Uso da tecnologia assistiva na educação inclusiva no processo de alfabetização de escolares: revisão sistemática

Autores

  • Graziela Ferreira Biazus Hospital de Clinicas de Porto Alegre https://orcid.org/0000-0002-9655-4002
  • Carlos Roberto Mello Rieder Hospital de Clinicas de Porto Alegre Universidade Federal Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X33317

Palavras-chave:

Inclusão Educacional, Equipamentos de Autoajuda, Dispositivos de Auto Ajuda

Resumo

O Marco de Ação da Educação 2030 e boom tecnológico são de grande relevância na Educação Inclusiva (EI). Objetivo: realizar uma revisão sistemática sobre Tecnologia Assistiva (TA) na EI de escolares no processo de alfabetização. Fontes dos dados: revisão sistemática de artigos publicados nos últimos oito anos e disponíveis nas seguintes bases de dados: Pubmed, SciELO, Lilacs e Medline. A estratégia de busca incluiu a combinação das seguintes palavras-chave: inclusão educacional, equipamentos de autoajuda, dispositivos de auto ajuda, educação especial. Também incluiu os unitermos na língua inglesa: maintreaming child, education special, self-help devices child. A união dessas palavras foi feita sempre com o termo AND. Síntese dos dados: A estratégia de pesquisa resultou em 610 títulos listados e 124 selecionados para a revisão. Pela leitura do título e do resumo, 17 artigos foram selecionados e incluídos com a combinação TA na EI. A revisão possibilitou a análise de pesquisas no âmbito nacional e internacional. Participaram da análise 2881 alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs), 391 pais e professores e 29 colaboradores da equipe de TA. Os principais resultados encontrados na revisão foram que a EI depende de diversas abordados tais como questões acadêmicas, comportamental, mobilidade / acessibilidade, social e transporte e deve haver maior compreensão sobre aplicação da TA na EI. Conclui-se que a EI deve ser parte integrante de um sistema educacional, permitir flexibilidade e adaptação curriculares para alunos com NEEs e a TA tem como benefício facilitar a inserção desses alunos no ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela Ferreira Biazus, Hospital de Clinicas de Porto Alegre

 Fisioterapeuta/Mestre em Ciências da Saúde (UFCSPA)/Título de Especialista Profissional em Terapia Intensiva, com área de atuação em Neonatalogia e Pediatria - ASSOBRAFIR 

Carlos Roberto Mello Rieder, Hospital de Clinicas de Porto Alegre Universidade Federal Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Médico, professor dos programa de Pós Graduação em Ciências da Reabilitação (UFCSPA) e Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referências

ALKHATEEB, Jamal M; HADIDI, Muna S; ALKHATEEB, Amal J. Inclusion of children with developmental disabilities in arab countries: a review of the research literature from 1990 to 2014. Res Dev Disabil, v. 49-50: p. 60-75, feb./mar 2016. doi: 10.1016/j.ridd.2015.11.005. Epub 2015 Dec 8.

BADIA, Marta et al. Do environmental barriers affect the parent-reported quality of life of children and adolescents with cerebral palsy? Res Dev Disabil, v. 49, p. 50, p. 312-321, feb./mar. 2016. doi: 10.1016/j.ridd.2015.12.011. Epub 2016 Jan 11.

BORGESTIG, Maria; FALKMER, Torbjörn; HEMMINGSSON, Helena. Improving computer usage for students with physical disabilities through a collaborative approach: a pilot study. Scand J Occup Ther, v. 20, n. 6, p. 463-70, 2013. doi: 10.3109 / 11038128.2013.837506.

BURNE, Brian et al. The use and application of assistive technology to promote literacy in early childhood: a systematic review. Disabil Rehabil Assist Technol, v. 6, n. 3, p. 207-213, 2011. doi: 10.3109/17483107.2010.522684. Epub 2010 Oct 5.

CALHEIROS, David dos Santos; MENDES, Enicéia Gonçalves; LOURENÇO, Ferreira Lourenço. Considerações acerca da tecnologia assistiva no cenário educacional brasileiro. Revista Educação Especial, v. 31, n. 60, p. 229-244, jan./mar.,2018. http://dx.doi.org/10.5902/1984686X18825

CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Education 2030: Incheon Declaration and Framework for Action for the implementation of Sustainable Development Goal 4: Ensure inclusive and equitable quality education and promote lifelong learning opportunities for all. 2007. Disponível em: http://uis.unesco.org/sites/default/files/documents/education-2030-incheon-framework-for-action-implementation-of-sdg4-2016-en_2.pdf.

CORRÊA, Nesdete Mesquita; RODRIGUES, Ana Paula Neves. Tecnologia assistiva no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de estudantes com deficiência. Revista Linhas. Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 87-101, set./dez. 2016. DOI: 10.5965/1984723817352016087

GORDON, John-Stewart. Is inclusive education a human right? J Law Med Ethics, v. 41, n. 4, p. 754-67, 2013. doi: 10.1111 / jlme.12087.

HAßLER, Bjoern; MAJOR, L.; HENNESSY, S. Tablet use in schools: A critical review of the evidence for learning outcomes. Journal of Computer Assisted Learning, v. 32, p. 39-156, 2015. https://doi.org/10.1111/jcal.12123.

HEIDRICH, Regina; BASSANI, Patrícia. Inclusive design-assistive technology for people with cerebral palsy. Work, v. 41, n. 1, p. 4762-6. 2012. doi: 10.3233/WOR-2012-0028-4762.

HEMMINGSSON, Helena; LIDSTRÖM, Helene; NYGÅRD, Louise. Use of assistive technology devices in mainstream schools: students' perspective. Am J Occup Ther, v. 63, n. 4, p. 463-72, jul./aug. 2009.

KOYAMA, Tanise Zago; SILVIA, Karlison Daniel Souza da. Os reflexos da lei 13.146/2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência – no sistema jurídico brasileiro. Meritum. Belo Horizonte, v. 12, n. 1,p. 86-85, jan./jun. 2017.

LAI, Yue Sum Sharon; ZHANG Kaili Chen . A comparison on inclusive practices for children with special needs in faith-based kindergartens in Hong Kong. J Relig Health, v. 53, n. 3, p. 809-24, jun. 2014.

LERSILP, Suchitporn; PUTTHINOI, Supawadee; CHAKPITAK, Nopasit. Model of providing assistive technologies in special education schools. Glob J Health Sci, v. 8, n. 1, p. 36-44, May 2015. doi: 10.5539/gjhs.v8n1p36.

MARCO DE AÇÃO DA EDUCAÇÃO 2030: DECLARAÇÃO DE INCHEON. Rumo a uma Educação de Qualidade Inclusiva e Equitativa e à Educação ao Longo da Vida para Todos. Brasília, 2016.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Resolução nº48/1996, sobre Normas de Equiparação de Oportunidades. 1996.

PELATTI, Christina Yeager et al. Examining quality in two preschool settings: publicly funded early childhood education and inclusive early childhood education classrooms. Child & Youth Care Forum, v. 45, n. 6, p. 829-849, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10566-016-9359-9.

RADICI, Elena; BONACINA, Stefano; DE LEO, Gianluca. Design and development of an AAC app based on a speech-to-symbol technology. Conf Proc IEEE Eng Med Biol Soc. p. 2574-2577, aug 2016. doi: 10.1109/EMBC.2016.7591256.

REYES, Ernesto J.Cañabate et al. Inclusion of students with intellectual disabilities 30 years later: ethics evaluation of family criteria. A pilot project. Procedia/Social and Behavioral Sciences. v. 237, p. 1347-1351, 2017. doi: 10.1016/j.sbspro.2017.02.222.

RIVERA, Echo A.; MCMAHON, Susan D.; KEYS, Christopher B. Collaborative Teaching: School Implementation and Connections with Outcomes Among Students with Disabilities. J Prev Interv Community, v. 42, n. 1, p. 72-85, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10852352.2014.855067.

SCHWAB, Susanne. Social dimensions of inclusion in education of 4th and 7th Grade Pupils in Inclusive and Regular Classes: Outcomes from Austria. Research in Developmental Disabilities, v. 43-44, p. 72-79, 2015. doi: 10.1016/j.ridd.2015.06.005. Epub 2015 Jul 6.

SORANI-VILLANUEVA, Sandra et al. School problems and solutions for students with disabilities: a qualitative examination. J Prev Interv Community, v. 42, n. 1, p. 58-71, 2014. doi: 10.1080 / 10852352.2014.855060.

SOUSA, Paloma Greicy Ferreira de; JURDIB, Perosa Saigh Jurdib; SILVA,Carla Cilene Baptista da. O uso da tecnologia assistiva por terapeutas ocupacionais no contexto educacional brasileiro: uma revisão da literatura. Cad. Ter. Ocup, v. 23, n. 3, p. 625-631, 2015. doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAR0581.

SOUZA, Marlucy; COSTA, Christine Sertã. Tecnologia Assistiva na aprendizagem da matemática pelo aluno com deficiência intelectual. Revista Internacional sobre Diversidad e Identidad en la Educación, v. 3, n. 1, p. 40-53, 2016. ISSN 2386-9135.

TEIXEIRA, Maria Cristina Triguero Veloz et al. Mismatch between diagnostic reports and special educational needs classification in a public educational system. Arq Neuropsiquiatr. v. 75, n. 4, p. 244-247, apr 2017. doi: 10.1590/0004-282X20170025.

TELES, Fernanda Moreira; RESEGUE, Rosa; PUCCINI, Rosana Fiorini. Habilidades funcionais de crianças com deficiências em inclusão escolar – barreiras para uma inclusão efetiva. Ciência & Saúde Coletiva, v. 18, n. 10, p. 3023-3031, 2013.

TÖNSING Kerstin M.; DADA, Shakila. Teacher’s perceptions of implementation of aided AAC to support expressive communication in South African Special schools: a pilot investigation. Augment Altern Commun. v. 32, n. 4, p. 282-304, dec 2016. doi: 10.1080/07434618.2016.1246609.

VAN DEN HEUVEL, Renée J.F.; LEXIS, Monique A.S.; DE WITTE, Luc P. Can the IROMEC robot support play in children with severe physical disabilities? A Pilot Study. Int J Rehabil Res, v. 40, n. 1, p. 53-59, mar 2017. doi: 10.1097/MRR.0000000000000200.

UNESCO. Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais: Acesso e Qualidade. Salamanca (Espanha). 1994.

VII REUNIÃO DO COMITÊ DE AJUDAS TÉCNICAS – CAT CORDE / SEDH / PR realizada nos dias 13 e 14 de dezembro de 2007. Presidência da República. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. [citado em 2018 abr 18]. Disponível em: http://www.infoesp.net/CAT_Reuniao_VII.pdf.

ZAPF, Susan A. et al. Validating a measure to assess factors that affect assistive technology use by students with disabilities in elementary and secondary education. Disabil Rehabil Assist Technol, v. 11, n. 1, p. 38-49. 2016. doi: 10.3109 / 17483107.2015.1104559.

Downloads

Publicado

2019-06-05

Como Citar

Biazus, G. F., & Rieder, C. R. M. (2019). Uso da tecnologia assistiva na educação inclusiva no processo de alfabetização de escolares: revisão sistemática. Revista Educação Especial, 32, e69/ 1 –15. https://doi.org/10.5902/1984686X33317

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua