Vivências de pessoas com autismo que concluíram o Ensino Superior: uma investigação em Porto Velho/RO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X70200

Palavras-chave:

Autismo, Defectologia, Ensino Superior

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa que investigou as vivências de um grupo de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que concluiu o Ensino Superior, identificando fatores associados a essa conclusão. O trabalho se justifica pela necessidade de mais pesquisas relacionadas ao sucesso escolar de pessoas com autismo na Educação brasileira, em especial, no Ensino Superior. A presente investigação se baseou na Teoria Histórico-Cultural, especialmente, nos postulados de Vigotski acerca da Defectologia. A pesquisa foi realizada em Porto Velho, capital de Rondônia, e os critérios adotados para a seleção dos participantes foram: serem pessoas diagnosticadas com autismo, serem egressas do Ensino Superior e aceitarem participar do estudo. O instrumento utilizado para coletar os dados foi a entrevista semiestruturada e os dados coletados foram organizados e analisados via abordagem dialética, mediante a unidade de análise Relação entre vivências e seus processos de escolarização, composta por dois eixos de análise: i. Contexto histórico-cultural das vivências da pessoa com TEA e ii. O desenvolvimento da pessoa com TEA e seus processos de escolarização. A unidade de análise, com base nos achados revelados e nas contradições percebidas, indica que as relações com os familiares se constituíram no fator mais determinante para que as três pessoas com autismo participantes da pesquisa obtivessem sucesso escolar e conseguissem concluir o Ensino Superior. O acompanhamento de profissionais e a medicação adequada também foram fatores preponderantes. Mas é necessária a ressalva de que nem todas as pessoas dispõem de um meio social propício a esse tipo de apoio.

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Biografia do Autor

Kétila Batista da Silva Teixeira, Federal University of Rondônia

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Rondônia (PPGE/UNIR). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia - Campus Porto Velho. Pós-graduação em Gestão Escolar pela Faculdade Dom Alberto.  Professora efetiva do município de Porto Velho (RO). Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Psicologia Educacional e Processos Formativos, cujas linhas de pesquisa que faz parte são Pesquisas Intervenção e Teoria Histórico-Cultural da Atividade. Porto Velho, Rondônia, Brasil. 

Rafael Fonseca de Castro, Federal University of Rondônia

É Doutor e Mestre em Educação pela UFPel, tendo realizado estágio doutoral na Universität Siegen (Alemanha) e participado do III International Summer University for PhD Students na Moscow State University (Rússia). Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia e em Bacharelado em Ciência da Computação (UCPel) e é Especialista em Educação (UFPel) e em Linguagens Verbais e Visuais (IF-Sul). Tem pós-doutorado em Ensino de Ciências e Humanidades pela UFAM. Atualmente, atua como Professor do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), onde também está vinculado como Docente Permanente ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEProf). É líder do Grupo de Pesquisa HISTCULT "Educação, Psicologia Educacional e Processos Formativos" da UNIR. Porto Velho, Rondônia, Brasil.

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Publicado

2023-08-16

Como Citar

Teixeira, K. B. da S., & Castro, R. F. de. (2023). Vivências de pessoas com autismo que concluíram o Ensino Superior: uma investigação em Porto Velho/RO. Revista Educação Especial, 36(1), e49/1–27. https://doi.org/10.5902/1984686X70200