Procedimentos para a prescrição dos recursos de tecnologia assistiva para alunos da educação infantil com paralisia cerebral

Autores

  • Aila Narene Dahwache Criado Rocha Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/Marília Endereço: Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – UNESP/Marília Av. Hygino Muzzi Filho, 737 Bairro: Mirante 17.525-000 - Marília, SP Telefone: (14) 3402-1300 (14) 8111 0578
  • Débora Deliberato Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/Marília
  • Rita de Cássia Tibério Araújo Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/Marília

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X14398

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva, Paralisia Cerebral, Escola

Resumo

A literatura sobre Tecnologia Assistiva enfatiza a necessidade de inserir recursos, serviços e estratégias na educação especial e inclusiva para colaborar com o processo de aprendizagem de alunos com deficiências. O estudo tem como objetivo descrever procedimentos de prescrição de recursos de tecnologia assistiva para uso em ambiente escolar.  Os participantes são dois alunos com paralisia cerebral e seus professores. Os dados foram coletados através de observação da dos alunos em ambientes escolares, tendo como elementos de investigação a capacidade funcional do aluno e as demandas das atividades. O processo de prescrição foi norteado por três etapas, quais sejam identificar problemas de participação do aluno, refletir sobre possibilidades de auxílio e indicar os recursos adequados para a realização das atividades escolares. O estudo identificou a necessidade de estabelecer procedimentos específicos, um planejamento pedagógico organizado e a participação de profissionais da saúde para o uso da tecnologia assistiva na escola. A descrição do processo de prescrição de recursos, apresentada neste estudo, oferece oportunidade de reaplicação do modelo na prática pedagógica, podendo também ser utilizada em programas de capacitação do professor.

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Biografia do Autor

Aila Narene Dahwache Criado Rocha, Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/Marília Endereço: Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – UNESP/Marília Av. Hygino Muzzi Filho, 737 Bairro: Mirante 17.525-000 - Marília, SP Telefone: (14) 3402-1300 (14) 8111 0578

Docente do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP/Campus Marília.

Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP/Campus Marília. aila@marilia.unesp.br

Débora Deliberato, Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/Marília

Livre-docente na área da Comunicação Alternativa. Docente Adjunto do Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP/ Campus Marília.

Rita de Cássia Tibério Araújo, Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/Marília

Docente do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP/Campus Marília.

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Publicado

2015-09-28

Como Citar

Rocha, A. N. D. C., Deliberato, D., & Araújo, R. de C. T. (2015). Procedimentos para a prescrição dos recursos de tecnologia assistiva para alunos da educação infantil com paralisia cerebral. Revista Educação Especial, 28(53), 691–708. https://doi.org/10.5902/1984686X14398

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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