Comunicação alternativa para alunos com Autismo no ensino regular

Cátia Crivelenti de Figueiredo Walter, Leila Regina d'Oliveira de Paula Nunes

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/1984686X9689

O presente artigo descreve uma das etapas de um projeto de Comunicação Alternativa para alunos com autismo no contexto escolar na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Tem como objetivos relatar e discutir as necessidades e os desejos dos professores que atuam nas salas de recursos oferecendo o AEE – Atendimento Educacional Especializado, e que participam do processo de inclusão de alunos com autismo. Os professores receberam um curso de formação teórico-prático sobre o emprego do PECS-Adaptado, um sistema de Comunicação Alternativa que funciona por intercâmbio de figuras e que é especialmente destinado a tal alunado. Os participantes foram questionados ao final do curso sobre suas necessidades e seus anseios relativos à utilização desse recurso em sala de aula na escola regular. Os resultados mostraram que a maioria dos professores apresenta intenção de se comunicar melhor com seus alunos, expressando, contudo, necessidade de suporte de professores especializados e participação ativa de todos os envolvidos no processo de inclusão. Consideraram ainda que a Comunicação Alternativa deve ser introduzida inicialmente na sala de atendimento especializado e, posteriormente, na sala de aula regular.


Palavras-chave


PECS adaptado; Formação de professores; Inclusão.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X9689

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ISSN eletrônico: 1984-686X

DOI10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., limite para publicar a edição 31 março.

Segundo trimestre, abr./jun., limite para publicar a edição 30 junho.

Terceiro trimestre, jul./set., limite para publicar a edição 30 setembro.

Quarto trimestre, out./dez., limite para publicar a edição 31 dezembro.

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