A escuta visual: a Educação de Surdos e a utilização de recurso visual imagético na prática pedagógica

Autores

  • Patrícia da Hora Correia UNEB
  • Bárbara Coelho Neves Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X27435

Palavras-chave:

Recurso Pedagógico Visual Imagético. Educação Bilíngue. Surdez

Resumo

O estudo que se apresenta neste artigo buscou responder a seguinte questão: Como o recurso pedagógico visual imagético influencia a práxis pedagógica dos professores, com enfoque na educação bilíngue, de educandos surdos do ensino Fundamental I de uma escola em Salvador-Bahia. A discussão se baseou nos aportes teóricos da Educação Bilíngue e Pedagogia Surda, abordando os seguintes autores: Lopes (2007), Oliveira (2009) Quadros, (2006), Reily (2003), Sánchez (1991, 2002), Skliar (1998), Strobel (2009) entre outros. A investigação foi de cunho qualitativo com base na Pesquisa-Ação e objetivou analisar o lugar que o recurso pedagógico visual imagético ocupa na práxis pedagógica dos professores, com enfoque na educação bilíngue de educandos Surdos do Ensino Fundamental I. O processo investigativo envolveu a reflexão individual, coletiva da prática pedagógica de três educadoras que atuam no Ensino Fundamental I, numa instituição voltada para a Educação de Surdos. Foram utilizados os seguintes recursos na coleta de dados: 1. Ficha (formulário de observação), 2- Utilização de filmagens (análise de vídeos)  3 – Entrevista semi-estruturada (elaborada pela pesquisadora). Os resultados evidenciaram, entre outros pontos a experiência essencialmente visual da pessoa Surda requer uma reflexão sobre o efeito facilitador do material didático-pedagógico visual imagético utilizado, sua possível adequação e o uso de mídias como ferramenta didática, a fim de garantir-lhes as condições linguísticas para a construção de sua subjetividade, desenvolvimento e inserção social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia da Hora Correia, UNEB

Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (2009-2013). Mestre em Educação Especial pelo Centro de Referência Latino Americano de Educação Especial (1999 - 2002). Possui graduação em Pedagogia pela Associação Cultural e Educacional da Bahia - Faculdade de Educação da Bahia (1991 - 1993).  Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia(1994) atuando no curso de Graduação de Pedagogia e no Programa de Pos-graduação - Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA.Foi coordenadora do colegiado do Curso de Pedagogia do Departamento de Educação - campus I / UNEB.  É Coordenadora do grupo de Pesquisa Programa de Educação Inclusiva - PROGEI, faz parte do Grupo de Pesquisa Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais  GEINE da  Universidade Federal da Bahia - UFBA e do grupo Educação, Etnicidade e Desenvolvimento Regional da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, coordenando a linha de pesquisa Etnias, Educação e Inclusão Compreensiva,  desenvolvendo pesquisa na área de Deficiencia físicas e sensoriais nas comunidades Indígenas do Estado da Bahia e Fulni-ó em Águas Belas Pernanbuco; É pesquisadora no Centro de pesquisa educacional e desenvolvimento regional - CPEDR. Atuou de 2007 a 2013 como colaboradora do  o  Ministério da Educação através da coordenação do Curso de Formação de professores na área da Deficiencia Visual - SECADI/CAPES//FNDE. Atualmente coordena o PROGEI - Programa de Educação inclusiva, financiado pelo PROEXT, realizando projetos  de ensino-pesquisa-extensão na área de formação de professores de jovens e adultos na Penitenciária em uma perspectiva inclusiva; curso de LIBRAS, BRAILLE; adaptando o currículo na escola regular das crianças com necessidade educacional especial; É coordenadora do Fórum sobre Deficiência e Comunidades Indígenas na Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, atuando como consultora nas áreas de planejamento, didática, políticas públicas com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, educação indígena, prática pedagógica, currículo e educação inclusiva, políticas públicas nos diversos níveis e modalidades de ensino.Trabalhou como docente e coordenadora nos diferentes segmentos da Educação Básica. Blog acadêmico:http://progeiuneb.blogspot.com.br/ e Site Acadêmico: www.inclusaodahora.com.br.

Bárbara Coelho Neves, Universidade Federal de Sergipe

é Professora Adjunto da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutora em Educação (FACED-UFBA) e Mestre em Ciência da Informação (PPGCI-UFBA). Graduada em Biblioteconomia e Documentação (ICI-UFBA), possuindo especialização em Gestão da Comunicação Organizacional Integrada (NPGA-UFBA) e Gestão de Políticas Públicas (UNEB) . Ministra disciplinas TIC aplicadas à Unidades de Informação, Tecnologia, Mediação e Inclusão Social, Gestão da Informação, Políticas Públicas de Informação e Marketing Digital no contexto da Graduação e da Pós-Graduação em Ciência da Informação. Na área de Educação ministra os componentes: Pesquisa em Educação, Tecnologias e Cibercultura na Educação, e Educação Inclusiva e Tecnologias Assistivas, em âmbito de Graduação e Pós-Graduação. Coordena o Laboratório de Pesquisas em Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital - LTI. Docente do Departamento de Ciência da Informação (DCI), no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA1), da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Coordenadora do Evento internacional CONCITEC, que converge as áreas de Tecnologias, Ciências da Informação e Educação. Suas pesquisas são direcionadas para aspectos teórico-conceituais, metodológicos e políticos da tecnologia e inclusão sociodigital, marketing digital, cibercultura e formação de professores. Desenvolve atividades ligadas ao apoio à pesquisa, atuando principalmente nos temas: Sociedade da Informação, tecnologias e sociedade com foco na relação: Inclusão Digital; Mediação e Cognição. Atualmente desenvolve pesquisa de Pós-Doutorado sobre Marketing Digital para Instituições Educacionais. É autora do livro Tecnologias e Mediação. Em 2010 recebeu o Prêmio Nacional Ações Inovadoras. Escreve para a coluna Planeta Digital do Observatório da Imprensa. Blog Acadêmico: http://inclusaoecognicao.wordpress.com/ Site Consultor: https://www.marketingeducacao.com.br/blog Site do LTI: http://grupolti.blogspot.com.br (Texto informado pelo autor)

Referências

BUZAR, E. A. S. A Singularidade visuo-espacial do sujeito surdo: implicações educacionais. Dissertação de mestrado. Brasília: Faculdade de Educação da UnB, 2009.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases a Educação Nacional nº 9.9394, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.ufcg.edu.br/prt_ufcg/ce2016/Lei%209394.pdf. Acesso em: 20 de janeiro de 2016

BRASIL. Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e o artigo 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 10 de janeiro de 2016.

BRASIL. Declaração de Salamanca e linhas de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: CORDE, 1994

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil : texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais nos 1/1992 a 68/2011, pelo Decreto Legislativo nº 186/2008 e pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/1994. – 35. ed. – Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2016.

CAMPELLO, A. R. S. Pedagogia visual: sinal na educação dos surdos. In: QUADROS, R. M. de.; PELIN, G. (orgs). Estudos Surdos II. Petrópolis: Arara Azul. p. 100-131, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa.24a Ed. São Paulo: Paz e Terra,1996.

GOLDFELD, Márcia. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sócio-interacionista. São Paulo: Plexus, 2002. 173 p

HOUAISS, Minidicionário da língua portuguesa. 2ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.

KELMAN, C. A. Significação e aprendizagem do aluno surdo. In MARTÍNEZ, A. M.; TACCA, M. C. V. R. (Orgs.) Possibilidades de aprendizagem: ações pedagógicas para alunos com dificuldade e deficiência. Campinas: Unix, 2011

LACERDA, C. B. F. de.; SANTOS, L. F.; CAETANO, J. F. Estratégias metodológicas para o ensino de alunos surdos. In: Língua brasileira de sinais: libras uma introdução. São Paulo: UAB-UFSCar, p. 103-118, 2011.

LARROSA, J. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Trad. Alfredo Veiga-Neto. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

NEVES, B.C. Tecnologia e mediação. Curitiba: CRV, 2017.

OLIVEIRA, P. A. de. Eros e Thanatos: um estudo em representações sociais da formação do professor sobre sua práxis com surdos. Salvador: Edufba, 2009.

REILY, L. H. As imagens: o lúdico e o absurdo no ensino de arte para pré-escolares surdos. In.: SILVA, I. R.; KAUCHAKJE, S.; GESUELI, Z. (Orgs.). Cidadania, surdez e linguagem: desafios e realidades. Cap. IX (pp.161-192). São Paulo: Plexus, 2003.

SÁ, N. L. Educação de surdos; a caminho do bilinguismo. Rio de Janeiro, Editora da Universidade Federal Fuminense, 1999.

SILVA, M. da P. M. A construção de sentido na escrita do aluno surdo. São Paulo: Plexus; 2001.

SIMÕES, E. da S. Menos do mesmo: a pedagogia visual na construção da L2. Anais..., VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Londrina, 2011. p. 3608-3616.

SACKS, O. W. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. Oliver Sacks; tradução Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

SÁNCHEZ, C. La Educación de los sordos em un modelo bilíngue. Mérida: Iakonia, 1991.

SKLIAR, C. (Org). Educação e Exclusão: abordagem sócio-antropológica em Educação Especial. Porto Alegre: Mediação, 1997.

SKLIAR, C. A surdez: um olhar sobre as diferenças. 6. ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.

SKLIAR, C. B. Um olhar sobre nosso olhar acerca da surdez e as deferências. In: SKLIAR. Carlos. B. (Org). A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.

SOUZA, R. M. de. Que palavra que te falta? O que o surdo e a sua língua(gem) de sinais têm a dizer à lingüística e à Educação. 1996. Tese (Doutorado em Lingüística) – Instituto de Lingüística de Estudos da Linguagem – IEL, Universidade Estadual de Campinas –UNICAMP, Campinas, SP.

STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. 2 ed. Florianópolis: Ed. UFSC, 2009.

STROBEL, K. Surdos: vestígios culturais não registrados na história. 2006. (Dissertação Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Ed da UFSC, 2008. 118 p.

THOMAS, A. da S. Comunidades, cultura, identidades e movimento surdo. Apostila do Curso de LIBRAS I, 2009 VYGOTSKY, L.S. Concrete human psychology. Soviet Psychology, v. 27, n. 2, p. 53-77, 1989

VYGOTSKY, Lev S. Obras escogidas. Madrid: Visor, 1997.

VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

Correia, P. da H., & Neves, B. C. (2019). A escuta visual: a Educação de Surdos e a utilização de recurso visual imagético na prática pedagógica. Revista Educação Especial, 32, e10/ 1–19. https://doi.org/10.5902/1984686X27435

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua