Atendimento Educacional Especializado: articulação entre professor do AEE, da sala comum e família do aluno PAEE em duas Escolas Públicas do Munícipio de Parintins (AM)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X71940

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Atendimento Educacional Especializado, Articulação Pedagógica, Parintins (AM)

Resumo

A educação Inclusiva é um movimento social e educacional reconhecido mundialmente, fundamenta suas bases no respeito às diferenças e na valorização da diversidade humana. O artigo objetiva conhecer como ocorre o funcionamento do Atendimento Educacional Especializado, realizado nas SRM para o atendimento dos alunos público-alvo da educação especial no município de Parintins (AM). Partindo dessas premissas, foi analisado a participação de professores, considerando duas categorias: articulação entre professor do AEE e sala comum e articulação entre professores (AEE e sala comum) com a família do aluno PAEE. Pesquisa de cunho descritivo, com abordagem qualitativa e conta com entrevista semiestruturada para os professores participantes. Nessa senda, os resultados apontam que apesar dos professores reconhecerem a importância e necessidade da parceria, a articulação acontece, mas de maneira pouco satisfatória, porém eles tentam se reajustar com os horários, há o projeto político pedagógico da escola, mas precisa ser feito um planejamento coletivo que se adeque a realidade do contexto escolar. Foi constatado também que às vezes há falta de interatividade entre professores com a família do aluno PAEE, que de alguma forma não elucida o aprendizado do aluno. Portanto, a forma como está organizado o AEE nas SRM, apresenta um trabalho que precisa ainda ser moldado para se chegar num bom desenvolvimento. Entendemos que esta garantia da efetivação dessa articulação, não perpassa apenas pelo papel docente e da família, e sim necessita de um apoio e de uma atuação mais efetiva e perspicaz de todos os atores responsáveis pela inclusão, principalmente os gestores, estabelecendo um trabalho colaborativo e articulado entre os professores e a comunidade escolar e garantindo que a inclusão realmente se consolide no sistema de ensino.

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Biografia do Autor

Merianne da Silva Lima, Federal University of Amazonas

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2021). Atualmente exercendo a função de professora pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas - SEDUC/AM, no município de Parintins/Amazonas/Brasil.

Contatos:

email: lima_parintins@hotmail.com

(92) 991028832

João Otacílio Libardoni dos Santos, Federal University of Amazonas

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (CEFID/UDESC). Atualmente é Professor Adjunto Nível IV da Universidade Federal do Amazonas e ocupa o cargo de Diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF/UFAM) em Manaus/Amazonas/Brasil.

Contatos:

E-mail: jlibardoni@ufam.edu.br

(92) 984022977

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Publicado

2023-07-26

Como Citar

Lima, M. da S., & Santos, J. O. L. dos. (2023). Atendimento Educacional Especializado: articulação entre professor do AEE, da sala comum e família do aluno PAEE em duas Escolas Públicas do Munícipio de Parintins (AM). Revista Educação Especial, 36(1), e45/1–24. https://doi.org/10.5902/1984686X71940