Análise de vocábulos para a elaboração de pranchas de comunicação suplementar e alternativa para alunos com deficiência

Andréa Carla Paura, Débora Deliberato

Resumo


O objetivo deste estudo foi analisar a contribuição dos vocábulos utilizados em instrumentos de avaliação da linguagem e/ou do vocabulário utilizados no Brasil para a elaboração de pranchas de comunicação alternativa. Para isso, foram analisadas listas de vocábulos dos instrumentos de avaliação selecionados por meio de protocolo elaborado para este fim. Verificou-se a frequência de ocorrência de cada vocábulo, considerando quatro listas de vocábulos dos instrumentos e a frequência de ocorrência dos vocábulos de acordo com a classificação proposta pelo sistema Picture Comunication Symbols (PCS). Os resultados mostraram que a frequência de vocábulos que ocorreu uma única vez foi de 67,88%, e que a frequência de ocorrência de substantivos concretos e abstratos nos instrumentos foi de 60,04%. O instrumento que mais apresentou vocábulos com uma ocorrência foi o Teste de Vocabulário em Imagens Peabody – TVIP. Dessa forma, o estudo concluiu que o uso de instrumentos já utilizados e padronizados podem contribuir no processo de avaliação, seleção e implementação de recursos de comunicação suplementar e alternativa para crianças e jovens com deficiência.

Palavras-chave: Educação Especial; Linguagem infantil; Vocabulário.

 


Palavras-chave


Special Education; Child Language; Vocabulary.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X3109

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – Publicação contínua


O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________