Sofrimento Psíquico e Educação: pistas sobre patologização e resistências em trajetórias de estudantes universitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X89090

Palavras-chave:

Estudantes, Sofrimento Psíquico, Patologização, Resistência

Resumo

Este artigo objetivou visibilizar narrativas de histórias de vida de estudantes em sofrimento psíquico no Ensino Superior. Por meio de entrevistas semiestruturadas, foram analisados os lugares sujeito e de assujeitamento que duas estudantes de licenciatura têm ocupado nos seus respectivos percursos formativos. Além de compreender como a universidade tem construído dispositivos pedagógicos na relação com pessoas em sofrimento psíquico; também foi possível conhecer as estratégias de resistência criadas pelas estudantes a esses dispositivos. Por ser uma questão que ocupa um lugar marginalizado na sociedade, problematizar o sofrimento psíquico na educação é decisivo para se produzir visibilidade às múltiplas formas de aprender, sentir, se manifestar e construir relação com o mundo dos sujeitos frequentem o Ensino Superior. A produção de respostas ético-políticas e pedagógicas sistemáticas que assegurem o direito à saúde mental, à singularidade e à aprendizagem dessa população depende, fundamentalmente, da integração entre as políticas educacionais e de assistência integral.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Christofari, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no Departamento de Estudos Especializados em Educação (EED) do Centro de Ciências da Educação. Pós-doutorado no PPGEDU da UFRGS de 2021-202 com a temática da medicalização da vida e d infância. Coordenou o Grupo de Estudos em Michel Foucault (UFSC). De julho de 2017 a agosto de 2018 atuou como vice-chefe do Departamento EED. Doutora em Educação pelo PPGEdu/UFRGS na área de Educação Especial e Processos Inclusivos (2014). Tese intitulada:Modos de ser e de aprender na escola: medicalização (in)visível?. Mestre pelo programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS (2008). Dissertação intitulada: Avaliação da Aprendizagem e Inclusão Escolar: trajetórias nos Ciclos de Formação. Especialização em Psicopedagogia Institucional e Tecnologias da Informação e Comunicação PPGEDU-UFRGS (2016). Graduação em Pedagogia com ênfase em Séries Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Experiência na área de Educação. Integrante do NEPIE -Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar (Núcleo vinculado ao PPGEDU/UFRGS) e do Grupo de Estudos em Educação Especial ( GEEP) da UFSC.

Rogério Machado Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Psicologia e Doutor em Educação. Coordenador do Núcleo Vida e Cuidado: estudos e pesquisas sobre violências - NUVIC/CED/UFSC e integrante do Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional LAPEE/CFH/UFSC.

 

Ellen Amaral Chaves, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Federal de Santa Catarina, 2021.

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Publicado

2024-12-10

Como Citar

Christofari, A. C., Rosa, R. M., & Chaves, E. A. (2024). Sofrimento Psíquico e Educação: pistas sobre patologização e resistências em trajetórias de estudantes universitárias. Revista Educação Especial, 37(1), e50/1–24. https://doi.org/10.5902/1984686X89090

Edição

Seção

Dossiê: Contextos de transversalidade da Educação Especial no ensino superior com foco na inclusão escolar - Organizadores: Clarissa Haas e Edson Pantaleão