Criança ribeirinha com deficiência na escola e a participação da família

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X94198

Palavras-chave:

Participação da família, Criança com deficiência, Educação ribeirinha

Resumo

Este artigo resulta de uma investigação que teve como tema central a família e a escolarização da criança ribeirinha com deficiência. Metodologicamente trata-se de um estudo bibliográfico do tipo Estado da Arte que intencionou responder a seguinte questão: como a participação da família na escolarização de crianças ribeirinhas com deficiência é discutida na produção acadêmica publicada em Programas de Pós-Graduação na área de educação, em artigos e eventos da área educacional? A pesquisa intencionou examinar a relação família escola, da criança ribeirinha com deficiência, conforme abordado em estudos acadêmicos, no período entre 2008 e 2021. A análise indicou que as pesquisas apontam para a interação entre a família da criança com deficiência e a escola, de forma positiva e satisfatória. Revelou também que é um tema pouco estudado na área de educação e são poucas as produções que abordam temas voltados para a população de territórios ribeirinhos. Assim, o artigo aponta para a necessidade de maiores investigações in loco da vivência das famílias de crianças com deficiência que habitam os territórios ribeirinhos e seu processo de escolarização.

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Biografia do Autor

Lucelia de Moraes Braga Bassalo, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação. Profa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará - PPGED/UEPA .

Narciza Valéria dos Santos Carvalho Neves, Universidade do Estado do Pará

Mestra em Educação, Pelo Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade do Estado do Pará. 

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Publicado

2025-12-10

Como Citar

Bassalo, L. . de M. B., & Neves, N. . V. dos S. C. (2025). Criança ribeirinha com deficiência na escola e a participação da família. Revista Educação Especial, 38(1), e81/01–25. https://doi.org/10.5902/1984686X94198

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico