Atividades escolares e o uso da tecnologia assistiva: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X84477

Palavras-chave:

tecnologia assistiva, paralisia cerebral, escolas

Resumo

Crianças com Paralisia Cerebral (PC) no contexto escolar podem apresentar limitações de participação durante determinadas atividades, desta forma, os recursos de Tecnologia assistiva (TA) possibilitam e facilitam a participação dessas crianças em suas tarefas. O presente estudo tem como objetivo apresentar a revisão sistemática da literatura realizada sobre o uso dos recursos de TA em sala de aula durante as atividades relacionadas à educação, escrita e comunicação, por crianças com paralisia cerebral. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura utilizando o método PRISMA. Após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão, 18 artigos foram incluídos para análise. Os resultados foram apresentados em 3 grupos de atividades, são eles: a) Atividades educacionais e lazer; b)Escrita; c) Comunicação. Cada uma das atividades utiliza majoritariamente um tipo de recurso assistivo. A Tecnologia de Acesso ao Computador foi utilizada na atividade de escrita e o computador controlado pelo olhar na atividade de comunicação. O estudo ressalta a importância de uma equipe multidisciplinar para prestação de serviços em tecnologia assistiva, de forma a atender as necessidades específicas de crianças em salas de aula durante suas diversas atividades.

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Biografia do Autor

Thalita Caroline de Oliveira Soares Campos Araújo, Federal University of Pernambuco

Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestranda no Programa de Pós Graduação em Design pela UFPE. Possui experiência na atuação Terapêutica Ocupacional na saúde mental infantil. Pesquisadora dos seguintes temas: Tecnologia Assistiva, Inclusão escolar, e Ergonomia.

Juliana Fonsêca de Queiroz Marcelino, Federal University of Pernambuco

Possui Graduação em Terapia ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE (2000), Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco- UNICAP (2005), Especialização em Ergonomia pela UFPE (2008) e Doutorado em Design pela UFPE (2018). Atualmente é Professora Associada da UFPE, vinculada ao Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, ao Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde- PRMIS do HC/Ebserh/UFPE (lato sensu) e ao Programa de Pós-graduação em Ergonomia- PPERGO (stricto sensu). Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Terapia Ocupacional, Inclusão Escolar, Desempenho Ocupacional de Crianças e Adolescentes, Ergonomia, Tecnologia Assistiva e Saúde da Mulher. Na Gestão, está atuando como vice- coordenadora formadora do PRMIS. Na Pesquisa e Inovação, atualmente coordena um projeto de pesquisa fomentado pela FACEPE, orienta Pibic e Pibitis e atua na mentoria técnica da Startup TEC Inclusiva.

Laura Bezerra Martins, Federal University of Pernambuco

Graduada em Desenho Industrial (1981) pela Universidade Federal de Pernambuco; Especialização em Enginyería Municipal (1992) pela Universitat Politècnica de Catalunya, Barcelona, Espanha; Master en Gestión Medio Ambiental (1994) pelo Instituto de Investigaciones Ecológicas, Málaga, Espanha; Doutorado em Arquitetura (1996) pela Universitat Politècnica de Catalunya, Barcelona, Espanha; Pós-Doutorado (CNPq, 2015-2016) na Universidade do Minho em parceria com a Universidade do Porto, Guimarães, Portugal. Professora Titular do Departamento de Design da Universidade Federal de Pernambuco UFPE. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Design - Doutorado e Mestrado Acadêmico - e do Programa de Pós-Graduação em Ergonomia - Mestrado Profissional, da UFPE. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq e Coordenadora do Laboratório de Ergonomia e Design Universal (LABERGO Design) da UFPE. Consultora ad hoc do CNPq. Membro do Conselho Editorial das revistas Estudos em Design (ISSN 0104-4229), Educação Gráfica (ISSN 1414-3895) e Revista Brasileira de Tradução Visual (ISSN 2176-9656). Desenvolve pesquisas nas áreas de ergonomia do ambiente construído, design universal, acessibilidade, sinalização, design da informação, tecnologia assistiva e produtos para pessoas com deficiência. 

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Publicado

2025-03-18

Como Citar

Araújo, T. C. de O. S. C., Marcelino, J. F. de Q., & Martins, L. B. (2025). Atividades escolares e o uso da tecnologia assistiva: uma revisão sistemática. Revista Educação Especial, 38(1), e18/1–23. https://doi.org/10.5902/1984686X84477

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico

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