Estudantes do ensino superior com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão integrativa da literatura brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X64322

Palavras-chave:

Educação Especial, Ensino Superior, Transtorno do Espectro Autista.

Resumo

Com o crescente número de estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista matriculados no Ensino Superior, esta Revisão Integrativa da Literatura objetivou analisar o processo de formação universitária do estudante com Transtorno do Espectro Autista, com ênfase em seu acesso, ingresso e permanência no Ensino Superior nas instituições educacionais brasileiras. Levando-se em conta o objetivo mencionado da pesquisa, as bases de dados Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde Scientific Electronic Library Online e Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior foram consultadas. Na amostragem obtida, foram recuperados 7 artigos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão, sendo estes considerados aptos à análise. A partir da leitura dos estudos, identificaram-se barreiras para a inclusão e permanência dos estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista, no contexto acadêmico, bem como possíveis estratégias foram apontadas para melhoria na acessibilidade. Conclui-se, portanto, haver uma lacuna na literatura nacional sobre intervenções baseadas em evidências especificamente projetadas para os estudantes universitários com Transtorno do Espectro Autista, no Brasil.

Biografia do Autor

Daniele de Oliveira Camalionte, Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho, Marília, SP

Mestranda na Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho, Marília, SP, Brasil.

Letícia Kondo, Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho, Marília, SP

Mestranda na Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho, Marília, SP, Brasil.

Aila Narene Dahwache Criado Rocha, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, Marília, SP

Professora doutora na Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, Marília, SP, Brasil.

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Publicado

2021-05-27

Como Citar

Camalionte, D. de O., Kondo, L., & Rocha, A. N. D. C. (2021). Estudantes do ensino superior com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão integrativa da literatura brasileira. Revista Educação Especial, 34, e26/1–24. https://doi.org/10.5902/1984686X64322

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico