Atividades escolares e o uso da tecnologia assistiva: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X84477Palavras-chave:
tecnologia assistiva, paralisia cerebral, escolasResumo
Crianças com Paralisia Cerebral (PC) no contexto escolar podem apresentar limitações de participação durante determinadas atividades, desta forma, os recursos de Tecnologia assistiva (TA) possibilitam e facilitam a participação dessas crianças em suas tarefas. O presente estudo tem como objetivo apresentar a revisão sistemática da literatura realizada sobre o uso dos recursos de TA em sala de aula durante as atividades relacionadas à educação, escrita e comunicação, por crianças com paralisia cerebral. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura utilizando o método PRISMA. Após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão, 18 artigos foram incluídos para análise. Os resultados foram apresentados em 3 grupos de atividades, são eles: a) Atividades educacionais e lazer; b)Escrita; c) Comunicação. Cada uma das atividades utiliza majoritariamente um tipo de recurso assistivo. A Tecnologia de Acesso ao Computador foi utilizada na atividade de escrita e o computador controlado pelo olhar na atividade de comunicação. O estudo ressalta a importância de uma equipe multidisciplinar para prestação de serviços em tecnologia assistiva, de forma a atender as necessidades específicas de crianças em salas de aula durante suas diversas atividades.
Downloads
Referências
ADAMS, Kim D; COOK, Albert M. Programming and controlling robots using scanning on a speech generating communication device: A case study. Technology and Disability, v. 25, p. 275-286, 2013. DOI: https://doi.org/10.3233/TAD-140397
ADAMS, Kim D; COOK, Albert M. Using robots in "Hands-on" academic activities: a case study examining speech-generating device use and required skills. Disability and rehabilitation. Assistive technology, v. 11, n. 5, p. 433-443, 2016. DOI: https://doi.org/10.3109/17483107.2014.986224
ALLSOP, Matthew J; HOLT, Raymond J. Evaluating methods for engaging children in healthcare technology design. Health and Technology, v. 3, n. 10, p. 2-7, 2013. DOI: https://doi.org/10.1007/s12553-013-0062-7
ALMEIDA, Rita de Cássia; GONÇALVES, A.G; LOURENÇO, Gerusa Ferreira. Desenho Universal para Aprendizagem e Tecnologia Assistiva: oferta de recursos para aluna com Paralisia Cerebral na classe comum. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 34, p. e36/1–22, 2021. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X63078
ASSIS, Caroline Penteado; MARTINEZ, Cláudia Maria. A inclusão escolar e utilização de tecnologia assistiva para alunos com sequelas de mielomeningocele: opinião dos professores. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 93–111, 2011. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X1508
AZEVEDO, Luiz; PONTE, Margarida Nunes. Periféricos de computador adaptados. In: AZORIN, José Maria et al. A Interação de Pessoas com Deficiência com o Computador: Experiências e possibilidades em Ibero-América. Espanha: Programa Iberoamericano de Ciencia y Tecnología para el Desarrollo (CYTED), 2014. p. 19-35.
AZORIN, José Maria et al. Introdução e orientação do livro. In: AZORIN, José Maria et al. A Interação de Pessoas com Deficiência com o Computador: Experiências e possibilidades em Ibero-América. Espanha: Programa Iberoamericano de Ciencia y Tecnología para el Desarrollo (CYTED), 2014. p. 1-2.
BEIDACKI, K.S. O uso da Tecnologia Assistiva na adaptação de um instrumento de avaliação de priming semântico: construindo possibilidades de avaliação para um caso de Paralisia Cerebral. 2011. Monografia (Especialização) - Neuropsicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
BERSCH, R. Introdução ao conceito de tecnologia assistiva. Disponível em: http: www.assistiva.com.br. 2017.
BORGESTIG, Maria; FALKMER, Torbjorn; HEMMINGSSON, H. Improving computer usage for students with physical disabilities through a collaborative approach: a pilot study. Scandinavian journal of occupational therapy, v. 20, n. 6, p. 463–470, 2013. DOI: https://doi.org/10.3109/11038128.2013.837506
BORGESTIG Maria. et al. Gaze-based assistive technology in daily activities in children with severe physical impairments-An intervention study. Dev Neurorehabil. v. 20, n. 3, p. 129-141, 2017. DOI: https://doi.org/10.3109/17518423.2015.1132281
BORGESTIG, Maria. et al. The Impact of Eye-gaze Controlled Computer on Communication and Functional Independence in Children and Young People with Complex Needs - A Multicenter Intervention Study. Developmental neurorehabilitation, v. 24, n. 8, p. 511–524, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/17518423.2021.1903603
BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Lei n° 13.146. Brasília, 2015.
CODGNO, Franciane Oliveira; BRACCIALLI, Ana Carla; BRACCIALLI, Lígia Presumido. Mudança na Destreza Manual do Aluno com Paralisia Cerebral Frente ao Mobiliário Escolar Adequado. Revista Brasileira De Educação Especial, v. 24, n. 4, p. 501-516, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-65382418000500003
DHAS, Brightlin Nithis; SAMUEL, Preethy Sarah; CHOCKALINGAM, Manigandan. Use of computer access technology as na alternative to writing for a pre-school child with athetoid cerebral palsy--a case report. Occupational therapy in health care, v. 28, n. 3, p. 318–332, 2014. DOI: https://doi.org/10.3109/07380577.2013.874063
EADE, Stanley; MERROTSY, Peter. Knowing the person brings light to the gifts: A study of a gifted child with Cerebral Palsy.. The Australasian Journal of Gifted Education, v. 22, n. 1, 2013.
ENCARNAÇÃO, Pedro. et al. Using assistive robots to promote inclusive education. Disability and rehabilitation. Assistive technology, v. 12, n. 4, p. 352–372, 2017. DOI: https://doi.org/10.3109/17483107.2016.1167970
FACHINETTI, Tamiris Aparecida; GONÇALVES, Adriana Garcia; LOURENÇO, Gerusa Ferreira. Processo de Construção de Recurso de Tecnologia Assistiva para Aluno com Paralisia Cerebral em Sala de Recursos Multifuncionais. Revista Brasileira De Educação Especial, v. 23, n. 4, p. 547-562, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-65382317000400006
FARIAS, N.; BUCHALLA, C. M. A classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde da organização mundial da saúde: conceitos, usos e perspectivas. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 8, n. 2, p. 187–193, jun. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-790X2005000200011
GRSKOVIC, J. A., TRZCINKA., S. M. Essential Standards for Preparing Secondary Content Teachers to Effectively Teach Students with Mild Disabilities in Included Settings. American Secondary Education, v. 39, n. 2 , p. 94–106, 2011.
JENKO, M; ZUPAN, A. Models and instruments for selection of assistive technology for computer access. Informatica Medica Slovenica, v. 15, n.2, p. 31–36, 2010.
KARLSSSON, Petra; JOHNSTON, C; BARKER, K. Stakeholders' views of the introduction of assistive technology in the classroom: How family-centred is Australian practice for students with cerebral palsy?. Child: care, health and development, v. 43, n.4, p. 598–607, 2017. DOI: https://doi.org/10.1111/cch.12468
KHOERIAH, N Dede et al. Assistive Technology of Vocational Skills Learning For Children With Cerebral Palsy. International Journal of Recent Technology and Engineering (IJRTE), v. 8, n. 1, 2019.
LIDSTROM, Helene; GRANLUND, Mats; HEMMINGSSON, Helena. Use of ICT in school: a comparison between students with and without physical disabilities. European Journal of Special Needs Education, v. 27, n. 1, p. 21-34, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/08856257.2011.613601
PAGE, Matthew. et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. Int. J. Surg. 88, 2021
PRESTON, Nick et al. Feasibility of school-based computer-assisted robotic gaming technology for upper limb rehabilitation of children with cerebral palsy. Disability and rehabilitation. Assistive technology, v. 11, n. 4, p. 281–288, 2016.
ROCHA, Aila Criado; DELIBERATO, Débora. Tecnologia assistiva para a criança com paralisia cerebral na escola: identificação das necessidades. Revista Brasileira De Educação Especial. v.18, n. 1, p. 71-92, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382012000100006
RYTTERSTROM, Patrik; BORGESTIG, Maria; HEMMINGSSON, Helena. Teachers’ experiences of using eye gaze-controlled computers for pupils with severe motor impairments and without speech. European Journal of Special Needs Education, v.31, p. 1-14, 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/08856257.2016.1187878
SCHIRMER, Carolina Rizzoto; NUNES, Leila Regina. Efeitos da formação inicial de professores em Tecnologia Assistiva através de metodologia problematizadora. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 33, p. 74/1–22, 2020. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X36505
SPILLER, Marcelo Grandini; BRACCIALLI, Lígia Presumido. Opinião de profissionais da educação e da saúde sobre o uso da prancha ortostática para o aluno com paralisia cerebral. Revista Brasileira De Educação Especial, v. 20, n. 2, p. 265-282, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382014000200009
STASOLLA, Fabrizio. et al. Computer and microswitch-based programs to improve academic activities by six children with cerebral palsy. Research in developmental disabilities, p. 1–13, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ridd.2015.07.005
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Educação Especial

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).