Educação Especial Inclusiva: uso de Recursos Educacionais Digitais nas Salas Multifuncionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X61433

Palavras-chave:

Mediação Pedagógica, Educação Especial, Tecnologia Educacional, Tecnologia da Informação.

Resumo

Este relato apresenta pesquisa que teve como objetivo investigar a aplicação de Recursos Educacionais Digitais por professores durante o atendimento educacional especializado realizado em Salas de Recursos Multifuncionais de escolas públicas do sul de Minas Gerais que contam com este recurso. A abordagem adotada foi quanti-qualitativa com coleta de dados por meio de questionário e entrevistas semiestruturadas com os professores participantes. Foram convidados 70 docentes das escolas estaduais de 29 cidades e 40 concordaram em participar. A partir da triangulação e análise dos dados, elementos essenciais que compõem a prática in loco da educação especial, foram identificados, dentre eles, a falta de diagnóstico de deficiência dos estudantes atendidos nas Salas de Recursos Multifuncionais. Outro ponto relevante identificado foi o déficit na formação inicial do profissional, que não aborda a temática em profundidade. Em consequência, a formação continuada se torna necessidade premente para a edificação do conhecimento tanto no campo da educação especial e inclusiva quanto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Em relação à mediação e ao uso das tecnologias digitais, foram encontradas dissonâncias, pois, na maioria dos casos analisados, os recursos educacionais digitais não trouxeram alterações significativas na articulação entre ensino e conteúdo. Os resultados levaram à inferência de que existe necessidade de se estabelecer maior relação entre o currículo, os recursos tecnológicos disponíveis nas Salas de Recursos Multifuncionais, as demandas e peculiaridades dos estudantes e a mediação pedagógica do professor.

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Biografia do Autor

Arlete Vilela de Faria, Secretaria de Estado de educação de Minas Gerais, MG

Professora mestra da Secretaria de Estado de educação de Minas Gerais, MG, Brasil.

Estela Aparecida Oliveira Vieira, Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG

Pós-doutora pela Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG, Brasil.

Ronei Ximenes Martins, Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG

Professor doutor da Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG, Brasil.

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Publicado

2021-04-12

Como Citar

Faria, A. V. de, Vieira, E. A. O., & Martins, R. X. (2021). Educação Especial Inclusiva: uso de Recursos Educacionais Digitais nas Salas Multifuncionais. Revista Educação Especial, 34, e17/1–19. https://doi.org/10.5902/1984686X61433