Um panorama dos cursos de graduação no Brasil anterior à Lei de reserva de vagas: as matrículas de estudantes da educação especial
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X65959Palavras-chave:
Educação Especial, Educação Superior, GraduaçãoResumo
A presente pesquisa objetiva descrever os estudantes público-alvo da educação especial (PAEE) na educação superior brasileira antes da Lei de Reserva de vagas, que é de 2016, traçando um perfil e inaugurando uma forma pormenorizada de análise, que pode ser o ponto inicial para futuras pesquisas comparativas envolvendo séries históricas. A fim de alcançar os objetivos delineados para a presente pesquisa, utilizamos uma abordagem quanti-qualitativa, descritiva e exploratória. Com os resultados encontrados, foi possível verificar que, em sua maioria, as matrículas de estudantes PAEE, proporcionalmente, seguem as mesmas tendências das matrículas dos estudantes no geral nos cursos de graduação, exceto no tocante ao turno acadêmico. Quando analisados os dados por estados e regiões, as diferenças se sobressaem, mais do que quando a análise é realizada nacionalmente, ou seja, quanto mais micro a análise, mais diferenças em relação à média nacional encontramos. Esperamos que a presente pesquisa possa subsidiar avaliações futuras sobre o PAEE na educação superior e, com isso, embasar políticas públicas para a efetivação do ingresso e permanência desse público nesse nível de ensino.
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