Intervenções psicopedagógicas e discalculia do desenvolvimento: uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Lanúzia Almeida Brum Avila PUCRS
  • Isabel Cristina Machado de Lara PUCRS
  • Valderez Marina do Rosário Lima PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X37223

Palavras-chave:

Discalculia do Desenvolvimento, Habilidades matemáticas, Intervenções psicopedagógicas.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise de teses, dissertações e artigos, no âmbito nacional, tendo como foco principal propostas de intervenções psicopedagógicas para estudantes do Ensino Fundamental com Discalculia do Desenvolvimento - DD, usando-se da Revisão Sistemática da Literatura - RSL, como método de pesquisa. Tem-se como questão guia de pesquisa “Como intervenções psicopedagógicas podem auxiliar estudantes do Ensino Fundamental com DD?”. Desse modo, o objetivo é verificar a existência de propostas psicopedagógicas para serem desenvolvidas com esses estudantes, potencializando e reabilitando as habilidades matemáticas em defasagem na DD. Para selecionar as produções, utilizou-se da base de dados Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD e em relação à seleção dos artigos, optou-se pelo Google Acadêmico. Evidencia-se que o Brasil ainda carece de pesquisas na área da Educação Matemática que tenham como preocupação a avaliação, pois a falta de instrumentos padronizados impede que os profissionais de fato compreendam especificamente as áreas debilitadas e estabeleçam um plano de intervenção eficaz para os estudantes em tratamento terapêutico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lanúzia Almeida Brum Avila, PUCRS

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2018). Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras (2007). Graduada em Pedagogia Orientação Educacional pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras (2003). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cognição e aprendizagem, transtorno bipolar, dificuldades de aprendizagem em leitura, escrita e matemática, transtornos de aprendizagem - Dislexia e Discalculia.

Isabel Cristina Machado de Lara, PUCRS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e possui graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993). Realizou seu Pós-Doutoramento no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, dedicando-se à pesquisa em Inovação e Interdisciplinaridade de Educação em Ciências e Matemática no século XXI. Atualmente é professora permanente no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática e da Faculdade de Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Participa do Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, como coordenadora da área de Matemática. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Discalculia e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Etnomatemática. Realiza palestras, oficinas e minicursos em formações continuadas de professores atuando principalmente nos seguintes temas: tendências atuais no ensino da matemática, uso de jogos, etnomatemática, resolução de problemas, avaliação no ensino da matemática e na formação de professores.

Valderez Marina do Rosário Lima, PUCRS

graduação em Licenciatura Em Ciências Primeiro Grau pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1977), graduação em Licenciatura Em Ciências Habilitação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com atividades docentes no Curso de Pedagogia da Escola de Humanidades. É professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (Escola de Humanidades) e em Educação em Ciências e Matemática (Escola de Ciências). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: educar pela pesquisa, ciências, feiras e clubes de Ciências, educação e avaliação, formação e continuada de professores.

Referências

AVILA, L. A. B. Avaliação e intervenções psicopedagógicas em crianças com indícios de Discalculia. Porto Alegre, 2017. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2017.

AVILA, L. A. B; LARA, I. C. M. Discalculia: Um mapeamento de artigos brasileiros. Abakós. Minas Gerais, v.6, p. 35-56, 2017.

GERSTMANN, J. Some notes on the Gerstmann syndrome. Neurology, p. 866-869, 1957.

KOSC, L. Developmentol Dyscalculia. Journal of Learning Disabilities can be found at, v. 7, n. 3, p.163-177, marc. 1974.

MYKLEBUST, H. R; JOHNSON, D. J. Dyslexia in Chindren. Exceptional Children, p. 14-25, 1962.

PICKERING, C.; BYRNE, J. The benefits of publishing systematic quantitative literature reviews for PhD candidates and other early career researchers. Higher Education Research and Development, v. 33, n. 3, 534-548, 2014.

Downloads

Publicado

2019-09-12

Como Citar

Avila, L. A. B., Lara, I. C. M. de, & Lima, V. M. do R. (2019). Intervenções psicopedagógicas e discalculia do desenvolvimento: uma revisão sistemática da literatura. Revista Educação Especial, 32, e80/ 1–21. https://doi.org/10.5902/1984686X37223

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico