Análise do uso do dispositivo gerador de fala: abrindo caminhos na comunicação de crianças com autismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X91014

Palavras-chave:

Comunicação Alternativa e Aumentativa, Autismo, Necessidades Complexas de Comunicação

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o uso do dispositivo gerador de fala, enquanto recurso de comunicação alternativa, mostrando os efeitos do seu uso no comportamento comunicativo de três crianças com diagnóstico de autismo e necessidades complexas de comunicação, sendo cada uma acompanhado em um tipo de ambiente: escolar, familiar e terapêutico. Esta investigação adotou um delineamento quase-experimental do tipo A-B (A: linha de base; B: intervenção) onde foram proporcionadas 20 sessões de atendimento a cada um dos participantes. Os resultados revelaram que duas crianças começaram a se expressar verbalmente combinando símbolos concretos e abstratos; e outra potencializou suas habilidades comunicativas para além de gestos simples e vocalizações. O estudo sugere também que o movimento exploratório nesse tipo de recurso pode ser um precursor para o desenvolvimento da linguagem funcional, um exercício de balbucio se comparado a crianças com desenvolvimento neurotípico sem dificuldade em sua comunicação. Conclui-se que o uso do dispositivo é bastante promissor quando pensamos em um recurso que possa apoiar a comunicação de pessoas que apresentem dificuldades nessa área.

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Biografia do Autor

Fabiana Fereira do Nascimento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação (Linha Educação Inclusiva e Processos Educacionais) PROPED/UERJ. Mestre em Ensino da Educação Básica pelo PPGEB-CAP/UERJ (2017). Possui graduação em Pedagogia pela UFRJ (2003). Especialização em Psicopedagogia, Educação Infantil e Educação Especial pela UCAM; e Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ. Atualmente é Pedagoga do Projeto AIPEN - Enfermagem/UERJ e Professora dos anos inicias do Ensino Fundamental do Município de Duque de Caxias/RJ. Possui artigos publicados em revistas cientificas e livro na área de Ensino, Educação, Educação e Saúde, Acessibilidade, Recursos Tecnológicos e Educação Especial (Pedagogia Hospitalar e Autismo).

Mara Monteiro, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF). Fonoaudióloga, Mestre e doutora em Educação. Autora de diversas publicações nas áreas de linguagem, ensino e aprendizagem de pessoas com deficiências e transtornos de aprendizagem ou desenvolvimento, mais especificamente abordando os temas Alfabetização e Letramento, Tecnologia Assistiva, Tecnologias da Comunicação e da Informação, Deficiência intelectual, Transtornos do Espectro do Autismo e Transtornos de aprendizagem.

Catia Crivelenti de Figueiredo Walter, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Fonoaudiologia - USC-Bauru (1985), possui mestrado e doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela UFSCar-PPGEEs (2000 e 2006). Pós doutorado em Educação - projeto em Comunicação em Comunicação Alternativa (PROPED-UERJ). É professora Associada do Departamento de Educação Inclusiva e Continuada e do Programa de Pós Graduação em Educação (PROPED) na linha de pesquisa em Educação Inclusiva e Processos Educacionais. Atualmente é bolsista procientista UERJ (desde 2015) e CIENTISTA DO NOSSO ESTADO FAPERJ (desde 2021).Docente no Curso de Pedagogia presencial e à distância (CEDERJ) da Faculdade de Educação e das Licenciaturas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Líder do grupo de pesquisa CNPq - COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA PARA ALUNOS SEM FALA ARTICULADA e coordenadora do Laboratório de Tecnologia Assistiva/Comunicação Alternativa - LATECA - PROPED-UERJ. Foi professora Visitante na University of Central Florida de janeiro a julho de 2019 com bolsa CAPES (PVE). Atua como pesquisadora e orientadora no grupo de pesquisa em Linguagem e Comunicação Alternativa do ProPEd-UERJ. É fundadora e conselheira do Centro Ann Sullivan do Brasil de Ribeirão Preto e assessora de projetos do Instituto JNG (RJ). Tem experiência na área de fonoaudiologia clínica e Educação Especial, com ênfase em formação acadêmica, docência, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento e avaliação de linguagem, educação especial, Transtorno do Espectro Autista, pessoas com deficiência intelectual, paralisia cerebral, distúrbios de linguagem, técnicas de ensino especializado, PECS-Adaptado, comunicação alternativa e capacitação de familiares e de professores do ensino regular e especial. É membro associado da Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica do INEP. Atualmente é Council Chair da International Society for Augmentative and Alternative Communication - ISAAC (2024-2026) e faz parte do Comitê Cientifico da ISAAC-Brasil, da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial ABPEE) e membro afiliada internacional da American Speech-Language-Hearing Association (ASHA).

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Publicado

2025-09-24

Como Citar

Nascimento, F. F. do, Monteiro, M., & Walter, C. C. de F. (2025). Análise do uso do dispositivo gerador de fala: abrindo caminhos na comunicação de crianças com autismo. Revista Educação Especial, 38(1), e59/1–21. https://doi.org/10.5902/1984686X91014

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