Um panorama dos cursos de graduação no Brasil anterior à Lei de reserva de vagas: as matrículas de estudantes da educação especial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X65959

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Superior, Graduação

Resumo

A presente pesquisa objetiva descrever os estudantes público-alvo da educação especial (PAEE) na educação superior brasileira antes da Lei de Reserva de vagas, que é de 2016, traçando um perfil e inaugurando uma forma pormenorizada de análise, que pode ser o ponto inicial para futuras pesquisas comparativas envolvendo séries históricas. A fim de alcançar os objetivos delineados para a presente pesquisa, utilizamos uma abordagem quanti-qualitativa, descritiva e exploratória. Com os resultados encontrados, foi possível verificar que, em sua maioria, as matrículas de estudantes PAEE, proporcionalmente, seguem as mesmas tendências das matrículas dos estudantes no geral nos cursos de graduação, exceto no tocante ao turno acadêmico. Quando analisados os dados por estados e regiões, as diferenças se sobressaem, mais do que quando a análise é realizada nacionalmente, ou seja, quanto mais micro a análise, mais diferenças em relação à média nacional encontramos. Esperamos que a presente pesquisa possa subsidiar avaliações futuras sobre o PAEE na educação superior e, com isso, embasar políticas públicas para a efetivação do ingresso e permanência desse público nesse nível de ensino.

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Biografia do Autor

Luiz Renato Martins Rocha, Universidade Federal do ABC

Doutor e Mestre em Educação Especial.

Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, Federal University of São Carlos

Doutora em Educação.

Elisângela Aparecida da Silva Lizzi, Federal University of Paraná

Doutora em saúde na comunidade.

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Publicado

2023-05-04

Como Citar

Rocha, L. R. M., Lacerda, C. B. F. de, & Lizzi, E. A. da S. (2023). Um panorama dos cursos de graduação no Brasil anterior à Lei de reserva de vagas: as matrículas de estudantes da educação especial. Revista Educação Especial, 36(1), e22/1–17. https://doi.org/10.5902/1984686X65959

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