Jogos Digitais no Atendimento Educacional Especializado: um estudo com estudante que possui Transtorno do Espectro Autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X83806

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado, Autismo, Jogo Digital

Resumo

Os jogos digitais na educação inclusiva podem auxiliar nos contextos educacionais, principalmente para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), no atendimento educacional especializado. A partir desse contexto, o objetivo desse trabalho foi elaborar conceitos por meio de jogos digitais por estudante com TEA no Atendimento Educacional Especializado. A pesquisa foi caracterizada como colaborativa, centrada na Teoria Sócio-histórica. A pesquisa de campo foi realizada por meio de intervenções com o jogo digital Dr. Baguncinha, com participante que possui autismo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em atendimento em sala especializada. Os resultados da pesquisa foram fundamentados na resposta do sujeito participante frente à metodologia aplicada durante as atividades, com a utilização do jogo digital em questão. As práticas desenvolvidas durante as intervenções propiciaram ao estudante novas formas de aprender e internalizar conceitos, mediado por jogo e pelas educadoras, assim colaborando com o processo de ensino e aprendizagem em diferentes contextos educacionais.

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Biografia do Autor

Adriana Prado Santana Santos, Centro Universitário Leonardo da Vinci

Supervisora de disciplina EAD - Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Atua como membro do colegiado nos cursos de Licenciatura de Pedagogia e Letras Libras e como membro do Núcleo de Apoio Psicopedagógico - Nuap no Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI em Indaial SC. Mestre em Educação pela UNIVALI

Adriana Gomes Alves, Universidade do Vale do Itajaí

Professora e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade do Vale do Itajaí. Doutora em Educação pela UNIVALI.

Joao Coelho Neto, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino e do Centro de Ciéncias Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus de Cornélio Procópio.Pós-doutorando em Educação - UNIVALI.

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Publicado

2024-04-19

Como Citar

Santos, A. P. S., Alves, A. G., & Coelho Neto, J. (2024). Jogos Digitais no Atendimento Educacional Especializado: um estudo com estudante que possui Transtorno do Espectro Autista. Revista Educação Especial, 37(1), e13/1–21. https://doi.org/10.5902/1984686X83806