Configurações da Educação Especial e do atendimento educacional especializado no Ensino Superior: micropolíticas institucionais nas cinco regiões brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X88600

Palavras-chave:

Ensino Superior, Educação Especial, Núcleos de acessibilidade

Resumo

Este artigo aborda a configuração do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no ensino superior. Investigamos as tendências e os desafios referentes à sua organização vinculados aos núcleos de acessibilidade nas instituições de ensino superior (IES), nas cinco regiões do país, analisando o perfil dos profissionais de referência e as ações institucionais desenvolvidas. É um estudo qualitativo de cunho exploratório e envolve uma revisão de literatura, entre 2016 e 2023, no Portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). Também, analisamos as orientações institucionais sobre o Atendimento Educacional Especializado das IES públicas do Rio Grande do Sul (RS). Constatamos que esse atendimento no ensino superior caracteriza-se como uma multiplicidade de micropolíticas, cujos desenhos organizacionais são traçados a partir da esfera administrativa da IES. Destacamos o planejamento de ações de ensino, pesquisa e extensão para subsidiar os processos inclusivos e os movimentos processuais institucionais de autocrítica, buscando prover ações de permanência dos estudantes com deficiência. Como desafios, salientamos: a predominância de equipes multiprofissionais nos núcleos de acessibilidade, prevalecendo profissionais de cargos técnicos e da área da saúde em detrimento da identidade pedagógica do Atendimento Educacional Especializado; as iniciativas isoladas, de caráter temporário, para agregar docentes especializados em Educação Especial nas equipes dos núcleos; o atendimento individualizado realizado prioritariamente por monitores acadêmicos, comprometendo a profissionalização do serviço.

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Biografia do Autor

Clarissa Haas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente da área da educação especial no Departamento de Estudos Básicos da Faculdade de Educação da UFRGS.

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da UFRGS e do Mestrado Profissional em Educação Básica do IFRS-Campus Farroupilha, RS.

Doutora em Educação (PPGEDU-UFRGS).

Gilvane Belem Correia, Universidade Federal do Pampa

Atualmente é Pedagoga da Universidade Federal do Pampa.

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Publicado

2024-12-05

Como Citar

Haas, C., & Correia, G. B. (2024). Configurações da Educação Especial e do atendimento educacional especializado no Ensino Superior: micropolíticas institucionais nas cinco regiões brasileiras. Revista Educação Especial, 37(1), e40/1–33. https://doi.org/10.5902/1984686X88600

Edição

Seção

Dossiê: Contextos de transversalidade da Educação Especial no ensino superior com foco na inclusão escolar - Organizadores: Clarissa Haas e Edson Pantaleão

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