Barreiras atitudinais: discutindo inclusão no cotidiano escolar através do combate ao capacitismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X72183

Palavras-chave:

Barreiras atitudinais, Inclusão escolar, Capacitismo, Cotidiano escolar

Resumo

Barreiras atitudinais representam o tema deste artigo. Sobre tais barreiras afirma-se: estão ligadas a atitudes e práticas preconceituosas para com pessoas com deficiência. Estas barreiras tangenciam outras barreiras e trazem, de forma subjacente, uma visão capacitista. O presente trabalho objetiva discutir barreiras atitudinais no processo de inclusão escolar das crianças com deficiência, inseridas em turma regular do Ensino Fundamental I. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica e preliminar de pesquisa, amparada nas orientações da Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). A preliminar materializou-se através de conversas com três professores que atuam diretamente com processo de inclusão e exercem o magistério em diferentes redes municipais de ensino do estado do Rio de Janeiro. A partir da leitura, do material da preliminar de pesquisa, evidenciaram-se cinco categorias de análise: conflito, crítica ao modelo, insegurança, limitações financeiras e conceituais, e desconhecimento. Estas categorias embasaram a análise dos dados do campo à luz dos dados bibliográficos. A partir daí, concluiu-se que a educação inclusiva, como política de educação, deve atuar em prol da construção do sujeito cultural, histórico, político e social, e organizar-se em função da reafirmação dos valores éticos, estéticos e políticos estabelecidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.

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Biografia do Autor

Giselle Cristina Menezes dos Santos, Centro Universitário Unicarioca, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Aluna do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca (MPNTDE), Especialista em Gestão, Coordenação, Inspeção, Orientação Educacional, como também, em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia (FAVENI). Graduada em Pedagogia (UERJ). Professora do Ensino Fundamental I e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Rede Municipal de Ensino de Niterói/Fundação Municipal de Educação.

Paola Portugal Barbosa dos Santos, Centro Universitário Unicarioca, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Aluna do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca (MPNTDE), Especialista em Educação Especial Inclusiva (UCAM), Graduada em Pedagogia (UFF). Professora regente do Ensino Fundamental I de Saquarema e Professora de Apoio Especializado da Rede Municipal de Ensino de Niterói/Fundação Municipal de Educação de Niterói.

Gizelle Abreu Marques Soares Principe, Centro Universitário Unicarioca, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Aluna do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca (MPNTDE), Pós-Graduada em Orientação, Supervisão e Administração Escolar (UNIPLI), Bacharel em Pedagogia (Faculdades Integradas Maria Thereza). Profissional vinculada à Fundação Municipal de Educação de Niterói (Docente responsável pela Sala de Recursos da Fundação Pública Municipal de Educação de Niteroi) e à Inspeção Escolar na Rede FAETEC.

Rosa Valim, Centro Universitário Unicarioca, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutora em Psicossociologia (EICOS/UFRJ), Mestre em Design e Sociedade (PUC-Rio) e Bacharel em Comunicação Social (PUC-Rio) com extensão em Empreendedorismo (PUC-Rio). Professora do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca (MPNTDE).  Pesquisadora associada do Laboratório de Práticas Inclusivas e do GT/DGP/CNPq de Tecnologias sociais para popularização da ciência. Editora de seção de ensaios da revista acadêmica RECITE.

Veronica Eloi de Almeida, Centro Universitário Unicarioca, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da UFRJ, Mestre em Sociologia (UFRJ), Bacharel em Ciências Sociais (e licenciada) pela UERJ. Compõe o corpo docente do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação, da Unicarioca, do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e da UERJ.

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Publicado

2023-07-26

Como Citar

Santos, G. C. M. dos, Santos, P. P. B. dos, Principe, G. A. M. S., Valim, R., & Almeida, V. E. de. (2023). Barreiras atitudinais: discutindo inclusão no cotidiano escolar através do combate ao capacitismo. Revista Educação Especial, 36(1), e46/1–28. https://doi.org/10.5902/1984686X72183