Concepções que fundamentam os sentidos atribuídos por educadores à inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro do autismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X71892

Palavras-chave:

Transtorno do espectro do autismo, Desenvolvimento humano, Formação de educadores

Resumo

Este artigo tem como foco a formação de professores e de outros profissionais da educação que atuam na escolarização de alunos com transtorno do espectro do autismo (TEA). É apresentado um estudo desenvolvido com o objetivo de identificar e analisar, no processo de formação de educadores, indícios das relações entre os sentidos atribuídos por eles à inclusão escolar de alunos com TEA e as concepções de desenvolvimento humano e de deficiência. Esse estudo integra uma pesquisa-formação, na qual as narrativas autobiográficas foram empregadas como instrumento investigativo e formativo. Durante cinco meses, foram realizados dez encontros de formação on-line, dos quais participaram 29 educadores de uma escola estadual de educação básica. As narrativas dos participantes e suas falas mobilizadas no processo formativo foram analisadas com base no método histórico-genético e no paradigma indiciário. A análise dos dados permitiu inferir que o modo como alguns educadores compreendem a escolarização de alunos com TEA está relacionado a concepções de desenvolvimento humano e de deficiência que valorizam apenas os aspectos biológicos, as quais têm sustentado práticas escolares homogeneizadoras. Entretanto, também foram encontrados indícios de que há educadores que têm buscado promover mudanças no processo de ensino e aprendizagem que atendam às necessidades dos alunos com TEA, pautando seu trabalho por concepções que consideram a interação entre fatores biológicos, culturais, sociais e individuais na constituição do indivíduo. Ao possibilitarem a expressão de diferentes concepções, as narrativas autobiográficas mostraram-se potencializadoras de reflexões a respeito dos sentidos atribuídos à inclusão escolar de alunos com TEA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cibele Moreira Monteiro, Federal University of Itajubá

Doutoranda em Educação pela Universidade São Francisco (USF), mestra em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e graduada em Letras pelo Centro Universitário de Itajubá (2001). Docente da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

Endereço: Rua Prefeito Tigre Maia, 970. BPS. Itajubá - MG.

Telefone: (35)99921-2009.

Ana Paula de Freitas, Universidade São Francisco

Doutora e mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco (USF). Bolsista Produtividade CNPq nível 2.

Endereço: Av. Senador Lacerda Franco, 360. Centro. Itatiba - SP.

Telefone: (19)99786-6193. 

Referências

AGUIAR, Thiago Borges de; FERREIRA, Luciana Haddad. Paradigma indiciário: abordagem narrativa de investigação no contexto da formação docente. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/74451/43496. Acesso em: 29 jun. 2022.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Tradução de Maria Inês Corrêa Nascimento et al. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

ANGELUCCI, Carla Biancha. Medicalização das diferenças funcionais – continuísmos nas justificativas de uma educação especial subordinada aos diagnósticos. Nuances: estudos sobre educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 1, p. 116-134, jan./abr. 2014. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/viewFile/2745/2521. Acesso em: 11 mar. 2022.

ASSUNÇÃO, Ada Ávila; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Intensificação do trabalho e saúde dos professores. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 107, p. 349-372, maio/ago. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/fdCjfWkF8XYXTfyXGcgCbGL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 jun. 2022.

BAKHTIN, Mikhail Mjkhailovitch. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.

BISOL, Cláudia Alquati; PEGORINI, Nicole Naji; VALENTINI, Carla Beatris. Pensar a deficiência a partir dos modelos médico, social e pós-social. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 24, n. 1, p. 87-100, jan./abr. 2017. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6804/4367. Acesso em: 10 mar. 2022.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 21 fev. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf. Acesso em: 21 fev. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 21 fev. 2022.

BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Brasília: Presidência da República, 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 21 fev. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Brasília: Presidência da República, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 21 fev. 2022.

CAMARGO, Síglia Pimentel Höher et al. Desafios no processo de escolarização de crianças com autismo no contexto inclusivo: diretrizes para formação continuada na perspectiva dos professores. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, p. 1-22, 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/edur/v36/1982-6621-edur-36-e214220.pdf. Acesso em: 23 fev. 2022.

CANGUILHEM, Geroges. O normal e o patológico. Tradução de Mana Thereza Redig de Carvalho Barrocas. 6. ed. rev. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

CHRISTMANN, Morgana; PAVÃO, Sílvia Maria de Oliveira. A inerência do diagnóstico clínico na produção de (in)exclusão educacional. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 40, n. 3, p. 1-12, 2018. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/31628/751375137831. Acesso em: 01 mar. 2022.

DAINEZ, Débora. Constituição humana, deficiência e educação: problematizando o conceito de compensação na perspectiva histórico-cultural. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.

DAINEZ, Débora. Desenvolvimento e deficiência na perspectiva histórico-cultural: contribuições para educação especial e inclusiva. Revista de Psicología, Santiago, v. 26, n. 2, p. 1-10, 2017. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/pdf/revpsicol/v26n2/0719-0581-revpsicol-26-02-00151.pdf. Acesso em: 13 mar. 2022.

DAINEZ, Débora; SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A função social da escola em discussão, sob a perspectiva da educação inclusiva. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, p. 1-18, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/Sjfzqqk3cBv47szKzLpdJWD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 mar. 2022.

DINIZ, Debora. O que é deficiência. São Paulo: Brasiliense, 2012.

FARIA, Paula Maria Ferreira de; CAMARGO, Denise de. Vigotski e as implicações da teoria histórico-cultural no contexto escolar. In: CAMARGO, Denise de; FARIA, Paula Maria Ferreira de (org.). Vigotski e a inclusão: contribuições ao contexto educacional. Curitiba: Travessa dos Editores, 2018. p. 11-26.

FREITAS, Ana Paula de. A narrativa (auto)biográfica como meio/modo de elaboração de conhecimento de alunas de Pedagogia no contexto da educação inclusiva. In: BERNARDES, Maria Eliza Mattosinho (org.). Narrativas e psicologia da educação: pesquisa e formação. São Paulo: Terracota, 2019. p. 43-66.

FREITAS, Ana Paula de; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar; CAMARGO, Evani Andreatta Amaral. Contradições no/do cotidiano escolar: professores e alunos com deficiência diante do ensino na diversidade. Horizontes, Itatiba, v. 33, n. 2, p. 27-36, jul./dez. 2015. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/245/91. Acesso em: 21 mar. 2022.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Tradução de Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

GÓES, Maria Cecília Rafael de. As relações intersubjetivas na construção de conhecimentos. In: GÓES, Maria Cecília Rafael de; SMOLKA, Ana Luiza Bustamante (org.). A significação nos espaços educacionais: interação social e subjetivação. Campinas: Papirus, 1997. p. 11-28.

GUARESCHI, Taís; NAUJORKS, Maria Inês. A educação do garoto selvagem de Aveyron e a proposta contemporânea de escolarização de alunos com transtorno do espectro autista: possibilidades de leitura. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 29, n. 56, p. 609-620, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/23725/pdf. Acesso em: 27 mar. 2022.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Tradução de José Cláudino e Júlia Ferreira. São Paulo: Cortez, 2004.

JOSSO, Marie-Christine. Caminhar para si. Tradução de Albino Pozzer. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

KUBASKI, Cristiane; POZZOBON, Fabiana Medianeira; RODRIGUES, Tatiane Pinto. Investigando a qualidade da inclusão de alunos com autismo nos anos iniciais. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPEd, 2015. p. 1-18. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt15-4422.pdf. Acesso em: 01 mar. 2022.

LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. Confrontando a norma: modos de participação de crianças com transtorno do espectro do autismo na escola. Horizontes, Itatiba, v. 36, n. 3, p. 111-120, set./dez. 2018. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/709/308. Acesso em: 02 mar. 2022.

LEANDRO, Everaldo Gomes; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. O paradigma indiciário para análise de narrativas. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, p. 1-28, 2021. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/74611/43513. Acesso em: 28 jun. 2022.

MARTINS, Alessandra Dilair Formagio; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar. Alunos autistas: análise das possibilidades de interação social no contexto pedagógico. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 21, n. 2, p. 215-224, maio/ago. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/mf9cTfSb6PWz4PxydXGBqjq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 mar. 2022.

MATOS, Daniel Abud Seabra; JARDILINO, José Rubens Lima. Os conceitos de concepção, percepção, representação e crença no campo educacional: similaridades, diferenças e implicações para a pesquisa. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, p. 20-31, set./dez. 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/111/94. Acesso em: 25 jun. 2022.

MICHELS, Maria Helena. O que há de novo na formação de professores para a educação especial? Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 24, n. 40, p. 219-232, maio/ago. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/2668/2440. Acesso em: 13 mar. 2022.

MINATEL, Martha Morais; MATSUKURA, Thelma Simões. Familiares de crianças e adolescentes com autismo: percepções do contexto escolar. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 28, n. 52, p. 429-442, maio/ago. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/14708/pdf. Acesso em: 25 fev. 2022.

MONTEIRO, Cibele Moreira; FREITAS, Ana Paula de. A (trans)formação de educadores por meio do trabalho com narrativas no contexto inclusivo. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 6, n. 9, p. 910-926, set./dez. 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/11173/9259. Acesso em: 31 mai. 2023.

MOURA, Elaine Andrade et al. Os planos genéticos do desenvolvimento humano: a contribuição de Vigotski. Revista Ciências Humanas, Taubaté, v. 9, n. 1, p. 106-114, jun. 2016. Disponível em: https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/298/189. Acesso em: 22 jan. 2021.

NÓVOA, António. A formação tem que passar por aqui: as histórias de vida no Projeto Prosalus. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (org.). O método (auto)biográfico e a formação. Tradução de Maria Nóvoa. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2014. p. 143-175.

NUNES, Debora Regina de Paula; AZEVEDO, Mariana Queiroz Orrico; SCHMIDT, Carlo. Inclusão educacional de pessoas com autismo no Brasil: uma revisão da literatura. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 26, n. 47, p. 557-572, set./dez. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/10178/pdf. Acesso em: 05 mar. 2022.

OLIVEIRA, Ivone Martins de; CHIOTE, Fernanda de Araújo Binatti. O desenvolvimento cultural da criança com autismo. In: SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta (org.). Estudos na perspectiva de Vigotski: gênese e emergência das funções psicológicas. Campinas: Mercado de Letras, 2013. p. 173-198.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Ciclos de vida: algumas questões sobre a psicologia do adulto. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 211-229, maio/ago. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v30n2/v30n2a02.pdf. Acesso em: 08 mar. 2022.

OLIVEIRA, Marta Kohl de; REGO, Teresa Cristina; AQUINO, Julio Groppa. Desenvolvimento psicológico e constituição de subjetividades: ciclos de vida, narrativas autobiográficas e tensões da contemporaneidade. Pro-Posições, Campinas, v. 17, n. 2, p. 119-138, maio/ago. 2006. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643631/11150. Acesso em: 23 mar. 2022.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrar é humano! Autobiografar é um processo civilizatório. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; SILVA, Vivian Batista da (org.). Invenções de vida, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 103-130.

PEREIRA, Daniel Novaes Gomes. Por entre olhares, o humano: processos de constituição de uma criança (com autismo) no segundo ano do ensino fundamental. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade São Francisco, Itatiba, 2022. Disponível em: https://www.usf.edu.br/galeria/getImage/427/8885821332712951.pdf. Acesso em: 27 jun. 2022.

PICCOLO, Gustavo Martins. Por um pensar sociológico sobre a deficiência. Curitiba: Appris, 2015.

PINO, Angel. As marcas do humano: às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005.

PINO, Angel. Natureza e cultura: as funções naturais na constituição cultural do homem. In: SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta (org.). Estudos na perspectiva de Vigotski: gênese e emergência das funções psicológicas. Campinas: Mercado de Letras, 2013. p. 71-98.

PLETSCH, Márcia Denise; PAIVA, Carla de. Por que as escolas continuam “laudando” alunos com deficiência intelectual? Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 31, n. 63, p. 1039-1054, out./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/32902/pdf. Acesso em: 12 mar. 2022.

RIBEIRO, Daniela Mendonça; MELO, Nínive Rodrigues Cavalcanti de; SELLA, Ana Carolina. A inclusão de estudantes com autismo na rede municipal de ensino de Maceió. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 30, n. 58, p. 425-440, maio/ago. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/25264/pdf. Acesso em: 26 fev. 2022.

SALLES, Flaviane Lopes Siqueira; MENDONÇA, Patrícia Andrade Reis. Tensões, avanços e possibilidades no processo de escolarização dos sujeitos com autismo: uma revisão bibliográfica. In: SANTOS, Emilene Coco dos; GONÇALVES, Mariana Aguiar Correia Lima (org.). Autismos: a constituição humana a partir da abordagem histórico-cultural. Campos dos Goytacazes: Encontrografia, 2021. p. 33-52.

SCHMIDT, Carlo et al. Inclusão escolar e autismo: uma análise da percepção docente e práticas pedagógicas. Psicologia: teoria e prática, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 222-235, jan./abr. 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ptp/v18n1/17.pdf. Acesso em: 23 fev. 2022.

SILVA, Carla Cilene Baptista da; MOLERO, Elaine Soares da Silva; ROMAN, Marcelo Domingues. A interface entre saúde e educação: percepções de educadores sobre educação inclusiva. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 109-115, jan./abr. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/hX5BPPhkyVgtBgTWHMyd7yg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 mar. 2022.

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. O (im)próprio e o (im)pertinente na apropriação das práticas sociais. Cadernos Cedes, Campinas, ano 20, n. 50, p. 26-40, abril 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/KNrMXHpm3NdK3SFNycDrHfN/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 mar. 2022.

SOUZA, Flávia Faissal de; DAINEZ, Débora. Defectologia e educação escolar: implicações no campo dos direitos humanos. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, p. 1-18, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/4hWG3gGsrzKdpwN3PmgZLbS/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 jul. 2022.

STETSENKO, Anna; SELAU, Bento. A abordagem de Vygotsky em relação à deficiência no contexto dos debates e desafios contemporâneos: mapeando os próximos passos. Educação, Porto Alegre, v. 41, n. 3, p. 315-324, set./dez. 2018. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/32668/17610. Acesso em: 17 mar. 2022.

VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

VENÂNCIO, Ana Carolina Lopes; CAMARGO, Denise de. Grupos de apoio entre professores e a inclusão escolar: práticas colaborativas de docência no atendimento à diversidade. In: CAMARGO, Denise de; FARIA, Paula Maria Ferreira de (org.). Vigotski e a inclusão: contribuições ao contexto educacional. Curitiba: Travessa dos Editores, 2018. p. 121-139.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Obras escogidas V: fundamentos de defectología. Tradução de Julio Guillermo Blank. Madrid: Visor Distribuciones, 1997.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Teoria e método em psicologia. Tradução de Claudia Berliner. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Obras escogidas III: problemas del desarrollo de la psique. Tradução de Lydia Kuper. Madrid: Machado Grupo de Distribución, 2012.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Sete aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Tradução de Zoia Ribeiro Prestes. Rio de Janeiro: E-papers, 2018.

WERTSCH, James V. Vygotsky y la formación social de la mente. Tradução de Javier Zanón e Montserrat Cortés. Barcelona: Paidós, 1988.

ZANELLA, Andréa Vieira et al. Questões de método em textos de Vygotski: contribuições à pesquisa em Psicologia. Psicologia & Sociedade, [s. l.], v. 19, n. 2, p. 25-33, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/kpkcWvSFBJZpNkFJqzV5kkn/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 mar. 2022.

Downloads

Publicado

2023-06-06

Como Citar

Monteiro, C. M., & Freitas, A. P. de. (2023). Concepções que fundamentam os sentidos atribuídos por educadores à inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro do autismo. Revista Educação Especial, 36(1), e36/1–30. https://doi.org/10.5902/1984686X71892