Formação em serviço de professores de educação física para a inclusão de alunos com deficiência intelectual: uma pesquisa colaborativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X73672

Palavras-chave:

Deficiência Intelectual; Educação Física; Formação de Professores em Serviço.

Resumo

Este artigo descreve os resultados de uma pesquisa colaborativa que objetivou analisar um processo de formação em serviço de professores de Educação Física (EF) dos anos finais do Ensino Fundamental, com vistas à inclusão de alunos com deficiência intelectual (DI) em um colégio da rede estadual de ensino, no estado do Paraná. Este processo baseou-se na perspectiva da educação inclusiva (EI) e na Educação Física Adaptada (EFA). Os participantes foram quatro professores de EF que tinham alunos com DI em suas turmas. O método de pesquisa foi a pesquisa colaborativa, desenvolvida em três fases: fase I - levantamento das necessidades de formação; fase II - processo de intervenção colaborativo e fase III - avaliação final. Os dados evidenciaram que os participantes necessitavam de formação para incluir alunos com DI e apresentaram percepções equivocadas sobre a EI e DI. O processo de formação realizou-se por meio de ciclos de estudos teóricos, sessões reflexivas sobre a prática pedagógica, planejamento de aulas e a participação da pesquisadora atuando em sala de aula. No resultado, constatamos que os professores se tornaram mais capazes para atuar junto aos alunos com DI, passaram a oferecer mais apoios de aprendizagem aos alunos, aplicaram os conhecimentos teóricos adquiridos e aprimoraram o processo de inclusão dos alunos com DI.

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Biografia do Autor

Cassia Cristina Bordini Pirolo, Universidade Estadual de Londrina

Professora da rede estadual paranaense de Educação Básica (Educação Física e Educação Especial). Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina. Pós graduada em Educação Especial pela Universidade Norte do Paraná. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina.

Celia Regina Vitaliano, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1986), mestre em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1993) e doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). 

Nilton Munhoz Gomes, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina. Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Doutorado em Educação Física pela Unicamp. 

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Publicado

2024-11-11

Como Citar

Pirolo, C. C. B., Vitaliano, C. R., & Gomes, N. M. (2024). Formação em serviço de professores de educação física para a inclusão de alunos com deficiência intelectual: uma pesquisa colaborativa. Revista Educação Especial, 37(1), e29/1–31. https://doi.org/10.5902/1984686X73672

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