Reflexões sobre práticas pedagógicas inclusivas com estudantes com deficiência intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X69440

Palavras-chave:

Inclusão escolar, "Deficiência", Ofício de aluno

Resumo

A inclusão escolar de estudantes com deficiência se tornou uma questão central no campo educacional, pois envolve a inserção do público-alvo da educação especial em escolas regulares de ensino. Este artigo é um recorte de uma dissertação de Mestrado em Educação e tem por objetivo propor reflexões sobre práticas pedagógicas inclusivas realizadas com estudantes com deficiência intelectual (DI). A metodologia envolveu técnicas da etnografia (observação participante, elaboração de diário de campo, realização de entrevistas ), análise de documentos da escola campo da investigação e de dispositivos legais nacionais e municipais que garantem os direitos das crianças com deficiência de frequentar e ter acesso ao conhecimento em escolas regulares de ensino.  A geração de dados foi realizada em 2018 numa escola pública da rede municipal de Florianópolis – Santa Catarina (SC), que trabalha na perspectiva inclusiva. Os sujeitos alvo da pesquisa foram três estudantes com DI, matriculadas no 6º e no 8º ano. A análise dos dados permitiu concluir que, se a inclusão escolar dos estudantes com DI na escola pesquisada está garantida do ponto de vista legal, observações e entrevistas demonstraram que existem desafios e barreiras (pedagógicas e atitudinais) que comprometem a acessibilidade simbólica desses estudantes. Ademais, que eles conseguem aprender no seu ritmo e em condições adequadas, mas, o ideal de aluno, presente no conceito de ofício de aluno (MARCHI, 2010; PERRENOUD,1995), pode contribuir tanto para o fracasso escolar quanto para a instauração de práticas de exclusão branda (BOURDIEU & CHAMPAGNE, 2008).

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Biografia do Autor

Janete Lopes Monteiro, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC

Mestra pela Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC, Brasil.

Rita de Cassia Marchi, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC

Professora pós-doutora da Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC, Brasil.

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Publicado

2023-01-31

Como Citar

Monteiro, J. L., & Marchi, R. de C. (2023). Reflexões sobre práticas pedagógicas inclusivas com estudantes com deficiência intelectual. Revista Educação Especial, 36(1), e7/1–26. https://doi.org/10.5902/1984686X69440