Significações da coordenação de curso sobre o processo formativo de professores em Educação Especial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X87690

Palavras-chave:

Educação Especial, Marerialismo Histórico-Dialético, Psicologia Sócio-Histórica

Resumo

Este estudo aborda a formação inicial em cursos de Licenciatura em Educação Especial.  Trata-se da apresentação crítico-reflexiva de alguns resultados da tese de doutorado da primeira autora deste estudo. Teve como objetivo principal apreender as significações da coordenação de curso sobre o processo formativo de professores em Educação Especial. Esta pesquisa contou com a participação voluntária de uma coordenadora de um curso de Licenciatura em Educação Especial vinculado à uma Instituição de Ensino Superior (IES) federal na modalidade presencial. Para tanto, a entrevista semiestruturada foi o instrumento de pesquisa utilizado. A aplicação deu-se através de gravação de áudio e imagem, via plataforma do Google Meet. No que se refere à produção de dados, utilizamos      os Núcleos de Significação. Pontuamos que, na etapa de produção dos dados, estávamos vivenciando o período pandêmico da COVID-19. Acerca disso, tornou-se um recorte analítico envolvendo as implicações desse período na formação dos professores. Quanto à interpretação dos dados, utilizamos algumas categorias do Materialismo Histórico-Dialético e da Psicologia Sócio-Histórica. As categorias utilizadas nesta análise foram: trabalho, totalidade e historicidade, mediação e contradição, sentido e significado. Os principais resultados apontam que, possivelmente, as disciplinas didático-metodológicas são mais priorizadas, enquanto as disciplinas teórico-políticas são secundarizadas durante o processo de ensino-aprendizagem de licenciandos, com base na formação por competências. Concluímos que a atuação do Núcleo Docente Estruturante (NDE) é fundamental na formação de professores, pois pode potencializar a transversalidade, perpassando o conceito de interseccionalidade no decorrer da produção de ações pedagógicas inclusivas dentro do curso ao longo da formação de professores.

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Biografia do Autor

Raíssa Matos Ferreira, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas.

Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Universidade Federal de Alagoas

Professora doutora na Universidade Federal de Alagoas.

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Publicado

2025-01-12

Como Citar

Ferreira, R. M., & Fumes, N. de L. F. (2025). Significações da coordenação de curso sobre o processo formativo de professores em Educação Especial. Revista Educação Especial, 38(1), e2/1–23. https://doi.org/10.5902/1984686X87690

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