Construindo personas de estudantes universitários com TEA no desenvolvimento colaborativo de Tecnologia Digital
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X87214Palavras-chave:
Educação especial; , Ensino Superior; , Transtorno do Espectro Autista;, Tecnologias digitais.Resumo
A inclusão acadêmica e psicossocial de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino superior, pode ser favorecida com suportes tecnológicos. As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) oferecem possibilidades de inclusão, colaboração e adequações personalizadas necessárias aos estudantes em geral, e ao autista em particular. Para suprir as necessidades desses estudantes e garantir uma experiência adequada no ambiente acadêmico, por meio da tecnologia, é fundamental conhecer esse público, compreender e compartilhar suas experiências e expectativas. Nesse sentido, o objetivo do artigo é discutir uma experiência de construção de personas de estudantes universitários com TEA, levando em conta suas motivações, dificuldades e estratégias de aprendizagem, no processo de criação colaborativa de tecnologia digital. Trata-se do recorte de uma pesquisa interdisciplinar - educação, psicologia, computação - de abordagem qualitativa, que visava ao desenvolvimento de uma tecnologia digital acessível para inclusão psicossocial e acadêmica de estudantes com TEA. Foram aplicadas entrevistas com oito estudantes com TEA de duas universidades brasileiras, baseadas na metodologia Pathy para análise dos dados e definição das personas. Como resultado, definiram-se três personas (personagens fictícios), que deram corpo às principais características - personalidades, motivações, frustrações, relação com tecnologias - dos sujeitos envolvidos, contemplando suas particularidades. A experiência de construção das personas evidenciou a relevância da participação ativa dos estudantes no processo de criação de tecnologias digitais alinhadas às suas reais necessidades e inclusão na vida acadêmica.
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