<b>Avaliação da aprendizagem: práticas e alternativas para a inclusão escolar</b>

Autores

  • Ana Carolina Christofari Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul
  • Claudio Roberto Baptista Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X6533

Palavras-chave:

A pprenticeship evaluation, School inclusion, Special education

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X6533

O presente texto tem como objetivo a análise da avaliação da aprendizagem, considerando esta avaliação como um processo com foco na relação pedagógica. Assim, discute-se as implicações que emergem como nexos entre um questionamento relativo à avaliação e a meta de escolarização de todas as crianças no ensino comum, inclusive aquelas com deficiência. Ao longo do texto são abordadas também as singularidades associadas à deficiência e discutida a avaliação da aprendizagem como um processo que deve envolver o grupo-classe, sem diferenciações na lógica avaliativa, ainda que se possa recorrer a procedimentos que indicam certa variabilidade. A temática da avaliação da aprendizagem evoca uma das mais complexas dimensões do currículo escolar e anuncia problematizações de referência atinentes às políticas de inclusão escolar tais como: todos os alunos aprendem? Como construir diferentes estratégias de intervenção pedagógica para um mesmo grupo? Como avaliar considerando as singularidades dos alunos? O presente texto deve ser compreendido como um exercício de reflexão que se constituiu da busca de resgate da historicidade do tema em pauta, da análise da produção acadêmica, de apoio na literatura que vem discutindo os processos de avaliação da aprendizagem, além de acolher indícios do cotidiano das escolas – explícitos em determinadas práticas– para a elaboração da análise. Trata-se, portanto, neste contexto, de discutir uma espécie de redimensionamento, reformulação do conceito de avaliação da aprendizagem buscando possibilidades de interlocução com a perspectiva de uma educação para todos. Concebe-se, assim, a avaliação como processo que deve servir como acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem com o objetivo de construir estratégias de ensino considerando as singularidades dos alunos.

Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem; Inclusão escolar; Educação especial.

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Publicado

2012-11-09

Como Citar

Christofari, A. C., & Baptista, C. R. (2012). <b>Avaliação da aprendizagem: práticas e alternativas para a inclusão escolar</b>. Revista Educação Especial, 25(44), 383–398. https://doi.org/10.5902/1984686X6533

Edição

Seção

Dossiê: Avaliação em Educação Especial