Aprendizagem da Matemática por estudantes com Discalculia do Desenvolvimento: uma Revisão Sistemática da Literatura no período de 2003 a 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X85291

Palavras-chave:

Discalculia do Desenvolvimento, Aprendizagem da Matemática, Intervenções pedagógicas

Resumo

Este artigo tem como objetivos mapear pesquisas que trataram da aprendizagem Matemática de estudantes com Discalculia do Desenvolvimento (DD), nas teses e dissertações publicadas no período de 2003 a 2022 e evidenciar os tipos de DD nas produções investigadas. Trata-se de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), a partir de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, em âmbito nacional. Para localizaçãodos trabalhos, utilizou-se os seguintes descritores: “Discalculia”, “Discalculia do Desenvolvimento”. Tem-se como questões de pesquisa “Como teses e dissertações, publicadas no período de 2003 a 2022, abordaram o processo de aprendizagem da Matemática pelos estudantes com DD?” e “Quais os tipos de DD foram trabalhados nas produções que investigamos?”. Baseadas na análise de conteúdo, as pesquisas foram agrupadas em três categorias, a saber: Materiais manipuláveis, materiais concretos e/ou jogos em aulas de Matemática; Uso de problemas nas aulas de Matemática; Uso de tecnologias digitais nas aulas de Matemática. Os resultados apontam que as pesquisas sobre a aprendizagem da Matemática para estudantes com DD têm trazido a utilização de materiais manipuláveis, materiais concretos, jogos, resolução deproblemas, bem como a utilização da tecnologia por meio de softwares e jogos digitaiscomo auxiliadores na aprendizagem desses sujeitos. E focam mais na Discalculia dos tipos operacional, practognóstica e ideognóstica. A Discalculia do tipo léxica, verbal e gráfica são muito menos trabalhadas.

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Biografia do Autor

Bruno Barros dos Passos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestrando em Ensino (PPGEn) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2021). Possui experiência profissional na Educação Básica, em turmas de Ensino Fundamental II. Foi bolsista CAPES pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Foi monitor do Programa de Fortalecimento da Aprendizagem do Estudante (PROFAE). Foi residente bolsista do Programa Residência Pedagógica. É membro do Grupo de Pesquisa Práticas Colaborativas em Matemática - Lesson Study (PRACOMAT-LS). Tem desenvolvido pesquisas relacionadas à Educação Matemática Inclusiva, Síndrome de Down, Ensino e Aprendizagem de Matemática, Lesson Study e Discalculia do Desenvolvimento.

Roberta D’Angela Menduni-Bortoloti, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2016). Desde 2005, é professora em regime de dedicação exclusiva no Departamento de Ciência Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atua como professora no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn/UESB). Tem experiência na área de Educação Matemática, cujas pesquisas são em Psicologia da Educação Matemática, Alfabetização Matemática, Análise de Erros, Matemática para o Ensino e grupos colaborativos. Atua na formação de professores que ensinam matemática. Atualmente tem coordenado o grupo de pesquisa PRACOMAT - Práticas Colaborativas em Matemática com objetivo de melhoria do ensino e da aprendizagem em matemática. Este grupo se apresenta em três frentes de pesquisa: 1) o Lesson Study e suas potencialidades; 2) reaprender matemática quando lidamos com a Educação Especial (Discalculia) na perspectiva da Inclusão e 3) Matemática para o Ensino. Desde 2019 está coordenando o projeto de pesquisa "Professores da Universidade e da Educação básica colaborando com o ensino de matemática", aprovado pelo CNPq. 

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Publicado

2024-04-12

Como Citar

Passos, B. B. dos, & Menduni-Bortoloti, R. D. (2024). Aprendizagem da Matemática por estudantes com Discalculia do Desenvolvimento: uma Revisão Sistemática da Literatura no período de 2003 a 2022. Revista Educação Especial, 37(1), e12/1–30. https://doi.org/10.5902/1984686X85291

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico