Educação ambiental sobre os recursos hídricos através de jogos didáticos para alunos com deficiência intelectual
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X83727Palavras-chave:
Água, Ensino lúdico, Educação InclusivaResumo
A poluição hídrica se apresenta como um problema relevante no cenário mundial, uma vez que a utilização da água é essencial para a manutenção da vida. Assim, são necessárias práticas que envolvam a educação ambiental para a conservação dos recursos hídricos. Uma das formas de promovê-la é através do professor na unidade escolar utilizando jogos didáticos. Esses jogos são ferramentas úteis no processo educacional, pois facilitam o ensino-aprendizagem de todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência intelectual (DI). Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar práticas de sensibilização ambiental sobre os recursos hídricos promovidas com alunos com deficiência intelectual do 6º ao 8º ano da Escola Estadual Professor Irineu da Gama Paes. Para tanto, foi aplicada a seguinte metodologia: 1) observações dos alunos com DI a fim de conhecer suas especificidades; 2) realização de entrevistas para verificar os conhecimentos prévios dos alunos, assim como os adquiridos ao longo da intervenção; e 3) aplicação de jogos didáticos com a temática dos recursos hídricos. Como resultado desta pesquisa, constatou-se que os alunos com DI apresentaram potencialidades e limitações que, a partir das quais foram desenvolvidos os jogos didáticos. Em relação às entrevistas, os alunos já possuíam um conhecimento prévio sobre a temática água e demonstraram um melhor desempenho na entrevista final, após a aplicação das atividades. Nesse sentido, conclui-se que essa metodologia lúdica, por meio do uso de jogos didáticos, é eficaz no processo de ensino-aprendizagem para alunos com DI.
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