Mediações pedagógicas com alunos com deficiência e necessidade complexa de comunicação: percepção dos professores

Vanessa Calciolari Rigoletti, Débora Deliberato

Resumo


Com a inclusão escolar de todos os alunos no ensino regular, discute-se como o professor promove a sua rotina direcionada aos alunos com necessidades específicas. Parte de um estudo abrangente, este artigo teve como objetivo identificar as mediações dos professores direcionadas ao aluno com deficiência e necessidade complexa de comunicação. Participaram dez professores do ensino regular de 1° ao 5° ano. Os instrumentos utilizados foram a entrevista semiestruturada e o Protocolo de Habilidades Comunicativas. Os dados foram transcritos e analisados de acordo com o objetivo proposto. Estabeleceram-se temas e subtemas. Dentre eles, destacou-se o Tema Rotina Pedagógica da Sala de Aula, como parte o subtema Mediação do Professor, no qual este estudo se direcionou. Os resultados evidenciaram que o aluno com necessidade complexa de comunicação traz desafios para os professores em sua proposta de mediação. Tais dados sugerem discussões que possam contribuir não somente com as mediações realizadas pelo professor, mas de forma que suas inquietações promovam buscas sólidas na rotina escolar, com objetivos claros no desenvolvimento do conhecimento dos alunos. Conclui-se que os professores precisam traçar um plano de mediação pedagógica que possa contribuir com as aprendizagens de tais alunos. Este estudo indicou relevância no direcionamento do professor do ensino regular quanto ao planejamento das mediações pedagógicas, a fim de eliminar barreiras que possam interferir na rotina pedagógica da sala de aula, na comunicação e na aprendizagem do aluno com deficiência e necessidade complexa de comunicação.


Palavras-chave


Educação Especial; Mediação pedagógica; Comunicação Alternativa.

Texto completo:

PDF HTML

Referências


ALENCAR, Gizeli Aparecida Ribeiro de. O direito de comunicar, por que não? Comunicação Alternativa aplicada a portadores de necessidades educativas especiais no contexto de sala de aula. 2002. Disponível em: 25reuniao.anped.org.br/gizeliribeiroalencart15.rtf. Acesso em: 18 mar. 2020.

American Speech-Language-Hearing Association (ASHA). Competencies for speech-language pathologists providing services in augmentative communication. ASHA, v.3, p.07-10,1989.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 3. ed. São Paulo: Edições 70, 2004.

BERSCH, Rita; SARTORETTO, Maria Lúcia. Formação de professores para a promoção e vivência da Comunicação alternativa no contexto escolar. In: DELIBERATO, Débora; NUNES, Débora Regina de Paula Nunes; GONÇALVES, Maria de Jesus (Org.). Trilhando juntos a comunicação alternativa. Marília: ABPEE, 2017, p. 197-204.

BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 06 de junho de 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 18 mar. 2020.

BULGRAEN, Vanessa Cristina. O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Conteúdo, Capivari, v.1, n.4, p. 30-38, ago/dez 2010.

CARDOSO, Leila Aparecida Assolari; TOSCANO, Carlos. A mediação pedagógica na sala de aula: o papel do professor na construção do conhecimento. Anais do X Congresso Nacional de Educação. Educere. Universidade Católica do Paraná-PUCPR, 2011. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5829_2776.pdf. Acesso em: 18 mar. 2020.

CARNEIRO, Maria Sylvia Cardoso. A deficiência mental como produção social: de Itard à abordagem histórico-cultural. In: BAPTISTA, Claúdio Roberto (Org.). Inclusão e escolarização. Porto Alegre: Mediação, 2006, p.137-152.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. O uso do vídeo na tomada de dados: pesquisando o desenvolvimento do ensino em sala de aula. Pro-Posições, Campinas, v.7, n.1, 1996, p. 5-13.

DE PAULA, Raquel. Desenvolvimento de um protocolo para avaliação de habilidades comunicativas de alunos não-falantes em ambiente escolar. 109f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências. Universidade Estadual Paulista, Marília, 2007.

DE PAULA, Raquel; MANZINI, Eduardo José; DELIBERATO, Débora. Protocolo para identificação de habilidades comunicativas no contexto escolar. In: DELIBERATO, Débora; MANZINI, Eduardo José. (Orgs). Instrumentos para avaliação de alunos com deficiência sem oralidade. São Carlos: Marquezine & Manzini: ABPEE, 2015, p. 41-83.

DELIBERATO, Débora. Comunicação Alternativa na Educação Infantil: instrumentos para aquisição de competências do aluno com deficiência. In: DELIBERATO, Débora; NUNES, Débora Regina de Paula Nunes; GONÇALVES, Maria de Jesus (Org.). Trilhando juntos a Comunicação Alternativa. Marília: ABPEE, 2017, p. 77-95.

DELIBERATO, Débora. Comunicação Alternativa na escola: habilidades comunicativas e o ensino da leitura e escrita. In: DELIBERATO, Débora; GONÇALVES, Maria de Jesus; MACEDO, Elizeu de Coutinho (Orgs.). Comunicação alternativa: teoria, prática, tecnologias e pesquisa. 1° ed. São Paulo: Memnon Edições Científicas, 2009, v.1, p. 235-243.

DUDAS, Tatiana Lanzarotto. A Comunicação Alternativa como potencializadora da inclusão escolar? In: PASSERINO, Liliana Maria et al. (Org). Comunicar para incluir. Porto Alegre: CRBF, 2013. p. 83-97.

DONATI, Grace Cristina Ferreira. Quais caminhos trilha a Comunicação Suplementar e/ou Alternativa na clínica fonoaudiológica da infância e da adolescência? In: DELIBERATO, Débora; NUNES, Débora Regina de Paula Nunes; GONÇALVES, Maria de Jesus (Org). Trilhando juntos a comunicação alternativa. Marília: ABPEE, 2017, p. 289-302.

FABRI, Marisa Hirata; SELLA, Karina Rizzardo A Comunicação Suplementar e Alternativa na clínica com adultos e idosos: desafios e saberes na busca da funcionalidade da comunicação. In: DELIBERATO, Débora; NUNES, Débora Regina de Paula Nunes; GONÇALVES, Maria de Jesus (Org.).Trilhando juntos a comunicação alternativa. Marília: ABPEE, 2017, p. 319-335.

FEUERSTEIN, Reuven. (1997). Teoria de la modificabilidad cognitiva estructural. In R. Feuerstein. Es modificable la inteligencia? Madrid: Editora Bruno, 1997, p. 11-23.

FEUERSTEIN, Reuven, KLEIN, Pnina S., TANNENBAUM, Abraham J. (1994). Mediated learning experience (MLE): theoretical, psychosocial and learning implications. London: Freund, 1994.

FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. São Paulo: Ática, 1998.

GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 4. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007, p. 113-115.

GUERREIRO, Elaine Maria Bessa Rebello. A acessibilidade e a educação: um direito constitucional como base para um direito social da pessoa com deficiência. Santa Maria, RS: Revista Educação Especial, v. 25, n. 43, p. 217-232, maio/ago 2012. Disponível em https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4415/3816. Acesso: 18 mar. 2020.

HERCULIANI, Cristóvam Emílio; DELIBERATO, Débora. O uso do software PowerPoint como recurso de comunicação alternativa. In: Jogos e recursos para comunicação e ensino na educação especial. Ed. Marília: ABPEE, 2010, p. 161-175.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. Coleção Magistério 2° grau. Série Formação do Professor.

MAGALHÃES, Luciana Oliveira Rocha; MENDONÇA, Suelene Regina Donola. Ação interdisciplinar e transformação da realidade: construção de sonhos e práticas inclusivas em sala de aula. Santa Maria: Revista Educação Especial, v. 29, n. 54, p. 161-174, jan/abr 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/17865/pdf. Acesso: 25 jan. 2018.

MANZINI, Eduardo José; DELIBERATO, Débora. Portal de ajudas técnicas para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física: recursos para comunicação alternativa. Secretaria de Educação Especial. Brasília, DF: ABPEE-MEC/SEESP, 2004. 52p.

MANZINI, Eduardo José; DELIBERATO, Débora. Portal de ajudas técnicas para educação: equipamento e material pedagógico para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física: recursos pedagógicos adaptados II /Secretaria de Educação Especial - Brasília: ABPEE-MEC: SEESP, 2007. Fascículo 4. 72p.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. A análise da conversação. São Paulo: Ática, 1986. 96p. (Série Princípios).

MARÍLIA (SP). Secretaria Municipal de Educação. Centro Escola Municipal de Atendimento Educacional Especializado. “Profª. Yone Gonçalves”. Referencial de Adequação Curricular Individualizado. Ensino Fundamental. Secretaria Municipal de Educação. Marília: SME, 2016. 45p.

MARINHO, Carla Cristina; OMOTE, Sadao. Concepções de futuros professores a respeito da Educação Inclusiva e Educação Especial. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 30, n. 59, p. 629-642, set/dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/28085/pdf. Acesso em: 18 mar 2020.

MASSARO, Munique; DELIBERATO, Débora. O uso de sistema de Comunicação suplementar e alternativa na Educação Infantil: percepção do professor. Revista Educação Especial, Santa Maria, v.26, n. 46, p. 331-350, maio/ago. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4821/pdf. Acesso em: 18/03/2020.

MELLO, Guiomar Namo de. Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re)visão radical. Revista São Paulo em Perspectiva, São Paulo, vol.14, n.1, p. jan. /mar. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000100012. Acesso em: 20 mar. 2020.

MILLIKIN, Cindy C. Symbol systems and vocabulary selection strategies. In: Glennen, S.L.; DeCoste, Denise C. Handbook of augmentative and alternative communication. San Diego, London: Singular Publishing Group, 1996. p. 97-148.

MONNERAT, Thereza; WALTER, Cátia Crivelenti de Figueiredo. A estimulação precoce e a Comunicação Alternativa para crianças com Transtorno do Espectro do autismo: Relatos de casos utilizando o PEC-S adaptado. In: DELIBERATO, Débora; NUNES, Débora Regina de Paula Nunes; GONÇALVES, Maria de Jesus (Orgs.) Trilhando juntos a comunicação alternativa. Marília: ABPEE, 2017, p. 257-272

MORESCHI, Cândice Lima; ALMEIDA, Maria Amelia. Práticas da fonoaudiologia educacional no contexto da Educação Inclusiva; Possibilidades e realidades quanto ao uso da Comunicação Alternativa. In: DELIBERATO, Débora; NUNES, Débora Regina de Paula Nunes; GONÇALVES, Maria de Jesus (Orgs.). Trilhando juntos a comunicação alternativa. Marília: ABPEE, 2017, p. 133-146.

NUNES, Leila Regina d’ Oliveira de Paula; SCHIRMER, Carolina Rizzotto. Trilhando juntos a Comunicação Alternativa. In: DELIBERATO, Débora; NUNES, Débora Regina de Paula Nunes; GONÇALVES, Maria de Jesus (Orgs.). Trilhando juntos a comunicação alternativa. Marília: ABPEE, 2017, p. 63-74.

POKER, Rosimar Bortolini et al. Plano de desenvolvimento individual: Avaliação e prática pedagógica na sala de recursos multifuncional. In: POKER, Rosimar Bortolini; MARTINS, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira; OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio; MILANEZ, Simone Ghedini Costa; GIROTO, Claudia Regina Mosca (Orgs.). Plano de desenvolvimento individual para o atendimento educacional especializado. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2013, p. 184.

REGANHAN, Walkiria Gonçalves. Recursos e estratégias para o ensino de alunos com deficiência: percepção de professores. 2006. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília –SP, 2006.

REIS, Maria Cristina.et al. A implantação da rotina didática no primeiro ano do ensino fundamental. Anais do XV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, XI Encontro Latino-Americano de Pós-Graduação. V Encontro de Iniciação Científica Júnior. Universidade Vale da Paraíba ,2011. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2011/anais/arquivos/0147_1053_01.pdf.Acesso em: 18 mar 2020.

RIGOLETTI, Vanessa Calciolari. Habilidade comunicativa e rotina pedagógica de alunos com deficiência não falantes: relato de professoras. Dissertação (Mestrado em Educação). Marília: Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2018, 146p.

SCHIRMER, Carolina Rizzotto. Compartilhando Experiências: ampliando a comunicação alternativa. Marília: ABPEE, 2011, p. 187.

SCHIRMER, Carolina Rizzotto. Formação Inicial e Continuada de Professores e Comunicação Alternativa: pontos importantes para vencer os desafios. In: PASSERINO, Liliana Maria et al./Org. Comunicar para incluir. Porto Alegre: CRBF, 2013. p. 266.

SILVA, Aldine; DELIBERATO, Débora. Comportamentos comunicativos utilizados por uma educadora na situação de alfabetização de um aluno com severo distúrbio na comunicação verbal. In: V Simpósio em Filosofia e Ciência - Trabalho e conhecimento: desafios e responsabilidades da ciência. Marília: Unesp Marília. Publicações, 2003. 1 CD-ROM.

SMITH, Martine. Building a solid foundation: linking language and literacy through aided communication. In: DELIBERATO, Débora; NUNES, Débora Regina de Paula Nunes; GONÇALVES, Maria de Jesus (Orgs.) Trilhando juntos a comunicação alternativa. Marília: ABPEE, 2017, p. 13-30.

SOBRINHO, Francisco de P. Nunes; MEDRADO, Cylene S. Comunicação aumentativa e alternativa no mundo do trabalho. In: DELIBERATO, Débora; NUNES, Débora Regina de Paula Nunes; GONÇALVES, Maria de Jesus (Orgs.). Trilhando juntos a comunicação alternativa. Marília: ABPEE, 2017, p. 205-218.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987, 176p.




DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X37968

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação Especial agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

__________________________________________________