A escuta visual: a Educação de Surdos e a utilização de recurso visual imagético na prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X27435Palavras-chave:
Recurso Pedagógico Visual Imagético. Educação Bilíngue. SurdezResumo
O estudo que se apresenta neste artigo buscou responder a seguinte questão: Como o recurso pedagógico visual imagético influencia a práxis pedagógica dos professores, com enfoque na educação bilíngue, de educandos surdos do ensino Fundamental I de uma escola em Salvador-Bahia. A discussão se baseou nos aportes teóricos da Educação Bilíngue e Pedagogia Surda, abordando os seguintes autores: Lopes (2007), Oliveira (2009) Quadros, (2006), Reily (2003), Sánchez (1991, 2002), Skliar (1998), Strobel (2009) entre outros. A investigação foi de cunho qualitativo com base na Pesquisa-Ação e objetivou analisar o lugar que o recurso pedagógico visual imagético ocupa na práxis pedagógica dos professores, com enfoque na educação bilíngue de educandos Surdos do Ensino Fundamental I. O processo investigativo envolveu a reflexão individual, coletiva da prática pedagógica de três educadoras que atuam no Ensino Fundamental I, numa instituição voltada para a Educação de Surdos. Foram utilizados os seguintes recursos na coleta de dados: 1. Ficha (formulário de observação), 2- Utilização de filmagens (análise de vídeos) 3 – Entrevista semi-estruturada (elaborada pela pesquisadora). Os resultados evidenciaram, entre outros pontos a experiência essencialmente visual da pessoa Surda requer uma reflexão sobre o efeito facilitador do material didático-pedagógico visual imagético utilizado, sua possível adequação e o uso de mídias como ferramenta didática, a fim de garantir-lhes as condições linguísticas para a construção de sua subjetividade, desenvolvimento e inserção social.
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