Vestibulares vídeo-gravados em libras: um novo modo de acesso ao ensino superior federal?

Luiz Renato Martins Rocha, Cristina Broglia Feitosa Lacerda

Resumo


O direito da pessoa surda à escolarização tem, ao longo das últimas duas décadas, impactado fortemente no crescimento de seu acesso ao ensino superior, antes restrito a uma pequena parcela da população. A vídeo-gravação de alguns vestibulares em Libras foi uma resposta às demandas da comunidade surda, que almeja a valorização de sua participação no meio acadêmico. O objetivo principal deste estudo foi investigar como os surdos que prestaram os vestibulares vídeo-gravados em Libras de duas universidades federais públicas, perceberam o atendimento às suas necessidades linguísticas. Para alcançar tal objetivo, lançamos mão da pesquisa qualitativa de natureza exploratória e descritiva e entrevista semiestruturada. Todas as entrevistas foram traduzidas e categorizadas, identificando divergências e convergências presentes nos depoimentos. Os resultados nos mostram que os surdos ficaram satisfeitos com a vídeo-gravação da prova em Libras de ambas às universidades, e apontaram possíveis ajustes a serem feitos no sentido de melhorar ainda mais esse tipo de prova. Porém, o ingresso efetivo de surdos nas universidades brasileiras é baixo, indicando a necessidade de lutar pela melhoria da educação básica para uma preparação mais efetiva desses alunos, atendendo assim, suas necessidades linguísticas, culturais e pedagógicas.


Palavras-chave


Vestibular em Libras; Ensino Superior; Tradução e Interpretação em Libras; Educação de Surdos; Educação Especial.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X21782

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ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

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