Educação de surdos: relato de uma experiência inclusiva para o ensino de ciências e biologia

Luiz Renato Martins Rocha, Alexandra Renata Moretti, Priscila Caroza Frasson Costa, Fabiano Gonçalves Costa

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar a eficácia de recursos didáticos diferenciados aplicados nas aulas de ciências e biologia para o ensino de alunos surdos. Para a realização deste trabalho, houve a influência da disciplina de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) inserida na grade curricular semestral do curso de Ciências Biológicas, na qual despertou o interesse pela pesquisa. Para tanto, tem-se como questão norteadora da pesquisa, a seguinte: É possível o ensino dos conteúdos de citologia e histologia para alunos surdos inclusos na rede regular? A coleta e análise dos dados realizaram-se por meio das aulas ministradas com diversos recursos didáticos, a alunos com surdez de uma escola pública, situada no município de Bandeirantes-PR, com a utilização de questionários prévios e posteriores às aulas. Considerando os objetivos inicialmente traçados para este trabalho, adotamos como metodologia a pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória e estudo de campo, por meio da análise dos sujeitos surdos. Os resultados foram positivos, demonstrando as vantagens de se utilizar os recursos didáticos diferenciados aplicados nos conteúdos de citologia e histologia para o ensino de alunos surdos. Além disso, este estudo realça a importância de um intérprete de Libras em sala de aula e a capacitação de professores para atuar com estes alunos.


Palavras-chave


Surdos; Recursos Diferenciados; Inclusão

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X14854

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ISSN eletrônico: 1984-686X

DOI10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – quadrimestral

Primeiro quadrimestre, jan./abr., limite para publicar a edição 30 abril.

Segundo quadrimestre, maio/ago., limite para publicar a edição 31 agosto.

Terceiro quadrimestre, set./dez., limite para publicar a edição 31 dezembro.

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