesquisas acadêmicas sobre o assunto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo revisão bibliográfica, com análise de conteúdo baseada em Bardin (2016). Foram identificadas 17 dissertações, classificadas em seis categorias temáticas: Percepções de Professores e Formação Continuada, Avaliação, Inclusão Escolar, Estratégias Metodológicas e Recursos Didáticos, Trabalho Colaborativo entre Professores e Tecnologias Digitais. Os resultados apontam uma predominância de estudos sobre estratégias metodológicas e recursos didáticos adaptados, evidenciando a necessidade de formação docente para práticas inclusivas e maior suporte institucional. O estudo destacou a carência de pesquisas sobre avaliação e impacto a longo prazo das intervenções pedagógicas, bem como a exploração de tecnologias emergentes. Concluiu-se que o ensino de CN para estudantes com TEA é um campo em crescimento, necessitando de pesquisas mais amplas e aprofundadas para promover a inclusão efetiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Bobbio Pontara, Universidade Cruzeiro do Sul

Graduação em Farmácia Generalista - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (2007), graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Espínito Santo-(EAd) (2013); Pós-Graduação em Educação Profissional Integrada à Educação Básica de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes (2011); Mestre em Docência para a Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) - Centro Universitário Norte do Espírito Santo (2017). Atualmente é doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) e Supervisora Pedagógica na Superintendência Regional de Linhares - Secretaria de Educação do Estado do ES. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Práticas Pedagógicas, Metodologias de Ensino de Ciências, Ensino de Química, Educação Inclusiva, Desenho Universal para a Aprendizagem, Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Auditiva.

Carmem Lúcia Costa Amaral, Universidade Cruzeiro do Sul

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestrado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo e doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora titular III da Universidade Cruzeiro do Sul, vice coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática e vice Coordenadora do Comitê de Ética em pesquisa com seres humanos da Faculdade de Odontologia da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas. É professora pesquisadora do programa de mestrado e doutorado em Ensino de Ciências e Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de química, relação Ciência Tecnologia e Sociedade no ensino de química, temas transversais, ambiente virtual e jogos pedagógicos no ensino de química.

Referências

ALVES, Joseane Lima Carvalho. Metodologias e práticas adequadas a discentes com transtorno do espectro autista para o ensino de ciências no 9º ano do Ensino Fundamental II. Orientadora: Dra. Isa Costa. 2022. 68 f. Dissertação (Mestrado)-Ensino de Ciências da Natureza do Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.

ANASTASIOU, Lea das Gracas Camargos. Metodologia do Ensino Superior: da prática docente a uma possível teoria pedagógica. 1. ed. IBPEX, Curitiba, 1998.

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos e ALVES, Leonir Pessate (orgs.). Processos de Ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias do trabalho em aula. 1. ed. Editora Univille, Joinvilie, 2003.

ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos. Profissionalização continuada do docente da educação superior: desafios e possibilidades. Olhar de Professor, [S. l.], v. 8, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1424. Acesso em: 18 abr. 2025.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 1.ed. São Paulo: Edições 70, 2016.

BITENCOURTE, Andreia Domingues. Ensino de Ciências na Educação Infantil: Contribuições para o Desenvolvimento de Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma perspectiva Inclusiva. Orientadora: Dra. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez. 2021. 168f. Dissertação (Mestrado)- Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Bauru, 2021.

BORGES, Aline dos Anjos Davi. Ensino de física e autismo: articulações no ensino médio. Orientador: Dr. Sandro Rogério Vargas Ustra. 2021.126f. Dissertação (Mestrado)- Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.

BRAGA, Valéria Maria Gomes. Reflexões acerca da produção de materiais digitais por estudantes com TEA para a aprendizagem de conteúdos de ciências. Orientadora: Dra. Denise Pereira de Alcantara Ferraz. 2021. 172f. Dissertação (Mestrado)- Educação em Ciências, Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasilia, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-2008-pdf&category_slug=dezembro-2010-pdf&Itemid=30192 . Acesso em: 08 jun. 2024.

BRASIL. Casa Civil. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Brasília, 2012. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 15 jan. 2022.

BRASIL. Secretaria-Geral. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Brasília, 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 03 nov. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

BREGUE, Sthéfani Borges. Avaliação Da Aprendizagem E A Inclusão Escolar De Alunos Com Transtorno Do Espectro Autista (Tea): as percepções, a prática pedagógica e as barreiras encontradas pelos professores de Ciências. Orientadora: Francele de Abreu Carlan. 2023. 122f. Dissertação (Mestrado)-Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.

CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho; MENDES, Enicéia Gonçalves. O Ensino Colaborativo Favorecendo o Desenvolvimento Profissional para a Inclusão Escolar. Educere et Educare, Cascavel, v. 2, n. 4, p. 113-128, 2007. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/ article/view/1659/1346. Acesso em: 13 abr. 2025.

CUNHA, Solange Nascimento da Cunha. Acesso aos direitos fundamentais das pessoas com autismo: desafios na implementação da inclusão. Revista Gestão e Conhecimento, Paraná, v. 18, n.2, p.1-28, 2024. Disponível em: https://ojs.revistagc.com.br/ojs/index.php/rgc/article/view/374. Acesso em: 18 abr. 2025.

BORGES, Aline dos Anjos Davi. Ensino de física e autismo: articulações no ensino médio. Orientador: Dr. Sandro Rogério Vargas Ustra. 2021.126f. Dissertação (Mestrado)- Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.

DIAS, Ane Maciel. A inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (Síndrome de Asperger): uma proposta para o ensino de Química. Orientadora: Dra. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez. 2017.141f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.

FERNANDES, Ana Luisa Machado. O papel da música no currículo funcional do ensino de ciências para alunos com autismo: formação continuada. Orientadora: Rita Stano. 2016. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Ensino De Ciências, Universidade Federal De Itajubá, Itajubá. 2016.

GODOY, Miriam Adalgisa Bedim; ZYCH, Anizia Costa; HANSEL, Ana Flávia. Fundamentos da educação inclusiva. 1.ed. Paraná: Universidade Estadual do Centro-Oeste Unicentro, 2014.

HODGES, Holly; FEALKO,Casey; SOARES, Neelkamal. Autism spectrum disorder: definition, epidemiology, causes, and clinical evaluation. Translational pediatrics, v. 9, n. S1, p. S55–S65, 2020.

INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar. Matrículas na educação especial chegam a mais de 1,7 milhão. [online]. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/matriculas-na-educacao-especial-chegam-a-mais-de-1-7-milhao. acesso em: 13 set. 2024.

LARA, Janaina Vieira de. Ensino de ciências: estratégias metodológicas voltadas para alunos com transtorno do espectro autista em tempos de pandemia. Orientadora: Dra. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez. 2022. 64f. Dissertação (Mestrado)-Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.

MACHADO, Thainá Pedroso. O ensino de química na perspectiva inclusiva: estratégias de ensinagem aplicadas em uma turma com estudante autista. 2020. Orientadora: Claudete da Silva Lima Martins. 172f. Dissertação (Mestrado) - Ensino de Ciências da Natureza - Universidade Federal do Pampa, Bagé, 2020.

MAIA, Juliana; BATAGLION, Giandra Anceski; MAZO, Janice Zarpellon. Alunos com transtorno do espectro autista na escola regular: relatos de professores de educação física. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, on line, v. 21, n. 1, 15-30, 2020. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/9696, acesso em: 13 set. 2024.

MOURA, Tiago Fernando Alves de. Forças entre nós: o ensino de Ciências para alunos com transtorno do espectro autista. Orientador: Dr. Eder Pires de Camargo.302f. 2020. Dissertação (Mestrado)- Pós-Graduação em Educação para a Ciências, Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2020.

NASCIMENTO, Maria Santa Borges do. O ensino de ciências e biologia para alunos com transtorno do espectro do autismo sob a perspectiva dos professores. Orientadora: Dra. Debora Regina De Paula Nunes.148f. 2022. Dissertação (Mestrado)- Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.

PONTARA, Amanda Bobbio; AMARAL, Carmem Lúcia Costa. Avaliação e educação especial inclusiva: relato de experiência sobre dois estudantes do ensino mé-dio. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 19, n. 21, p. 1-15, 2024. Disponí-vel em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/7637. Acesso em: 10 de fev. de 2025.

PONTARA, Amanda Bobbio; AMARAL, Carmem Lúcia Costa. Alfabetização científica de um aluno do espectro autista com deficiência intelectual: uma proposta didática para educação ambiental. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências-ENPEC,14, 2023, Goiás. Anais Eletrônico [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2023, 1-11. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/92978. Acesso em: 18 de abr. de 2025.

PONTARA, Amanda Bobbio; AMARAL, Carmem Lúcia Costa; LEANDRO, Paula Rodrigues Silva. Abordagem lúdica e adaptativa no ensino sobre elementos químicos com estudantes de aprendizagem típica e atípica. In: Encontro da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química - RELAPEQ, .2, 2024, Vitória. Anais Eletrônico [...]. Vitória: Even3 Publicações, 2024, p. 1-15. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/ii-encontro-latino-americano-pesquisa-educacao-mostra-latino-americana-de-tecnologias-aplicadas-a-educacao-quimica-molatequio-quimica-e-334466/796107-abordagem-ludica-e-adaptativa-no-ensino-sobre-elementos-quimicos-com-estudantes-de-aprendizagem-tipica-e-atipica/ Acesso em: 18 de abr. de 2025.

RIOS, Clarice et al. Da invisibilidade à epidemia: a construção narrativa do autismo na mídia impressa brasileira. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu-SP, v. 19, n.53, p. 325-336, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=180139468009. Acesso em: 10 de fev. de 2025.

RODRIGUES, Amanda Séllos. Percepções dos profissionais atuantes na APAE itabirito sobre o ensino de Ciências Naturais para crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2019.Orientadora: Dra. Luciana Hoffert Castro Cruz. 134f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.

RODRIGUES, Rômullo Ronne Pereira. Pedro e o Poder da Inclusão: O Ensino de Ciências para alunos de Ensino Fundamental diagnosticados no espectro Autista usando narrativas heroicas. Orientador: Dr. Diemerson Saquetto. 2020. 95 f. Dissetação (Mestrado)- Profqui, Instituto Federal do Espírito Santo, Vila Velha, 2020.

RODRIGUES, Michele Mello Ferreira. Sexualidade e síndrome de asperger: reflexões para o ensino de ciências. Orientadora: Dra. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez. 2021. 131f. Dissertação (Mestrado)-Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista brasileira de educação, Rio de Janeiro, v. 12, n.36. p. 474-492, set./dez. 2007.

SANTOS, Lucas Manoel Lima et al. O ensino de ciências e biologia na Base Nacional Comum Curricular: uma análise a partir dos pressupostos teóricos da educação CTS. Revista Triângulo, Uberaba-MG, v. 14, n. 3, p. 94-112, 2021. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/555. Acesso em: 15 de fev. de 2025.

SILVA, Karolina Martins Almeida. Abordagem CTS no Ensino Médio: Um estudo de caso da prática pedagógica de professores de Biologia. Dissertação de mestrado. Orientadora: Dra. Marilda Shuvartz. 2010. 161 f. (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.

SILVA, Viviana Freitas. A presença de alunos autistas em salas regulares, a aprendizagem de ciências e a alfabetização científica: percepções de professores a partir de uma pesquisa fenomenológica. 2016. 187f. Dissertação (Mestrado), Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Bauru, 2016.

SOUSA, Bruce Lorran Carvalho Martins de. A mochila sensorial de ciências: o uso de recursos didáticos adaptados e adequados no ensino de ciências para estudantes com transtorno do espectro autista (TEA). Orientador: Dr. Delano Moody Simões da Silva. 2020. 110f. Dissertação (Mestrado)- Ensino de Ciências, Universidade de Brasília, Brasília, 2020.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A formação social da mente. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra.1.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

WEIRICH, Natália Romano. Trabalho colaborativo entre o professor de AEE e o professor de ciências na perspectiva de inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro autista. Orientadora: Dra. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez. 2021. 157f. Dissertação (Mestrado) - Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.

Downloads

Publicado

2025-06-10

Como Citar

Pontara, A. B., & Amaral, C. L. C. (2025). Pesquisas no ensino de ciências da natureza para es-tudantes com Transtorno do Espectro Autista: um ma-peamento de pesquisas Stricto Sensu. Revista Educação Especial, 38(1), e33/1–26. https://doi.org/10.5902/1984686X91032

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.