Uso da tecnologia assistiva na educação inclusiva no processo de alfabetização de escolares: revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X33317Palavras-chave:
Inclusão Educacional, Equipamentos de Autoajuda, Dispositivos de Auto AjudaResumo
O Marco de Ação da Educação 2030 e boom tecnológico são de grande relevância na Educação Inclusiva (EI). Objetivo: realizar uma revisão sistemática sobre Tecnologia Assistiva (TA) na EI de escolares no processo de alfabetização. Fontes dos dados: revisão sistemática de artigos publicados nos últimos oito anos e disponíveis nas seguintes bases de dados: Pubmed, SciELO, Lilacs e Medline. A estratégia de busca incluiu a combinação das seguintes palavras-chave: inclusão educacional, equipamentos de autoajuda, dispositivos de auto ajuda, educação especial. Também incluiu os unitermos na língua inglesa: maintreaming child, education special, self-help devices child. A união dessas palavras foi feita sempre com o termo AND. Síntese dos dados: A estratégia de pesquisa resultou em 610 títulos listados e 124 selecionados para a revisão. Pela leitura do título e do resumo, 17 artigos foram selecionados e incluídos com a combinação TA na EI. A revisão possibilitou a análise de pesquisas no âmbito nacional e internacional. Participaram da análise 2881 alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs), 391 pais e professores e 29 colaboradores da equipe de TA. Os principais resultados encontrados na revisão foram que a EI depende de diversas abordados tais como questões acadêmicas, comportamental, mobilidade / acessibilidade, social e transporte e deve haver maior compreensão sobre aplicação da TA na EI. Conclui-se que a EI deve ser parte integrante de um sistema educacional, permitir flexibilidade e adaptação curriculares para alunos com NEEs e a TA tem como benefício facilitar a inserção desses alunos no ambiente escolar.
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