Saberes de professores propícios à inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais: condições para sua construção

Gislaine Semcovici Nozi, Celia Regina Vitaliano

Resumo


Atitudes favoráveis à inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais têm sido consideradas por diversos pesquisadores como condição essencial para os professores. Considerando esta questão, é objetivo deste artigo descrever os saberes recomendados pela produção acadêmica para a inclusão escolar, bem como as condições que favorecem a sua aquisição. Para tanto, realizamos uma análise documental em teses e dissertações da área da Educação e Educação Especial, disponíveis no Banco de Teses da Capes, e pesquisa bibliográfica. Os dados coletados foram organizados em categorias. Os resultados indicaram a importância da capacidade do professor de valorizar a diferença e a heterogeneidade, de colocar-se no lugar do outro e ser favorável à Educação Inclusiva. Sobre as condições que favorecem a construção de atitudes positivas, identificaram-se a necessidade de desmitificação do conceito de deficiência e reflexões sobre suas possibilidades, formação adequada, experiências inclusivas positivas, e trabalho colaborativo entre professores especialistas, regentes e demais profissionais envolvidos.


Palavras-chave


Saberes docentes; Produção acadêmica; Educação Inclusiva.

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DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X28080

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ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

Periodicidade: Publicação contínua

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A Revista Educação Especial agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

 

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