Panorama sobre a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva no Rio Grande do Norte: análise descritiva dos microdados do Censo Escolar da Educação Básica (2008-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X93030

Palavras-chave:

Políticas públicas educacionais, Inclusão escolar, Censo Escolar

Resumo

Este artigo analisa os efeitos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI/2008) nos contextos do Rio Grande do Norte e da sua capital Natal. Inicialmente, foram feitas revisões bibliográfica e documental e levantamento e análise dos microdados do Censo Escolar da Educação Básica (2008-2023), com foco nas matrículas de estudantes público-alvo da Educação Especial (PAEE) e na oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Fundamentada no materialismo histórico-dialético, a análise compreende o Estado como expressão das contradições de classe e das disputas pela hegemonia, mediadas pela sociedade civil, que opera como espaço de difusão ideológica e conformação das políticas públicas.Constatou-se crescimento nas matrículas de estudantes PAEE no ensino regular, bem como ampliação da oferta de AEE em escolas comuns e exclusivas. Contudo, esses avanços não superam o caráter seletivo e excludente do sistema, marcado pela insuficiência de instituições com AEE e pela permanência de um modelo educacional paralelo. A presença marcante de instituições privadas, tanto na manutenção de escolas especiais quanto na execução do AEE, revela a persistência de uma lógica dual, contraditória ao princípio da inclusão plena. Diante disso, torna-se urgente problematizar a efetividade da política em curso e seus limites estruturais, exigindo do Estado um compromisso real com a universalização do direito à educação, sob a perspectiva da justiça social e da superação das desigualdades que atravessam historicamente o campo da Educação Especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Paulo Dantas Azevedo, Universidade Federal do Paraná

Licenciado em Ciências Biológicas (2014), com período-sanduíche na Universidade de Coimbra (2012) e na Université Lille 1 (2013-2014) e bacharel em Ecologia (2022) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela UFRN (2024). Exerceu o cargo de professor de Ciências Naturais da rede privada de ensino no município de Ceará-Mirim/RN (2015-2024). Tem experiência na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nas seguintes temáticas: educação científica na perspectiva da educação inclusiva, abordagem CTS, controvérsias sociocientíficas, cienciometria e ensino por investigação.

Carla Giovana Cabral, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É professora associada na Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/ECT) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM). Tem pós-doutorado em História das Ciências (Interdisciplinar em Ciências Humanas) (2009) e em Educação em Ciências e Museus/ Educação para a Sustentabilidade (Universidade de Coimbra); doutorado em Educação Científica e Tecnológica (2006); mestrado em Literatura (1998); e graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (1995). Foi bolsista de mestrado do CNPq e de doutorado da Capes. Suas áreas de atuação são Estudos de Gênero e Feminismos; Estudos Feministas da Ciência e da Tecnologia; Gênero e Educação; Gênero e Música; Educação Científica e Tecnológica. Coordena o Grupo de Pesquisa Pandora - Democracia e Gênero em Ciência e Tecnologia, na Escola de Ciências e Tecnologia. É pesquisadora associada ao grupo "Meios de Comunicação e Educação, do Centro de Educação da UFRN; e ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Música da UFRN (Grumus), da Escola de Música, também na UFRN. Integra a Rede Brasileira de Mulheres Cientistas (RBMC) e a CALEIDOSCÓPIO- Rede Nacional de Estudos e Pesquisas Feministas, Transfeministas, Antirracistas, Interdisciplinares e Decoloniais.

Referências

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 25 fev. 2025.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 25 fev. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 26 fev. 2025.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto n° 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências.Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 nov. 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 25fev. 2025.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n° 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dá outras providências.Diário Oficial da União, Brasília, DF, 4 abr. 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 25 fev. 2025.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n° 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 jul. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 25fev. 2025.

FERREIRA, Júlio Romero. A construção escolar da deficiência mental. 1989. 168 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1989. DOI: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.1989.17962. Disponível em:https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/17962. Acesso em: 17 abr. 2025.

GATTI, Bernadete Angelina. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 11-30, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000100002. Disponível em:https://www.scielo.br/j/ep/a/XBpXkMkBSsbBCrCLWjzyWyB/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 fev. 2025.

GARCIA, Rosalba Maria Cardoso; MICHELS, Maria Helena. A política de educação especial no Brasil (1991-2011): uma análise da produção do GT15 – educação especial da Anped. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 17, n. spe. 1, p. 105-124, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382011000400009. Disponível em:https://www.scielo.br/j/rbee/a/G89VhYqSyh7VqLbhb5hF4Xm/abstract/?lang=pt. Acesso em: 6 fev. 2025.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere (Vol. 1): Introdução ao estudo da filosofia. A filosofia de Benedetto Croce. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2022.

KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional. Educar em Revista, Curitiba, v. 41, p. 61-79, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602011000300005. Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/277834400_Educacao_especial_na_perspectiva_da_educacao_inclusiva_desafios_da_implantacao_de_uma_politica_nacional. Acesso em: 19 fev. 2025.

MACHADO, Tereza. Modelo Educacional: uma opção. In: PEREIRA, Olívia et al. Educação especial: atuais desafios. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

MANZINI, Eduardo José. Política de educação especial: considerações sobre público-alvo, formação de professores e financiamento. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 2, p. 810-824, 2018. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.unesp.v22.nesp2.dez.2018.11914. Disponível em:https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11914. Acesso em: 29 mar. 2025.

NATAL. Secretaria Municipal de Educação. Conselho Municipal de Educação. Resolução nº 05/2009. Fixa normas relativas à educação das pessoas com necessidades educacionais especiais no Sistema Municipal de Ensino de Natal/RN. Diário Oficial do Município, Natal, RN, 29 dez. 2009. Disponível em: https://natal.rn.gov.br/storage/app/media/sme/cme-resolucao2009005.pdf. Acesso em: 15 abr. 2025.

NATAL. Secretaria Municipal de Educação. Portaria nº 193/2014. Estabelece normas para avaliação do processo de ensino e aprendizagem da Rede Municipal de Ensino de Natal/RN, em observância às disposições da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, da Lei nº 12.796, de 04 de abril de 2013 e da Resolução nº 004/2007, publicada em 18 de janeiro de 2008, do Conselho Municipal de Educação. Diário Oficial do Município, Natal, RN, 30 dez. 2014. Disponível em: https://www2.natal.rn.gov.br/_anexos/publicacao/dom/dom_20141230.pdf. Acesso em: 19 abr. 2025.

NATAL. Lei nº 6.603, de 01 de abril de 2016. Aprova o Plano Municipal de Educação do município do Natal e dá outras providências. Diário Oficial do Município, Natal, RN, 5 abr. 2016. Disponível em:https://leismunicipais.com.br/a/rn/n/natal/lei-ordinaria/2016/661/6603/lei-ordinaria-n-6603-2016-aprova-o-plano-municipal-de-educacao-do-municipio-do-natal-e-da-outras-providencias. Acesso em: 21 abr. 2025.

PEREIRA, Olívia. Princípios de normalização e de integração na educação dos excepcionais. In: PEREIRA, Olívia et al. Educação especial: atuais desafios. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. p. 01-09.

PLETSCH, Márcia Denise; OLIVEIRA, Mariana Corrêa Pitanga de. Políticas de educação inclusiva: considerações sobre a avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. Revista Educação, Artes &Inclusão, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 125-137, 2015. DOI: https://doi.org/10.5965/198431781022014125. Disponível em:https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/5846. Acesso em: 27 fev. 2025.

PLETSCH, Márcia Denise; PAIVA,Carla de. Por que as escolas continuam “laudando” alunos com deficiência intelectual? Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 31, n. 63, p. 1039-1053, 2018. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X32902. Disponível em:https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/32902. Acesso em: 5 abr. 2025.

RAFANTE,HeulaliaCharalo. História e política da educação especial no Brasil: bases teórico-metodológicas e resultados de pesquisa. Revista Educação PUC-Campinas, Campinas, v. 21, n.2, p. 149-161,2016. DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n2a2786. Disponível em:https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/2786. Acesso em: 30 mar. 2025.

RAFANTE, HeulaliaCharalo. Política de educação especial no Brasil: a relação entre o Estado, a sociedade civil e as agências internacionais na criação do CENESP. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37, 2015, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Anped, 2015. p. 01-17. Disponível em: https://www.anais.anped.org.br/biblioteca/item/politica-de-educacao-especial-no-brasil-relacao-entre-o-estado-sociedade-civil-e. Acesso em: 31 mar. 2025.

RIO GRANDE DO NORTE. Lei nº 10.049, de 27 de janeiro de 2016. Aprova o Plano Estadual de Educação do Rio Grande do Norte (2015-2025) e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 27 jan. 2016. Disponível em: https://adcon.rn.gov.br/ACERVO/seec/DOC/DOC000000000103587.pdf. Acesso em: 2 abr. 2025.

RIO GRANDE DO NORTE. Secretaria de Estadoda Educação e da Cultura. Conselho Estadual de Educação. Resolução nº 03/2016, de 23 de novembro de 2016. Fixa normas para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade de Educação Especial. Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 10 dez. 2016. Disponível em: https://www.diariooficial.rn.gov.br/dei/dorn3/docview.aspx?id_jor=00000001&data=20161210&id_doc=557370. Acesso em: 2 abr. 2025.

RIO GRANDE DO NORTE. Secretaria de Estado da Educação e da Cultura. Portaria-SEI nº 4522, de 26 de setembro de 2024. Institui diretrizes para a modalidade da Educação Especial Inclusiva, na Educação Básica da Rede Pública de Ensino do Estado do Rio Grande do Norte.Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 27 set. 2024. Disponível em: https://webdisk.diariooficial.rn.gov.br/Jornal/12024-09-27.pdf. Acesso em: 5 abr. 2025.

SILVA, Raquel Medeiros da; CENCI, Adriane. A Gestão da Educação Especial Inclusiva no Município do Natal e no Estado do Rio Grande do Norte. Revista Letra Magna, [S. l.], v. 18, n. 30, p. 24-44, 2022. DOI: https://doi.org/10.47734/lm.v18i30.2146. Disponível em:https://ojs.ifsp.edu.br/magna/article/view/2146. Acesso em: 12 abr. 2025.

SOUZA, Flávia Faissal de; PLETSCH, Márcia Denise. A relação entre as diretrizes do sistema das Nações Unidas (ONU) e as políticas de educação inclusiva no Brasil. Ensaio, Rio de Janeiro, v. 97, p. 1 - 23, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002500887. Disponível em:https://www.scielo.br/j/ensaio/a/7dvMYywhKCgCSwjk4ZFSW5g/abstract/?lang=pt. Acesso em: 8 abr. 2025.

UNICEF. Declaração sobre Educação para Todos. Conferência de Jomtien. Tailândia, 1990. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10230.htm. Acesso em: 10mar. 2025.

VIZZOTTO, Patrick Alves. Um panorama sobre as licenciaturas em Física do Brasil: Análise descritiva dos Microdados do Censo da Educação Superior do INEP. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, p. e20200376, 2021. DOI: https://doi.org.br/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0376. Disponível em:https://www.scielo.br/j/rbef/a/YJK8m9kPLvpJhgsqbdnBbZd/abstract/?lang=pt. Acesso em: 29 abr. 2025.

ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia da Pesquisa. 2ª ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2013.

Downloads

Publicado

2025-10-10

Como Citar

Azevedo, J. P. D., & Cabral, C. G. (2025). Panorama sobre a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva no Rio Grande do Norte: análise descritiva dos microdados do Censo Escolar da Educação Básica (2008-2023). Revista Educação Especial, 38(1), e63/01–23. https://doi.org/10.5902/1984686X93030

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.