Construindo personas de estudantes universitários com TEA no desenvolvimento colaborativo de Tecnologia Digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X87214

Palavras-chave:

Educação especial; , Ensino Superior; , Transtorno do Espectro Autista;, Tecnologias digitais.

Resumo

A inclusão acadêmica e psicossocial de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino superior, pode ser favorecida com suportes tecnológicos. As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) oferecem possibilidades de inclusão, colaboração e adequações personalizadas necessárias aos estudantes em geral, e ao autista em particular. Para suprir as necessidades desses estudantes e garantir uma experiência adequada no ambiente acadêmico, por meio da tecnologia, é fundamental conhecer esse público, compreender e compartilhar suas experiências e expectativas. Nesse sentido, o objetivo do artigo é discutir uma experiência de construção de personas de estudantes universitários com TEA, levando em conta suas motivações, dificuldades e estratégias de aprendizagem, no processo de criação colaborativa de tecnologia digital. Trata-se do recorte de uma pesquisa interdisciplinar - educação, psicologia, computação - de abordagem qualitativa, que visava ao desenvolvimento de uma tecnologia digital acessível para inclusão psicossocial e acadêmica de estudantes com TEA. Foram aplicadas entrevistas com oito estudantes com TEA de duas universidades brasileiras, baseadas na metodologia Pathy para análise dos dados e definição das personas. Como resultado, definiram-se três personas (personagens fictícios), que deram corpo às principais características - personalidades, motivações, frustrações, relação com tecnologias - dos sujeitos envolvidos, contemplando suas particularidades. A experiência de construção das personas evidenciou a relevância da participação ativa dos estudantes no processo de criação de tecnologias digitais alinhadas às suas reais necessidades e inclusão na vida acadêmica.

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Biografia do Autor

Regina Célia Hostins, Universidade do Vale do Itajaí

Mestre e doutora em Ciências da Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000; 2006). Realizou Pós-doutorado em 2013, no Institute of Education, University College  of London, Inglaterra, com a colaboração do Prof Dr Stephen Ball, no campo da Sociologia da Educação, desenvolvendo estudos sobre Abordagens Teórico-metodológicas na Pesquisa de Políticas Educacionais. É pesquisadora Produtividade - PQ-2 CNPq e professora tempo integral no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade do Vale do Itajaí, SC. Coordena o grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Educacionais, no qual desenvolve pesquisas, subsidiadas pelo CNPq, pela CAPES e FAPESC e participa como pesquisadora convidada no Laboratório Observatório de Práticas Escolares, (OPE/UDESC) e no Grupo de Pesquisa Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE/UFRRJ). Suas pesquisas têm sido direcionadas para dois eixos de investigação: 1. Políticas de Ensino superior (Graduação e Pós-Graduação); 2. Políticas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.

Adriana Gomes Alves, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2017), mestre em Engenharia de Produção (1999) e Bacharel em Ciências da Computação (1987) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atua como pesquisadora e professora da UNIVALI no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e no Mestrado Profissional em Psicologia (PPGP), nos cursos de graduação em Ciência da Computação, Engenharia de Computação e Design de Games. Integra o grupo de pesquisa Observatório de Políticas Educacionais, do qual é vice-líder, e o grupo Estudos e Pesquisas Tecnologias Aplicadas às Práticas Psicossociais. Coordena o uLAB – Laboratório Multiusuário de Design Universal que integra as áreas de computação, design, educação e psicologia para criação de soluções em Jogos Digitais, Tecnologias Assistivas e Desenho Universal de Aprendizagem para pessoas com deficiências, com abordagem de design participativo.

Nathalia Adriana de Oliveira, Universidade do Vale do Itajaí

Bacharel em Engenharia de Computação pela Universidade do Vale do Itajaí – Univali (2023), e pesquisadora no uLAB – Laboratório Multiusuário de Design Universal onde desenvolve pesquisa em Tecnologias Assistivas e Desenho Universal de Aprendizagem para pessoas com deficiências, com abordagem de design participativo. Atua como designer de experiência do usuário.

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Publicado

2024-12-27

Como Citar

Hostins, R. C., Alves, A. G., & Oliveira, N. A. . de. (2024). Construindo personas de estudantes universitários com TEA no desenvolvimento colaborativo de Tecnologia Digital. Revista Educação Especial, 37(1), e59/1–22. https://doi.org/10.5902/1984686X87214