Discalculia: uma revisão sistemática de literatura nas produções brasileiras

Autores

  • Danieli Ferreira Guedes Escola Municipal Eunice Gatti Gomes
  • Marilia Bazan Blanco Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio
  • Joao Coelho Neto Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio http://orcid.org/0000-0002-6154-3266

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X29947

Palavras-chave:

Discalculia, Matemática, Revisão Sistemática de Literatura

Resumo

A discalculia é uma desordem específica nas habilidades aritméticas, relacionada a dificuldades na aquisição, na capacidade e habilidade de lidar com conceitos e símbolos matemáticos, sobretudo no reconhecimento numérico e raciocínio matemático, que afeta de 3% a 6% da população. O presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática das pesquisas referentes à discalculia, publicados no Portal de Periódicos da CAPES e Banco de Teses e Dissertações da CAPES, usando a palavra-chave “discalculia”. A pesquisa configura-se como uma revisão sistemática de literatura, e a partir dessa revisão, foi possível identificar que a discalculia é abordada em várias áreas do conhecimento; destacamos que foram encontrados trabalhos desde áreas computacionais, Fonoaudiologia e Genética, enquanto na área educacional estes são mais modestos. Constatou-se dentro da pesquisa realizada somente três artigos que apresentam propostas de intervenção que possam ser trabalhadas com indivíduos com dificuldades ou transtornos de aprendizagem da Matemática, mostrando a necessidade da realização de mais pesquisas.

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Biografia do Autor

Danieli Ferreira Guedes, Escola Municipal Eunice Gatti Gomes

Mestranda em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Marilia Bazan Blanco, Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio

Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino e do Centro de Ciéncias Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Joao Coelho Neto, Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio

Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino e do Centro de Ciéncias Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

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Publicado

2019-03-18

Como Citar

Guedes, D. F., Blanco, M. B., & Coelho Neto, J. (2019). Discalculia: uma revisão sistemática de literatura nas produções brasileiras. Revista Educação Especial, 32, e25/ 1–16. https://doi.org/10.5902/1984686X29947

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua