Tradutores-interpretes de línguas de sinais: funções e atuação nas redes de ensinos

Adriane Melo de Castro Menezes, Cristina Broglia Feitosa de Lacerda

Resumo


Este artigo discute algumas condições funcionais de Tradutores-Intérpretes de Língua de Sinais (TILS) que atuam no processo de escolarização de alunos surdos, matriculados em escolas da rede regular de ensino. Empreendemos discussões sobre aspectos como vinculação funcional e salários, tentando perceber como estes sujeitos se sentem em seus lugares, e como são afetados por isso no seu cotidiano. Fundamentado na teoria enunciativo-discursiva de Mikhail Bakhtin este estudo teve como base principal da construção dos dados entrevistas e, complementarmente, o um perfil com dados sobre formação, vinculação e experiência, e anotações de elementos contextuais, relevantes para a compreensão dos sujeitos e seus discursos. Participaram 27 TILS, de oito estados brasileiros. Quanto aos resultados, foi marcante que para os TILS não se trata apenas de nomenclaturas de e para vínculos funcionais. Este ponto tem desdobramentos, que podem incidir nas expectativas de atuação e representações sociais atreladas. Os dados também mostram um movimento social diverso para o atendimento das políticas públicas de educação em vigor que, a depender de cada situação específica, podem comprometer, sobremaneira, a forma como estes TILS são vistos e sua integração-participação no coletivo institucional.

Palavras-chave


Tradutores-Intérpretes de Língua de Sinais; escolarização de surdos; condição funcional

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DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X22412

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ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

Periodicidade: Publicação contínua

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