Educação ambiental sobre os recursos hídricos através de jogos didáticos para alunos com deficiência intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X83727

Palavras-chave:

Água, Ensino lúdico, Educação Inclusiva

Resumo

A poluição hídrica se apresenta como um problema relevante no cenário mundial, uma vez que a utilização da água é essencial para a manutenção da vida. Assim, são necessárias práticas que envolvam a educação ambiental para a conservação dos recursos hídricos. Uma das formas de promovê-la é através do professor na unidade escolar utilizando jogos didáticos. Esses jogos são ferramentas úteis no processo educacional, pois facilitam o ensino-aprendizagem de todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência intelectual (DI). Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar práticas de sensibilização ambiental sobre os recursos hídricos promovidas com alunos com deficiência intelectual do 6º ao 8º ano da Escola Estadual Professor Irineu da Gama Paes. Para tanto, foi aplicada a seguinte metodologia: 1) observações dos alunos com DI a fim de conhecer suas especificidades; 2) realização de entrevistas para verificar os conhecimentos prévios dos alunos, assim como os adquiridos ao longo da intervenção; e 3) aplicação de jogos didáticos com a temática dos recursos hídricos. Como resultado desta pesquisa, constatou-se que os alunos com DI apresentaram potencialidades e limitações que, a partir das quais foram desenvolvidos os jogos didáticos. Em relação às entrevistas, os alunos já possuíam um conhecimento prévio sobre a temática água e demonstraram um melhor desempenho na entrevista final, após a aplicação das atividades. Nesse sentido, conclui-se que essa metodologia lúdica, por meio do uso de jogos didáticos, é eficaz no processo de ensino-aprendizagem para alunos com DI.

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Biografia do Autor

Sara Gomes da Silva, Federal University of Amapá

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amapá. Especialista em Educação Especial e Inclusiva.

Beatriz dos Santos Lopes, Federal University of Amapá

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amapá. 

Yuri Nascimento do Nascimento, Federal University of Amapá

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Especialista em Educação pelo Instituto Federal Sul-rio-Grandense. Doutorando em Biodiversidade Tropical pelo PPGBIO-UNIFAP.

Dayse Maria da Cunha Sá, Federal University of Amapá

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amapá. Mestre em Ciências da Saúde pela UNIFAP. Docente do Colegiado de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amapá.

Marina Teófilo Pignati, Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso. Doutora em Zoologia pela Universidade Federal do Pará/ Museu Paraense Emílio Goeldi. Docente do colegiado de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso.

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Publicado

2024-12-03

Como Citar

Silva, S. G. da, Lopes, B. dos S., Nascimento, Y. N. do, Sá, D. M. da C., & Pignati, M. T. (2024). Educação ambiental sobre os recursos hídricos através de jogos didáticos para alunos com deficiência intelectual. Revista Educação Especial, 37(1), e39/1–25. https://doi.org/10.5902/1984686X83727