Vivências de universitárias com deficiência em tempos de ensino remoto em decorrência da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X67940

Palavras-chave:

Vivências, Universitárias com deficiência, Psicologia Sócio-Histórica

Resumo

Esta pesquisa versa sobre as vivências de universitárias com deficiência em relação ao ensino remoto. Teve como objetivo analisar as vivências de universitárias com deficiência de uma universidade da Região Nordeste brasileira acerca do ensino remoto implementado em decorrência da pandemia da COVID-19, além de apreender as diferentes mediações desse processo, respaldando-se nos pressupostos da Psicologia Sócio-Histórica. Trata-se de um estudo quali-quantitativo. Para tanto, 12 universitárias com deficiência responderam a um questionário on-line, cujos dados foram analisados por meio da análise de conteúdo temática, e interpretados a partir do referencial teórico-metodológico adotado neste estudo. Os resultados apontaram para a falta de assistência e de acompanhamento especializado provenientes da gestão da universidade e do Núcleo de Acessibilidade (NAC), além de mostrarem as barreiras enfrentadas no acesso à tecnologia, aulas on-line, recursos e materiais acessíveis. Como conclusão, constatou-se que a pandemia da COVID-19 impactou na formação profissional das universitárias, agravando as desigualdades existentes e provocando ainda mais invisibilidade das mulheres com deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samara Louise da Cunha Silva, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Letras-Libras pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Raíssa Matos Ferreira, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Universidade Federal de Alagoas

Professora doutora na Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Referências

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de; BOCK, Ana Mercês Bahia. Contribuições da Psicologia Sócio-Histórica ao estudo da teoria das Representações Sociais. Educação e Cultura Contemporânea, v. 5, n. 11, p. 87-104, jul./dez. 2008. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/7428/479663100. Acesso em: 25 jul. 2021.

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de; MACHADO, Virgínia Campos. Psicologia Sócio-histórica como fundamento para a compreensão das significações da atividade docente. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 33, n. 2, p. 261-270, abr./ jun. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/9j9Dk8S6PjT7MGjnNZTRKBr/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 jul. 2021.

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de; OZELLA, Sergio. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 94, n. 236, p. 299-322, jan./abr. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/Y7jvCHjksZMXBrNJkqq4zjP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 02 ago. 2021.

BARRETO, Andreia Cristina Freitas; ROCHA, Daniele Santos. COVID 19 e educação: resistências, desafios e (im)possibilidades. Revista Encantar-Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, p. 01-11, jan./dez. 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8480. Acesso em: 22 jun. 2021.

BATISTA, Marcus Welby; ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Inclusão escolar e deficiência mental: análise da interação social entre companheiros. Estudos de Psicologia, v. 9, n. 1, p. 01-111, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/epsic/v9n1/22386.pdf. Acesso em: 01 ago. 2021.

BRASIL. Lei nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências, 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm. Acesso em: 01 jul. 2021.

BRASIL. Lei nº 13.146 de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 01 jul. 2021.

BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19, 2020a. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 17 jun. 2021.

BRASIL. Lei nº 13.979 de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019, 2020b. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-13.979-de-6-de-fevereiro-de-2020-242078735. Acesso em: 29 ago. 2021.

BRASIL. A quarentena na COVID-19: orientações e estratégias de cuidado. Ministério da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, 2020c. Disponível em: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/coronavirus/saude-mental-em-tempos-de-coronavirus/. Acesso em: 01 ago. 2021.

BRASIL. Censo da Educação Superior 2019. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Brasília, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2019.pdf. Acesso em: 03 jul. 2021.

CETIC (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação). Pesquisa sobre o uso da Internet no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus - Painel TIC COVID-19 - Edição 2. Disponível em: https://cetic.br/pt/tics/tic-covid-19/painel-covid-19/2-edicao/C8W/. Acesso em: 22 jun. 2021.

DANTAS, Taísa Caldas; SILVA, Jackeline Susann Souza; CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. Entrelace entre gênero, sexualidade e deficiência: uma história feminina de rupturas e empoderamento. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 20, n. 4, p. 555-568, out./dez. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/bV7h6MQqf7VyQ5Y93RYrBdw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 jul. 2021.

FERNANDES, Edicléa Mascarenhas; MONTEIRO, Felipe Vieira; OLIVEIRA, Aida Guerreiro de Oliveira. Acessibilidade educacional, comunicacional e social em tempos de pandemia: desafios e perspectivas. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 6, n. especial, p. 245-263, jun./out 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/51912/35599. Acesso em: 01 jul. 2021.

FLICK, Uwe. Coleta de dados: abordagens quantitativas e qualitativas. In: FLICK, Uwe. Introdução a metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 107-132.

GESSER, Marivete. Gênero, corpo e sexualidade: processos de significação e suas implicações na constituição de mulheres com deficiência física. Tese de doutorado (Doutorado em Psicologia) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/94256/277153.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 29 jan. 2021.

GONÇALVES, Maria da Graça Marchina. A psicologia como ciência do sujeito e da subjetividade: o debate pós-moderno. In: BOCK, Ana Mercês Bahia; GONÇALVES, Maria da Graça Marchina; FURTADO, Odair (orgs). Psicologia socio-histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. São Paulo: Cortez, 2007. p. 53-73.

LIBERALI, Fernanda Coelho; FUGA, Valdite Pereira. A importância do conceito de perezhivanie na constituição de agentes transformadores. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 35, n. 4, p. 363-373, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/z798bm9crSRPwzgTQ9FRCsD/?lang=pt. Acesso em: 22 jun. 2021.

LIMA, Paula Marcia de; CARVALHO, Carolina Freire de Carvalho. A Psicoterapia Socio-Histórica. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, n. 33, p. 154-163, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pcp/v33nspe/v33speca15.pdf. Acesso em: 18 fev. 2021.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suelly Ferreira; NETO, Otávio Cruz; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

PERLIN, Gladis Teresinha; VILHALVA, Shirley. Mulher surda: elementos ao empoderamento na política afirmativa. Revista Fórum, Rio de Janeiro, n. 33, p. 146-160, 2016. Disponível em: https://www.ines.gov.br/seer/index.php/forum-bilingue/article/view/89/74. Acesso em: 27 jan. 2021.

SAMPIERI, Roberto Hernández. Métodos mistos. In: SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández Collado; LUCIO, Maria Del Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 548-604.

SILVA, Jackeline Susann Souza da. A sombra da discriminação e as barreiras de gênero no cotidiano de mulheres com deficiência na universidade. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 33, p. 01-24, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/38311/pdf. Acesso em: 25 jul. 2021.

SOUZA, Flavia Faissal de; DAINEZ; Débora. Educação Especial e Inclusiva em tempos de pandemia: o lugar de escola e as condições do ensino remoto emergencial. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2016303, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/894/89462860084/89462860084.pdf. Acesso em: 25 jul. 2021.

TOASSA, Gisele. Emoções e vivências em Vigotski: investigação para uma perspectiva histórico-cultural. 2009. 348f. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-19032009-100357/pt-br.php. Acesso em: 02 ago. 2021.

TOASSA, Gisele. As vivências: questões de tradução, sentidos e fontes epistemológicas no legado de Vigotski. Psicologia USP, São Paulo, v. 21, n. 4, p. 757-779, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusp/a/bPxr5fZsGdMtYv9XtNHTGdP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 02 ago. 2021.

VASCONCELLOS-SILVA, Paulo R.; CASTIEL, Luis David. COVID-19, as fake news e o sono da razão comunicativa gerando monstros: a narrativa dos riscos e os riscos das narrativas. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 7, p. 01-12, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/d6ZXNpddtmjgNjRtKMDY4bR/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 30 jun. 2021.

Downloads

Publicado

2023-05-23

Como Citar

Silva, S. L. da C., Ferreira, R. M., & Fumes, N. de L. F. (2023). Vivências de universitárias com deficiência em tempos de ensino remoto em decorrência da COVID-19. Revista Educação Especial, 36(1), e28/1–28. https://doi.org/10.5902/1984686X67940